Bem-vindos ao Estudos Bíblicos - Joe McKinney

Estou criando este blog para colocar a disposição dos irmãos alguns dos meus estudos Bíblicos. Sinta-se à vontade para usar, citar ou repassar. Não é necessário me referenciar como autor. Peço apenas que se mudar qualquer coisa, retire meu nome do estudo. Agradeço se me mandar qualquer correção de erro em conteúdo ou gramática. Aceitarei com gratidão qualquer sugestão ou comentário para melhorar os estudos neste blog. Cada estudo terá a data da última revisão. Somos todos eternamente alunos, sempre aprendendo e aperfeiçoando nosso entendimento da Palavra de Deus.

Que Deus abençõe você e sua congregação no estudo da Palavra Sagrada.

10/03/2011

Joe Mckinney email joe.mc@comcast.net
blog endereco http://estudos-jcm.blogspot.com/

Monday, January 10, 2011

VIDA DE CRISTO 10 março 2011

VIDA DE CRISTO 10 março 2011

A VIDA DE CRISTO

O ALVO DESTE ESTUDO:
Nosso alvo é conhecer Jesus Cristo de uma maneira mais profunda e mais pessoal. Queremos ler e estudar sobre a vida dEle, aprender muitos fatos sobre o que Ele fez, lugares por onde Ele passou e palavras que Ele falou. Entretanto, o nosso alvo não é apenas saber os fatos da Sua vida. Infelizmente, muitas pessoas sabem muitas coisas sobre Jesus, mas não O conhecem pessoalmente. Estas não têm a vida eterna. Jesus mesmo afirmou que "a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3). O alvo desta obra é, então, ajudá-lo a conhecer a Jesus de verdade e assim participar e experimentar desta vida eterna.

Ore a Deus dizendo o que Paulo expressou: "Eu quero conhecê-Lo, eu quero conhecer o poder da Sua ressurreição, eu quero participar dos Seus sofrimentos e me tornar como Ele na Sua morte" (Filipenses 3: 10). Conhecer a Jesus significa ter uma experiência viva com Ele e não apenas decorar alguns dados históricos.

Conhecer a Cristo também significa ser semelhante a Ele. Nosso alvo é chegar à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, a perfeita varonilidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4:13). Conhecer a Cristo é ser como Ele é.
                                                                                                   
Finalmente, conhecer a Jesus exige que você O obedeça. Os demônios souberam a identidade de Jesus. Gritaram às multidões que Ele era Filho de Deus, mas realmente não O conheceram, porque se recusaram a obedecê-Lo. "Aquele que diz: eu O conheço, mas não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso" (1 João 2:4). O propósito deste estudo é conhecer Jesus pessoalmente, obedecendo aos Seus ensinos, para nos tornarmos, em tudo, mais e mais semelhantes a Ele.

CONTEÚDO

INTRODUÇÃO
1 - JESUS: O HUMILDE (Mateus 5:3) 
2 - JESUS: O COMPASSIVO (Mateus 5:4) 
 3 - JESUS: O MANSO (Mateus 5:5) 
 4 - JESUS: O JUSTO (Mateus 5:6) 
 5 - JESUS: O MISERICORDIOSO (Mateus 5:7) 
 6 - JESUS: O PURO (Mateus 5:8) 
 7 - JESUS: O PACIFICADOR (Mateus 5:9) 
 8 - JESUS: O FIEL NA PERSEGUIÇÃO (Mateus 5:10) 
 CONCLUSÃO 
 APÊNDICE 1 
 APÊNDICE 2 

MATEUS 5:3-12
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

INTRODUÇÃO

O QUE É A VIDA DE CRISTO?
"E a vida se manifestou, e nós (os apóstolos de Jesus) a temos visto, e dela damos testemunho e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada" (1 João 1:2).

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. (João 1:4).

É fato histórico que um homem, Jesus de Nazaré, viveu há quase 2000 anos. Sabemos onde nasceu, os nomes de Seus familiares e amigos, como morreu e, sim, que nEle estava a vida e Ele mesmo era A VIDA. A vinda de Jesus Cristo era uma demonstração da vida e esta vida é eterna. Com Cristo, "vida" deixou de ser uma teoria abstrata de filosofia. A Vida se manifestou como um carpinteiro que andava, falava, comia, dormia, chorava e amava e cuja ressurreição provou ser verdadeira Sua afirmação que: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim" (João 14:6).

Cristo é vida e vida é Cristo. Se você tem vida eterna, é porque você tem Cristo. Se não tem Cristo, não tem vida. Vida verdadeira, vida eterna, que é a vida de Cristo é muito mais do que mera existência. Há muitas pessoas que existem, porém não têm a vida eterna. Nestas lições vamos analisar a qualidade da vida de Cristo, notando Suas virtudes, atitudes, enfim, o tipo de pessoa que Ele é. Em vista disso, apresentamos o plano de estudo.
PLANO DO ESTUDO:
Em Mateus 5:3-12, lemos as "bem-aventuranças" de Jesus. Realmente, encontramos aqui um belo retrato de como o cristão deve ser. Cada bem-aventurança mostra um atributo e em cada uma sabemos que o melhor exemplo é o próprio Jesus. Se quisermos ser como Jesus, devemos desenvolver este exemplo em nossas vidas. Este estudo, então, será organizado sobre as qualidades que encontramos nas "bem-aventuranças" de Mateus 5: humildade, compaixão, mansidão, justiça, misericórdia, pureza, pacifismo e fidelidade. Queremos aprender o que significa cada qualidade, como as vemos na pessoa de Jesus e terminar com uma aplicação prática e exortação para que participemos desta mesma virtude.

CAPÍTULO 1
JESUS: O HUMILDE (Mateus 5:3)

HUMILDADE: O QUE É?
Uma qualidade impressionante na vida de Cristo é sua humildade. Por que alguém viria de tão alto e desceria para tão baixo só para libertar alguém da destruição certa? Por que O Santo se dobrou para lavar os pés do traidor, do negador e do covarde?

A característica básica dos pensamentos influenciados e controlados por Satanás é o egoísmo, ou seja, o orgulho. Nas escrituras, o orgulho é sempre considerado como pecado. Lemos em Provérbios 6 que "olhos altivos são uma abominação ao Senhor”. Deus promete "deitar por terra as casas dos soberbos” (Provérbios 15:25). Provérbios 21:4 afirma claramente que o olhar altivo e o coração orgulhoso são pecados. Na verdade, Deus resiste aos soberbos (Tiago 4:6). A palavra orgulho significa literalmente "aparecer ou mostrar-se ser melhor, superior" Orgulho é uma maneira errada de olhar para si mesmo no que se refere aos outros. Esta definição torna-se mais clara, fazendo uma comparação entre orgulho e seu oposto, a humildade:

Orgulho: "Tudo eu posso”.
Humildade: "Tudo posso em Cristo que me fortalece."

Orgulho: "Não me diga nada, pois já sei de tudo”.
Humildade: "Obrigado pela orientação e conselho."

Orgulho: "Ó Deus, eu sou uma pessoa tão boa”. Humildade: "Deus, tenha misericórdia de mim, sou pecador”.

Orgulho: "Eu quero ser servido”.
Humildade: "Eu não vim para ser servido mas para servir.

Orgulho: "Veja o que eu fiz”.
Humildade: "Veja o que Deus fez em mim."

Orgulho: "Eu preciso, eu quero, eu mereço”.
Humildade: “Ele precisa, eles querem, você merece”.

Orgulho: critica os outros para desvalorizá-los.
Humildade: elogia os outros para dar-lhes valor.

Orgulho: busca a glória dos outros, mas não a encontra.
Humildade: recebe glória e honra dos outros sem procurar.

Orgulho: procura se exaltar, mas Deus o resiste.
Humildade: humilha-se perante Deus, mas Deus o exalta.

Orgulho: gritou: "Crucifique-o, pois ele é mais popular que eu”.
Humildade: pendurado na cruz pediu: "Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem."

A diferença entre orgulho e humildade é a diferença entre trevas e luz. Quando "a luz" entrou no mundo, nos foi revelado o exemplo perfeito de humildade.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE HUMILDADE:
Jesus Cristo é uma demonstração viva de humildade. Em todo Seu relacionamento com Deus e também com as outras pessoas, Ele provou ser um servo humilde, sem ser pretensioso, sem orgulho, sem egoísmo ou qualquer preconceito.

Em Jesus vemos um homem que Se dava com os miseráveis da Sua época. Ele Se associava com os trabalhadores e pescadores. Ele bebeu do mesmo copo da mulher de raça mista tão desprezada e rejeitada pelas pessoas religiosas. Jesus mostrou Seu espírito humilde quando tocou no corpo imundo do leproso e na língua do mudo. Ele Se preocupava com os homens loucos de quem ninguém mais conseguia aproximar-se. Ele aceitava convites para jantar nas casas de pecadores, publicanos, bem como fariseus e hipócritas.

Jesus não evitava nenhuma classe de gente. Mulheres de má reputação chegaram a Ele sabendo que encontrariam compreensão, perdão, e também a ordem de arrependerem-se do mal. Jesus ficava à vontade na presença dos altos funcionários que não se consideravam dignos que Ele entrasse nas suas casas e também na presença de cegos e mendigos que moravam no pó à beira de qualquer estrada.

Jesus dava do tempo de sua apertada agenda para falar com todos, responder perguntas, tirar dúvidas, usar de misericórdia e mostrar o melhor caminho. Ele visitava as casas do povo, os cultos religiosos de outros líderes, assistia casamentos, pescava com amigos, falava com crianças no Seu colo. Ele sempre parava no caminho para atender um chamado de ajuda.

Embora tivesse toda a razão para se exaltar e se glorificar (Ele era Filho de Deus e sabia disso), Jesus sempre insistiu que foi Seu Pai que fez tudo. Em Jesus podemos ver todas as atitudes associadas com uma pessoa pobre de espírito: humildade, submissão, serviço, fé e amor.

Alguns exemplos de Sua humildade são:

1. SEU NASCIMENTO (Filipenses 2:5; Lucas 2) - Não foi por acaso que Jesus nasceu naquele lugar deitado numa manjedoura. Jesus "sendo rico Se fez pobre por amor de nós para que pela Sua pobreza nos tornássemos ricos" (2 Coríntios 8:9).  Ele não nasceu num hospital moderno e deitado num lençol de seda numa cama de mármore, como teria sido de se esperar pela glória, honra, poder e riqueza que Ele tinha, antes de entrar neste mundo como um ser humano. Quem já ouviu falar do dono de uma companhia multinacional que deixou toda sua riqueza, conforto e honra para viver entre os desprezados da sociedade, porque ele se compadeceu e os quis ajudar? Se você puder imaginar isso, então multiplique o que foi imaginado por 1000 e você vai começar a compreender o amor e a humildade de Jesus Cristo.

2. SUA DEPENDÊNCIA DE DEUS - Talvez nada esteja mais longe do alvo de um homem do que ficar dependente de outra pessoa. Todos querem ser independentes. "Eu posso cuidar de mim mesmo" é ouvido quase que diariamente. Mas estamos vendo como humildade é o consentimento (deixar Deus ser tudo, rendendo-se a Ele e à Sua vontade). Em Jesus vemos perfeitamente esta dependência voluntária. Escute as próprias palavras do Senhor no livro de João:

5:19 - "O Filho nada pode fazer, senão aquilo que vir fazer o Pai.
5:30 - "Eu nada posso fazer de Mim mesmo... Eu não procuro Minha própria vontade, e sim, a dAquele que Me enviou. "
5:41 - "Eu não aceito a glória que vem dos homens."
6:38 - "Eu desci dos céus não para fazer a Minha vontade e sim a do Meu Pai."
7:16,17 - "Eu falo a doutrina de Deus e não por Mim mesmo."
8:28 - "Nada faço por Mim mesmo, mas como o Pai Me ensinou."
8:42 - "Não vim de modo próprio mas como Deus Me enviou."
8:50 - "Eu não procuro a Minha própria glória.
24: 10 - "As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo, mas o Pai que permanece em Mim faz as Suas obras."
14:24 - “A palavra que estais ouvindo não é Minha, mas do Pai que Me enviou."

Jesus deu ao Pai toda a honra e glória. Foi assim que Deus conseguiu na vida de Jesus a redenção da raça humana. Cristo Se tornou nada para que Deus pudesse ser tudo. Ele Se submeteu totalmente às palavras, obras e vontade do Pai. Por isso Deus pode conseguir, pela vida de Jesus, a redenção da raça humana.

A vida de Cristo é a vida de auto-renúncia, total submissão e completa dependência de Deus. Em tudo isso, Jesus não perdeu nada, porque o Pai O exaltou acima de todo nome no céu e na terra. Agora, ao nome de Jesus, o humilde, todo joelho deve dobrar-se e toda língua confessar que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus Pai (Filipenses 2:11).

3. SEU SERVIÇO AOS HOMENS - (Lucas 22:27; João 13:5-14) Porque Cristo Se humilhou perante Deus, também conseguiu Se humilhar perante os homens. Jesus era servo de todos. Ele, que era Senhor de todos, naquela noite, pegou a toalha e a jarra e, Se ajoelhando perante homens indignos, começou a fazer o serviço de um servo humilde. Jesus lavou os pés sujos do amigo que o trairia naquela mesma noite. Ele lavou os pés sujos do discípulo que dentro de 12 horas diria três vezes "Eu não sou d’Ele ... não O conheço". Jesus lavou os pés sujos dos irmãos que acabavam de discutir entre si, qual dentre eles seria o maior no reino dos céus. Que exemplo Ele nos deixou! Quem se acha alto demais para se ajoelhar perante os indignos do mundo, para se sujar com a sujeira deles, é em nada semelhante ao Filho de Deus!

4. SEU MODO DE VIVER - (Mateus 21:1-11) Jesus levou uma vida simples. Ele não vivia em palácios. Uma vez, Ele desencorajou um que queria segui-lo por motivos errados dizendo: "As raposas tem seus covis, as aves do céu os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar Sua cabeça" (Mateus 8:20). A simplicidade e humildade dEle se tornam mais extraordinárias quando lembramos que foi Ele quem criou o universo. Por direito de criação e por herança, tudo pertence a Ele, mas quando Jesus entrou em Jerusalém para ser coroado como Rei dos judeus e como o Messias que ia salvar o povo, escolheu entrar montado em um jumentinho, cria de animal de carga (Mateus 21:1-5).

Que diferença entre os valores de Jesus e os dos outros "grandes" do mundo. A história diz que quando Alexandre o Grande entrou na Índia, houve uma procissão imensa. Primeiro, um homem espalhando flores, em seguida 200 elefantes pintados, 200 cavaleiros montados em cavalos, olhando para trás, para o carro de Alexandre que vinha puxado por 40 cavalos pretos com 200 leões ao redor. Ele, sentado num trono de ouro, em um carro de marfim, afirmando "eu sou o senhor do universo que já conquistou o mundo e agora vou conquistar as estrelas”. Este Alexandre o Grande morreu aos 33 anos e hoje não é dono de nada. Mas o Rei humilde que entrou na cidade sentado num jumento é ainda dono de tudo. O caminho humilde de um servo despretensioso O levou à glória

APLICAÇÃO PESSOAL:
A prova de nossa humildade perante Deus é como vivemos perante os homens. É fácil dizer que amamos a Deus, que não vemos. Mas, o amor verdadeiro se mostra no amor para o próximo e com humildade. Como você sabe que Cristo vive em você? Será que você participa do mesmo caráter dEle? Para você saber se é uma pessoa humilde, é necessário observar sua vida no dia a dia.

Você vive dando honra e preferência aos outros? (Romanos 12:16)
Você é sábio aos seus próprios olhos? (Romanos 12:16)
Você ama de coração sem se ensoberbecer e sem procurar seus próprios interesses?
(1 Coríntios 13:4, 5)
Você serve aos outros por amor? (Gálatas 5:13)
Você suporta os outros em amor com toda longanimidade? (Efésios 5:21)
Você considera os outros superiores a si mesmo? (Filipenses 2:3)
Você perdoa os outros como Jesus o perdoou? (Colossenses 3:13)

Como é ser humilde? A resposta está no seu tratamento às pessoas. Somente quando nos considerarmos como nada em relação a Deus, vamos poder considerar como superiores os que têm menos conhecimento, talentos, sabedoria e santidade. Adote o espírito de Cristo que não Se engrandeceu e não buscou Sua própria glória. Se este não é seu espírito, faça os seguintes exercícios para crescer em humildade:

1. Reflita mais no exemplo de Cristo e na beleza da Sua humildade e tratamento aos outros.
2. Reflita mais em sua dependência de Deus. Por si próprio você não pode nem respirar. Ele dá tudo para nos sustentar.
3. Reflita mais nos seus pecados, o quanto você tem feito de mal, o quanto você carece da glória de Deus. Quantas vezes você teve oportunidade para fazer o bem e não o fez?
4. Reflita mais na cruz do Calvário e no preço que Cristo pagou pelos seus pecados.
5. Coloque Deus no trono do seu coração, tomando a decisão firme de submeter a Ele a sua vontade, suas ações e sua vida.
6. Ore a Deus pedindo que Ele o transforme.
7. Comece a praticar as coisas que a humildade exige. Se não conseguir controlar seus sentimentos, poderá controlar suas ações, confiando em Deus para que lhe dê os sentimentos corretos. Então se submeta a Deus e às outras pessoas, buscando o bem e o interesse delas em vez de seus próprios interesses.

AUTO-EXAME: Responda a estas perguntas para medir sua humildade:
1. Você se considera superior às outras pessoas?
2. Você acha que ainda precisa ler e estudar a Bíblia para entender melhor a vontade de Deus para sua vida?
3. Você pede a ajuda de Deus diariamente para enfrentar as provações da vida?
4. Você se sente abusado quando alguém manda você fazer alguma coisa?
5. Você realmente está consciente de que tudo que você tem pertence a Deus?
6. Você cedeu esta semana à vontade, opinião ou preferência de outra pessoa?
7. Você se sente bem quando serve uma pessoa mais pobre, menos educada, ou de uma classe social inferior a sua?
8. Quando acontece um desentendimento com outra pessoa, você acha difícil ir até ela e pedir desculpas?
9. Você machucou alguém com suas palavras esta semana?
10. Você se sente mal quando faz uma boa obra, mas ninguém vê ou ninguém reconhece?


CAPÍTULO 2
JESUS: O COMPASSIVO (Mateus 5:4)

COMPAIXÃO: O QUE E?
Algumas pessoas dizem que Jesus era um revolucionário. Dizem também que Ele era radical. Eles têm razão! Na verdade Ele não procurou derrubar qualquer governo. Ele não Se envolveu com política, não fez greves, nunca pegou armas para lutar contra as autoridades. Ao contrário, Jesus sempre ensinou submissão às autoridades, mas o que Ele ensinou e o movimento que Ele iniciou eram tão diferentes do que já existia, que a sociedade O rejeitou e O crucificou.

Quando Jesus proferiu Seu sermão no monte, a religião predominante era o judaísmo e o poder político e militar estava nas mãos do império romano. Veja como as palavras de Jesus se chocaram com as idéias destes grupos:

Os líderes religiosos dos judeus eram os fariseus, um grupo conhecido por seu orgulho. Lembre-se da oração do fariseu: "Senhor, agradeço porque não sou como este publicano pecador". Os soldados romanos se orgulhavam por terem dominado o mundo pela força. Então, aí vem este filho de carpinteiro dizendo, "felizes são os humildes de espírito". Radical, não é?

Os fariseus eram "os separados", Eles se achavam tão superiores aos outros que nem sequer tocavam num pecador. Mas Jesus, o amigo dos pecadores, chegou dizendo, "felizes são os que choram" isto é, os compassivos, os sensíveis, os contritos, os que se tocam com a situação triste das pessoas.

O império romano vivia pela regra de "que a força dá o direito e a língua que fala mais alto é a espada". Nosso Jesus ensinou que felizes são os mansos.

Os fariseus roubavam as casas das viúvas e por fingimento faziam longas orações, mas Jesus disse "feliz é aquele que tem fome e sede de justiça”.

Os fariseus anunciavam com trombetas antes de dar esmolas, oravam nas praças e ruas para serem vistos pelos homens, mas Jesus chegou dizendo, "felizes são os puros, os sinceros, de coração”.

O império romano vivia para batalhas, conquistas e destruição. Jesus, porém, ensinou: "Felizes são os pacificadores".

Você pode imaginar a reação das pessoas na sociedade daqueles dias? Seria como um homem que comentou sobre o ensino de Jesus: "oferecer a outra face". Ele disse: "Não funciona mais. Se agir assim vai sair perdendo". Alguns acham que a teoria é bonita, mas na prática não dá. Lembre-se que Jesus não só falou, Ele também praticou. Os fariseus e o império romano desapareceram, mas Jesus ainda vive. Ele vive não somente nos Seus ensinos e nos Seus discípulos, mas Ele ressuscitou dentre os mortos e o reino que Ele veio estabelecer foi mesmo estabelecido e milhões entraram nele e ainda estão entrando.

Em Mateus 5:4, Jesus disse que os que choram são bem-aventurados porque serão consolados. Esta idéia entra em choque com a cultura que ensina que chorar não é coisa para homem. Ouvimos a sociedade dizendo aos jovens: "Não olhe para trás, aproveite a vida, divirta-se, só se vive uma vez, faça tudo que quiser, ser contrito ou ter remorso é estupidez". Mas Jesus ainda proclama que os que choram são felizes.

Não há virtude em chorar por chorar. Jesus não está promovendo pessimismo, pena de si, orgulho ferido, ambição frustrada, nem dor ou sofrimento. Jesus não está dizendo: "Feliz é a criança mimada que chora quando não recebe o que ela quer". Ele não está dizendo: "Feliz o criminoso que lamenta o fato de ser preso". Não é isto. A pessoa compassiva, contrita e sensível é a pessoa com o coração que é tocado com as aflições dos outros ou com seus próprios pecados. Esta pessoa será feliz porque Deus a consolará.

Uma rosa tem um cheiro bem doce, mas quebre uma pétala e veja o que acontece. Vai ver que cada pétala tem dentro de si um tesouro de perfume que era destinado a morrer na flor. Assim é a pessoa com coração fechado, insensível, nunca machucado, que só vive para si mesmo. Ela não vai descobrir o tesouro dentro do seu coração. Esse tesouro só se libertará quando o coração for quebrantado, sensível, contrito, compassivo. De fato, felizes são os que choram.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE COMPAIXÃO:
Ao ler o Evangelho, ficamos impressionados com a compaixão de Jesus. Ele nunca deixou de Se tocar com as tristezas e condições desesperadas dos outros. Um leproso chegou a Ele, rogando-lhe de joelhos: "se quiseres, podes purificar-me" (Marcos 1:40). Leprosos não eram nada agradáveis em aparência. Pela lei da época, eles eram excluídos da comunidade e não podiam aproximar-se das pessoas. Mas houve alguma coisa que Jesus transmitiu que fez os miseráveis, rejeitados peia sociedade, saberem que podiam aproximar-se dEle. Jesus os atraiu, então não é de se estranhar que ao receber este pedido do leproso, Jesus ficasse "profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o, e disse-lhe: fique limpo". Assim era o exemplo de Jesus.

Este exemplo se repetia continuamente durante Sua vida. Na cidade de Naim, Ele viu o enterro do filho Único de uma viúva. "Vendo-a, o Senhor Se compadeceu dela e lhe disse - Não chores" (Lucas 7:13). Movido pela compaixão, Jesus ressuscitou o filho dela.

Saindo de Jericó, algum tempo depois, Jesus, vendo dois cegos, "tocou-lhes os olhos e imediatamente recuperaram a vista" (Mateus 20:34).

O Evangelho não nos diz que Jesus chorou ao ouvir que Lázaro tinha morrido, porém, quando Ele chegou a Betânia e viu Maria e os amigos de Lázaro chorando, "agitou-Se no espírito e comoveu-Se". E a Bíblia diz simplesmente num versículo pequeno: "Jesus chorou" (João 11:33, 35). A tristeza dos outros atingiu o coração compassivo de Jesus.

Jesus, como o Verbo (João 1:1), criou o universo e colocou tudo em ordem. Hoje Jesus ainda sustenta todas as coisas (Colossenses 1:16, 17). Poderoso, com toda autoridade, divino, mas compassivo e sensível às dores e tristezas dos seres humanos; este é Jesus! Quando conseguirmos ver com os olhos do coração o Criador condoído, chorando, então conheceremos um pouco mais a vida de Cristo. Nunca mais deixaremos alguém dizer que chorar não é para homens.

Mas Jesus não chorou apenas por causa de doença, fome e morte. A tristeza da Sua alma era maior diante das situações espirituais das pessoas.  Mateus 9:35-36 mostra Jesus compadecido da multidão que era como ovelha sem pastor, pessoas perdidas, vagando sem direção, sem saber o que buscavam, nem para onde iam. Alguém podia dizer com razão: "O problema é deles. Cada um escolhe seu destino". Mas Jesus não os ignorava. Ele foi tocado com a sua situação espiritual. Foi por isso que Ele veio.

Lemos em Lucas 19:14-44, que Jesus, ao aproximar-Se de Sua cidade amada, Jerusalém, também chorou. Nesta ocasião, estava olhando para o futuro do povo e este futuro era negro. Os judeus rejeitaram a Jesus, recusaram-se arrepender dos seus pecados e por isso iam sofrer um castigo terrível. Exércitos inimigos cercariam a cidade e a destruiria. Todos os habitantes seriam mortos ou vendidos como escravos para outros países. O glorioso templo, centro e símbolo do privilégio e presença de Deus no meio deles, seria totalmente destruído, sem uma pedra acima de outra pedra. Tudo isso aconteceu 40 anos mais tarde (Mateus 24). Jesus amava Seu povo e chorou em pensar no destino dos rebeldes e desobedientes.

Interessante é que esta cena ocorreu uma semana antes da Sua crucificação. Mas Ele não chorou por Si mesmo. Suas lágrimas não caíram por causa dos Seus sofrimentos iminentes, mas pelo sofrimento daqueles que Ele amava. Jesus era compassivo para com os pecadores. Jesus tem compaixão por você hoje, seja por causa da sua solidão, dor, tristeza ou seu estado pecaminoso. Ele pode lhe salvar. Ele quer lhe salvar. Ele morreu para lhe salvar.

"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e será para sempre" (Hebreus 13:8). Ele não mudou nem mudará. Com a mesma compaixão com que Se compadeceu das aflições daquelas pessoas, Ele hoje em dia pode "compadecer-Se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). Jesus Se compadece de você hoje em dia nas suas aflições e quer que você seja compassivo assim para com os outros. Jesus é nosso exemplo perfeito de uma pessoa compassiva e sensível.

APLICAÇÃO PESSOAL:
Vamos notar três áreas em que devemos ser sensíveis. Em primeiro lugar, devemos lamentar e chorar sendo sensíveis aos sofrimentos dos outros. Algumas pessoas choram quando se quebra um copo ou prato, mas não ficam comovidas quando a vida de um ser humano se quebra. Isso não é certo! Devemos reconhecer o valor infinito das pessoas e nosso coração deve ser tocado pelos seus sofrimentos. Você deve ser ligado às pessoas e não às coisas. Procure ver a mão de Deus em tudo e em todos, seja no rosto de uma criança, seja na beleza de um sorriso, seja nas palavras agradáveis de um amigo ou em um sacrifício de amor. Jesus era assim. Como Jesus, em todo lugar por onde você andar, vendo a situação das pessoas, ouvindo o gemido dos indivíduos, tenha compaixão e pare para ajudar, encorajar, lamentar, consolar etc. Assim você será como Jesus e será bem aventurado.

Também, em segundo lugar, devemos chorar e lamentar por causa dos pecados dos outros. Não faz sentido ficar comovido com os sofrimentos físicos dos outros mas ignorar os pecados que os levam para a morte eterna. No final das contas, quando morrermos e comparecermos perante o Juiz das almas para prestar contas da vida, não vai ser de grande importância se morremos de barriga cheia ou vazia. Devemos chorar quando virmos um irmão da igreja voltar para o mundo e decidir viver no pecado. (Veja 1 Coríntios 5:1-2). Devemos chorar com os pecados da sociedade. O mal vencerá se homens bons não fizerem nada. Temos que evangelizar os perdidos e não ficar de braços cruzados diante de tanta prostituição, pornografia, bebedice e corrupção. Cada dia o número de jovens viciados em tóxicos aumenta. Pode alguém dizer que tem compaixão deles se não faz nada para ajudá-los? Os cristãos precisam amar o bem, mas também devem odiar o mal que destrói a vida e a alma das pessoas.

Em terceiro lugar devemos chorar por causa dos nossos próprios pecados. Nisto não podemos seguir o exemplo de Jesus, porque Ele, embora sido tentado pelo diabo, sempre resistiu. Mas temos no Seu ensino que, antes de olharmos para os erros dos outros, devemos primeiro olhar para dentro de nós mesmos. Os fariseus condenavam o pecado nos outros, mas ignoravam seus próprios defeitos. Devemos nos examinar, devemos sentir remorso, ter coração quebrantado e um espírito contrito que nos motive ao arrependimento. (Salmo 51:17).

"Chegai-vos a Deus e Ele Se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores, e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará" (Tiago 4:9-10). Como o povo no dia de Pentecoste, ouvindo de Pedro que eles tinham crucificado o próprio Filho de Deus, "compungiram-se-lhes o coração e perguntaram-lhe: “Que faremos irmãos?”(Atos 2:37). Seja sensível à sua própria condição espiritual.

AUTO-EXAME: Responda a estas perguntas para medir sua compaixão:
1. Você acha que Deus ficará triste se você pecar?
2. Você já implorou a um amigo: "Por favor, deixe o seu pecado?"
3. Você já falou do Evangelho a uma pessoa que não é cristã?
4. Você acha engraçado um bêbado cair na rua?
5. Você gosta de escutar fofoca?
6. Hoje você é menos sensível a algo que considerava ofensivo no passado?
7. Você gosta de assistir programas na televisão que exaltam a violência, a imoralidade e a linguagem indecente?
8. Você se toca com a situação dos mendigos, cegos, aleijados da sociedade?
9. Você está contente sabendo que os malvados do mundo vão receber o que merecem?
10. Você se sente mal quando cai em tentação, fazendo uma coisa que não agrada a Deus?

CAPÍTULO 3
JESUS: O MANSO (Mateus 5:5)

MANSIDÃO: O QUE E?
Muitas vezes ouvimos dizer que o cristão deve ser diferente das pessoas do mundo. Isto é certo. A diferença que Cristo faz em nossas vidas deve ser notada. Mas não de forma que aquele que crê em Cristo ande de gravata e paletó, ou que a mulher cristã use somente roupa feita em casa ou tenha seu cabelo penteado de certa maneira. Estas coisas são exteriores, superficiais. Jesus disse que a diferença entre o Seu seguidor e a pessoa do mundo é o seu interior, seu caráter. O que o mundo deve ver em quem crê em Cristo é exatamente a expressão das qualidades interiores e espirituais: humildade, compaixão, mansidão, justiça, misericórdia, pureza e pacifismo. Quando começarmos a mostrar estes atributos, o mundo vai notar, o Senhor será glorificado e mais pessoas serão atraídas para o caminho.

Uma destas características menos procurada é a mansidão. Alguém já disse: "Se todos os atributos de Deus fossem oferecidos em leilão, o último a ser vendido seria a mansidão". Poucas pessoas a entendem e poucas valorizam este atributo que é tão característico do Senhor Jesus.

"Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra," disse Jesus em Mateus 5:5. O que quer dizer ser manso? Pelo dicionário, ser manso é ter um temperamento brando e ser pacífico, sereno, sossegado. O manso é aquele que não faz barulho e é controlado.
Ser manso não é ser fraco. Um cavalo antes de ser domado é forte, mas sendo fera é inútil ao homem. Depois de ser domado não perde nenhuma força. Somente torna-se manso, ou controlado e útil. Uma boa definição de mansidão é força sob controle.

Roma conquistou o mundo pelo poder da força e da violência, mas os cristãos conquistaram o império romano pela mansidão do Espírito de Deus. Nero se agitava na sua cama à noite no palácio, enquanto os cristãos dormiam tranqüilamente nas suas cadeias. Eles encontraram a vitória na redenção e sua coragem era resultado da sua convicção. Ganharam paciência nos sofrimentos. Estes cristãos primitivos adquiriram força espiritual, fundada na verdade, temperada na perseguição, o que refletia a imagem da natureza de Jesus Cristo. Vamos examinar este atributo tão essencial à vida cristã: mansidão.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE MANSIDÃO:
Jesus é o melhor exemplo de mansidão. Ele não era fraco, mas forte. Lembre-se do que aconteceu com Ele. Foi preso, açoitado, espancado pelos soldados que zombaram dEle. O povo que Ele veio salvar estava gritando: "César é nosso rei. Crucifique-O!" Foi pregado na cruz pelas mãos e pés, sofrendo dor cruel, e o povo ainda O desafiava dizendo "Se és Filho de Deus, desce da cruz".

Esta era a cena. Agora pense no que Jesus podia ter feito. Aquele que controlou as tempestades, andou em cima das águas e multiplicou os pães, podia ter chamado 10.000 anjos para destruir o mundo e livrá-lo dos sofrimentos. Jesus com uma palavra podia ter acabado com todo aquele povo malvado, mas Ele era manso e humilde de coração, "o Qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou na Sua boca... Ele, quando ultrajado não revidava com ultraje, quando maltratado não fazia ameaças, mas entregava-Se Àquele que julga retamente" (1 Pedro 2:22, 23). Em vez de gritar ameaças, em vez de usar Seus direitos e poderes para destruir os zombadores, Ele pediu "Pai, perdoai-os, porque não sabem o que estão fazendo." Isto é mansidão: força sob controle, sossego no meio da provação, tranqüilidade da alma, mesmo em circunstâncias difíceis.

A mansidão do Messias era assunto de profecias bíblicas no Velho Testamento. Leia Isaías 42:1-4 ou Mateus 12:15-21 e veja as características desta pessoa que Deus sustinha e em quem Sua alma se comprazia. Ele não clamava e nem gritava nas praças. Ele não agredia as pessoas nem gritava com rosto vermelho de ira para convencer o incrédulo dos seus erros. Jesus, conforme esta profecia, "não esmagou a cana quebrada nem apagou a torcida que fumegava".

Vamos explicar isso: naqueles dias a cana era usada como régua ou cajado. Se quebrasse, ela não serviria mais para nada. Esta cana quebrada representa a pessoa fraca. Mas como foi que Jesus olhou as pessoas fracas e quebrantadas? Ele não as desprezou. Jesus, entre os desprezados e rejeitados da sociedade, mostrou paciência e simpatia. Jesus Se identificou com os fracos, levantando-os para a vida mais alta. Ele não jogou fora o fraco e rejeitado da sociedade. Ele os tratava com delicadeza. Ele era manso.

De modo semelhante, Jesus não apagou a torcida que fumegava. Quando apagava o pavio de uma vela ou de uma lâmpada de óleo, começava a fumegar. Esta fumaça só incomodava as pessoas, então era fácil apertar um pouco a torcida e acabar com a fumaça. A torcida fumegante representa uma pessoa irritante. Como Jesus fez com tais pessoas? Ele agüentava as pessoas irritantes e incômodas. Ele cuidava delas ao invés de acabar com elas num instante. De novo, Jesus não pisava nos fracos, nos chatos, nos imaturos.

Jesus não promoveu fraqueza, mas tolerância, e assim ajudou os fracos a tornarem-se fortes. Ele não os sobrecarregou com fardos pesados demais. Ele sempre chamou as pessoas para serem de bom comportamento e caráter. Mas ao mesmo tempo compreendia e suportava as tolices e imaturidade dos fracos. Jesus está a favor dos fracos. Ele nunca deixou de ser manso.

Jesus não deixou de ser manso quando com força expulsou os cambistas e vendedores do templo. Ele não perdeu o controle, mas sabia exatamente o que fazia. Jesus não deixou de ser manso quando disse: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, serpentes, raças de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?" E Jesus não deixará de ser manso quando do céu "Se manifestar com os anjos do Seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao Evangelho" (2 Tessalonicenses 1:7, 8). Ser manso não quer dizer que não se deve lutar contra a maldade, repreender o pecador ou procurar corrigir a injustiça. Ser manso é ser sempre controlado, sossegado. É força sob controle. Às vezes é preciso usar nossa força. Temos que agir, falar, resistir, mas sempre de maneira correta: bem controlado.

APLICAÇÃO PESSOAL:
A mansidão está na lista dos atributos que o Espírito produz na vida do cristão (Gálatas 5:23). Quer dizer que quando o Espírito de Deus está controlando nossa vida, não vamos desejar retribuir mal com mal para aquela pessoa que nos provoca. Quando criticados, ou até acusados falsamente, não vamos explodir de ira. Quando maltratados, podemos até perdoar a quem nos ofendeu. Isso é mansidão.

Ser manso não significa que devemos ceder a todo desejo mau ou injusto dos outros. Doutrina falsa tem que ser corrigida. O pecado tem que ser rejeitado. A injustiça e a opressão têm que ser combatidas, mas sempre de maneira controlada. Nossa luta contra o mal tem que ser sem amargura, sem desequilíbrio.

Devemos tratar as pessoas com respeito (Tito 3:1, 2). Devemos corrigir os irmãos com muito cuidado e delicadeza. Sendo pessoas mansas, podemos olhar para pessoas como se fossem pacotes com placas de transporte escritas assim: "FRÁGIL, TRATE COM CUIDADO". Os seres humanos são frágeis. Vamos ter muito cuidado para não os machucar com nossas palavras de ressentimento ou com tratamento grosseiro. Vamos tratar as pessoas com muita delicadeza, especialmente aqueles que estão longe de Deus.

O Novo Testamento fala especialmente para as mulheres a respeito de mansidão. Nossa sociedade, através das propagandas, filmes, revistas e livros, está enganando muitas mulheres. Elas estão ouvindo em todo canto que para serem populares e atraentes, têm que ser "sexy” e sensual. Dizem que a beleza da mulher é o resultado das características físicas. Um pouco de botox nos lábios, um nariz mais fino ou seios maiores fazem com que sejam bonitas.  Mas isso é uma grande mentira de Satanás. O Novo Testamento enfatiza que são as qualidades interiores que fazem uma mulher atraente e bonita. 1 Pedro 3:4 diz que a beleza de uma mulher cristã “esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

Não é pecado ser bonita, é claro. De fato, Deus criou a mulher no início para ser atraente e agradável ao homem. Deus não condena a mulher que se faz bonita exteriormente. Não há virtude em ser feia nem em se vestir de maneira feia, mas existe algo muito mais importante e básico que atrai e impressiona o homem. É a pureza, a reverência, é um espírito manso e tranqüilo da mulher que tem poder para influenciar o marido para o bem. Com o passar dos anos o corpo físico fica fora de forma e o rosto ganha mais rugas, mas o espírito manso torna a mulher mais e mais atraente.

AUTO-EXAME: Responda estas perguntas para medir sua mansidão:
1. Você grita com seus familiares ou colegas?
2. Quando acusado falsamente, você se defende com veemência?
3. Você insiste em ter a última palavra numa discussão?
4. Seus colegas ficariam assustados se você ficasse irado com alguém?
5. Você tem a reputação de uma pessoa que fica calma no meio da tempestade?
6. Você procura escolher as palavras para não magoar as pessoas?
7. Você quer se vingar da pessoa que lhe fez mal?
8. Você quer brigar com alguém que fura a fila e entra na sua frente?
9. Quando você repreende um amigo, ele sai do encontro machucado ou com raiva?
10. Você consegue ser brando e submisso, mesmo quando está lutando contra uma injustiça?

CAPÍTULO 4
JESUS: O JUSTO (Mateus 5:6)

JUSTIÇA: O QUE É?
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos" (Mateus 5:6). A verdade cristã é que o homem precisa mais do que comida e bebida para sustentar a sua vida. Ele precisa de alimentação espiritual para sua alma. Foi por isso que Jesus disse: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4). Também disse: "Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará" (João 6:27).

O homem não é apenas um mero animal com necessidades físicas. Somos criaturas de Deus, feitas à Sua imagem e semelhança, com desejos espirituais, emocionais e sociais, bem como físicos. Precisamos ter comunhão intima com Jesus Cristo.

Mateus 5:6 nos faz pensar dos flagelados do sertão quando a reportagem da TV mostra homens e mulheres saindo de casa e andando 10 ou 15 km para trabalhar em situação de emergência, sem tomar café de manhã e com pouca água. Trabalhavam no calor opressivo do sol o dia todo, voltando para uma casa cheia de crianças famintas. Eu acho que a maioria de nós não sabe o que é ter fome e sede como eles. Que felicidade para o sertanejo é ter comida e bebida à vontade.

Na verdade, as pessoas estão buscando algo na vida que satisfaça os seus desejos e suas necessidades. Elas têm fome e sede, mas não somente de pão e água. Elas desejam coisas, bens materiais, bons relacionamentos, sentido na vida e paz. Elas desejam felicidade. Mas há uma fome importante que Deus valoriza e abençoa acima destas coisas. É a fome e sede de justiça. Note bem o que Jesus não disse. Ele não disse que os que buscam felicidade serão felizes. Ele disse que os que buscam justiça serão abençoados. Buscando Deus e Sua vontade, querendo pensar e agir corretamente, este é o caminho que nos leva às bênçãos de Deus.

Muitas vezes as pessoas têm fome e sede, mas procuram satisfazer esta fome incorretamente. Uma criança chega do colégio com fome e busca doces, mas quando chega a hora do almoço não quer mais comer. Assim também, muitas pessoas procuram satisfazer os seus desejos buscando coisas materiais como álcool, drogas, sexo, divertimentos diversos e prazeres não espirituais, e como resultado, não encontram felicidade. Jesus nos mostra o caminho verdadeiro para a satisfação e felicidade real na vida. Feliz é a pessoa justa.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE JUSTIÇA

Mil anos antes de ele nascer, foi profetizado acerca de Jesus: “Tu amarás a justiça e odiará a iniqüidade.” (Salmos 45:7). Na Sua vida na terra, Ele sempre dava o melhor exemplo de justiça. Vemos isto na maneira como Jesus tratava as pessoas com eqüidade, fazia o que era certo, julgava o malvado e defendia o inocente.   

Jesus, por ser justo sempre, fez a vontade do Pai, o que Deus quis. Até o ladrão na cruz teve de confessar: "Nós na verdade sofremos com justiça porque recebemos o que é merecido, mas este nenhum mal fez" (Lucas 23:41). Jesus podia desafiar Seus inimigos: "Quem dentre vós Me condena de pecado?" (João 8:46). Por ser justo, Jesus afirmou que Satanás "nada tem em Mim" (João 14:30). Por ser justo, Jesus sempre fez o que era certo diante de Deus. Jesus demonstrou Sua justiça quando expulsou os vendedores do templo. Sua retidão não permitia que as pessoas fizessem da casa de Deus um covil de salteadores (Mateus 21:13). Em tudo que falou e em tudo que fez, Jesus nos deu o exemplo de pessoa justa.

Jesus jamais abandonou a verdade por causa das tradições humanas que impediam a ajuda aos necessitados (Mateus 12:1-2). Ele nunca rejeitou uma pessoa por causa das coisas ruins do passado dela (Mateus 9:13). Ele deu honra aos colegas (Mateus 11:7-19). Ele compartilhou a verdade (Mateus 13).

Jesus é nosso exemplo de maturidade (Efésios 4:15). Ele é a fonte de nossa força e fruto (João 15:1-5). Como Ele, temos que desejar a comunhão da família de Deus (Hebreus 10:23-27), nos alimentando na palavra de Deus (2 Timóteo 3:16, 17), compartilhando com os outros os nossos bens (2 Coríntios 9:7-10). Temos que obedecer a Deus em vez de homens (Atos 4:19). Esta é a vida de justiça que Jesus nos revelou.

A justiça de Jesus também é vista no Seu papel de Juiz. Foi profetizado que Ele “julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara da Sua boca, e com o sopro dos Seus lábios matará os perversos. A justiça será o cinto dos Seus lombos e a felicidade o cinto dos Seus rins” (Isaías 11:4-5). Na verdade, “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17). Porém, “Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de Jesus” (Atos 17:31). Quando Jesus voltar, Ele vai dividir os cordeiros dos cabritos (Mateus 25:33), “porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10). A justiça de Jesus, como juiz, incluirá a retribuição pelo mal. Jesus ama o que é certo, mas odeia o que é errado.

APLICAÇÃO PESSOAL:
Jesus enfatizou tanto a absoluta necessidade de justiça em nossas vidas que Ele disse: "Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" (Mateus 5:20). Em seguida, Ele começou a explicar como praticar esta justiça. Veja as coisas que Ele destacou no sermão do monte (Mateus 5,6 e 7) que estão envolvidas na vida de justiça:

1. Ser misericordioso (5:7)
2. Ser puro (5:9)
3. Promover a paz (5:9)
4. Iluminar o mundo (5:14)
5. Controlar a ira (5:21, 22)
6. Controlar as paixões (5:27, 28)
7. Ser fiel no casamento (5:31, 32)
8. Ser honesto (5:33-34)
9. Considerar o bem-estar dos outros (5:38-42)
10. Amar os inimigos (5:43-48)
11. Servir a Deus por motivos puros (6:1-18)
12. Perdoar os outros (6:14, 15)
13. Não ser materialista (6:19-24)
14. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar (6:25-34)
15. Não ser hipócrita no julgamento (7:1-5)
16. Valorizar as coisas santas (7:6)
17. Tratar os outros como você quer que os outros o tratem (7:13)
18. Obedecer a Cristo (7:21-27)

A vida cristã é uma vida de justiça, boas obras, obediência e, ainda mais, estas obras têm que ter motivos puros. Jesus falou em Mateus 6:1 para não praticarmos as obras perante os homens para sermos vistos pelos homens. Tudo que fizermos devemos fazer perante Deus para agradá-Lo, sabendo que só assim receberemos dEle a recompensa.

AUTO-EXAME: Responda às perguntas para medir sua justiça:

1. Você já enganou alguém de propósito, mas não se arrependeu?
2. Existe alguém a quem você recusa perdoar?
3. Você sempre esta tomando decisões baseadas em "O que Jesus faria no meu lugar"?
4. Você se importa com a opressão dos pobres, viúvas e órfãos?
5. Você está fortificando sua vida espiritual com oração, leitura bíblica e comunhão na vida da igreja?
6. Você acha que merece o favor de Deus por causa da sua boa vida?
7. Você julga uma pessoa pela sua roupa, língua, raça ou nacionalidade?
8. Você acha que um criminoso pode se tornar uma pessoa boa e importante no reino de Deus?

CAPÍTULO 5
JESUS: O MISERICORDIOSO (Mateus 5:7)

MISERICÓRDIA: O QUE É?
Jesus definiu a misericórdia com uma estória: Houve certo rei (Mateus 18:23-35) que decidiu acertar as contas com seus servos. Descobriu que um servo devia 10.000 talentos - uma fortuna. De modo algum tinha como pagar. Então, o rei mandou: "Jogue este na cadeia; venda todos seus bens, inclusive sua esposa e seus filhos!" Mas o servo implorou, "Senhor, seja paciente, pagarei tudo. Só preciso de um tempo". O rei ficou tocado e, surpresa das surpresas, acabou perdoando toda aquela dívida enorme. O servo saiu pulando de alegria. Mas, ao sair, ele se encontrou com outro servo que lhe devia algum dinheiro. Era só um pouco, mas o primeiro servo exigiu que pagasse. Este não podia nem pagar o pouco, então o servo que foi perdoado muito, mandou colocar o outro servo na cadeia. Agora, quem usou de misericórdia? O rei ou o servo? Claro, foi o rei, porque ele se tocou com a situação ruim do outro e fez o que podia para aliviá-la.

Jesus foi andando com seus discípulos num dia de sábado (Mateus 12:1-8). Estava na hora de comer e os discípulos estavam com fome. Passaram por um campo plantado de milho pronto para a colheita. Aí surgiu a drama: homens famintos, olhando para o milho na sua frente. Um grupo de fariseus observava estes homens, pensando, “É o dia do sábado. Não é permitido trabalhar no sábado. Será que vão comer? Se comerem, nós os pegaremos”. O que é que Jesus vai fazer? Atender às necessidades dos discípulos, mas provocar a ira dos fariseus? Ou ceder à tradição dos fariseus, mas deixar os homens passar fome? O que a misericórdia faria? A resposta é óbvia.

O Misericordioso colocou como prioridade as necessidades dos homens, e na realidade, nisso Ele não se chocou com a lei de Deus, porque a lei foi colocada para abençoar o homem. Só chocou com as tradições dos hipócritas que inventaram regras e cargas que nem eles mesmos podiam suportar. A misericórdia atende às necessidades das pessoas acima das regras e costumes dos homens.

Religião sem misericórdia é vazia e morta, e não é de Deus. Ninguém que excluir a misericórdia da sua vida poderá de verdade dizer que segue a Cristo. No julgamento, Cristo vai dizer àqueles que não são misericordiosos: "Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos, porque tive fome, e não Me destes de comer; tive sede, e não Me destes de beber; sendo forasteiro, não Me hospedastes; estando nu, não Me vestistes; achando-Me enfermo e preso, não fostes ver-me”. E eles Lhe perguntarão: "Senhor, quando foi que Te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não Te assistimos?" Então lhes responderá: "Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a Mim o deixastes de fazer" (Mateus 25:41-45). A misericórdia é parte essencial do Cristianismo verdadeiro.

"Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia", disse Jesus.

Misericórdia é quando sentimos dor no coração por causa da má situação de outras pessoas. Mas não é apenas sentir, é agir para aliviar e ajudar. Muitas vezes, todos nós sentimos dores e necessidades. Sem dúvida, ficamos carentes de uma palavra amiga, de um gesto de misericórdia. Pessoas ao nosso lado sentem as mesmas coisas e necessitam também de uma palavra amiga, de um gesto de misericórdia.

Em Mateus 5:7, Jesus nos ensina que o nosso cuidado e afeto à pessoa ao nosso lado serão recompensados por Deus: "alcançarão misericórdia". Jesus disse em Mateus 6:14 que "se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará". Realmente a pessoa misericordiosa será abençoada. Ela vai sentir que sua vida é de grande valor e também pode ter a certeza de que Deus está observando tudo com muito agrado.

JESUS É NOSSO EXEMPLO:
Não há pessoa que se compare com Jesus. Ele andava com a agenda cheia no dia a dia, mas sempre achou tempo para parar e atender as necessidades dos homens. Ajudar não era perda de tempo para Cristo. Seus valores eram muito diferentes das prioridades do mundo. Já percebeu isto? Ao descer do monte, após longo tempo de sermão, encontrando-se com um leproso, Jesus estava disposto a ajudá-lo: "... estendendo a Sua mão, o curou" (Mateus 8:3). Esta cena se repetiu vez após vez durante o ministério de Jesus aqui na terra.

Por ser misericordioso, Ele atendia ao tipo de pedido que nós, às vezes, achamos incômodo. Não lemos nenhuma vez no Evangelho que Jesus, tendo se encontrado com um necessitado pedindo ajuda, e não tenha usado de misericórdia. Você lembra-se de Jesus na cruz do Calvário, crucificado entre dois ladrões? Ele estava com Suas mãos cheias dos Seus próprios problemas, mas, ao ouvir o pedido de um deles, Jesus sentiu grande misericórdia. Mesmo sofrendo dores e humilhação, Ele foi capaz de perdoá-lo. Este é o nosso Jesus! Ele nos viu sujos de tantos pecados cometidos contra Deus, desceu a este mundo sujo e viveu no meio de pecadores como eu e você porque nós precisávamos da Sua infinita misericórdia.

O que sentimos ao ver aquelas pessoas pedindo esmolas na porta de casa, na ponte ou no centro da cidade? Sabendo que elas nem têm o que comer ao amanhecer, vamos tentar ajudá-las? O que sentimos ao ver aquelas pessoas que se cobrem com o pudor do pecado e deste mundo e algo pior os aguarda no Juízo? Será que vamos dar uma mão para ajudá-los? Jesus fez isso. Quando Cristo passava por pecadores, cegos e aleijados, Ele os percebia e sempre estava pronto a ajudá-los. Se quisermos seguir a Jesus, temos que agir como Ele agiu.

APLICAÇÃO PESSOAL:
Temos que nos desafiar a nos perguntar em toda situação: “O que Jesus faria em nosso lugar?” Ele perdoaria quem o ofendeu? Ele daria outra chance àquele que falhou com Ele? Ele seria paciente com os que demoram em aprender? Ele daria uma mão para ajudar a pessoa vencida pela tentação? Se você sabe a resposta, então faça igual!

Segundo Marcos 4:24, ter misericórdia significa atender às necessidades das pessoas ao nosso redor. A misericórdia anda sempre alerta e age ao menor sinal de socorro. Isto acontece diariamente conosco. Cruzamos caminhos com pessoas de rostos marcados pela ansiedade, tristeza ou dor. Percebemos que alguém tem problemas e precisa de ajuda. Temos duas escolhas: ficarmos indiferentes com aquele que está sofrendo ou nos aproximarmos e ajudar. Temos em Jesus o modelo exato de misericórdia. Tudo porque Sua vida era o reflexo do Pai. Foi Ele que disse: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso" (Lucas 6:36).

Muitas vezes queremos justificar a nossa negligência por não conhecermos as pessoas. Em Lucas 10:25-35, Jesus nos ensina sobre esse sentimento solidário. Note que dois judeus passaram casualmente por aquele caminho, mas desviaram à sua aproximação. Eles tiveram oportunidade para ajudar aquele homem, mas as preocupações da vida, o medo de uma cilada e a indiferença os impediu de agir com misericórdia. Note, porém, o bom exemplo do samaritano. Ele, em viagem, era um homem ocupado com responsabilidades e compromissos, mas interrompeu tudo para ajudar o próximo. Também nós precisamos ficar com olhos abertos para tais oportunidades. Quando o samaritano viu o necessitado, passou bem perto, queria ver o problema ao invés de se esconder dele. Todos nós sempre passamos por estas oportunidades. O que nos impulsiona ou impede não é a nossa educação, talento, posição social, nem recursos financeiros. É a medida de nossa misericórdia.

O samaritano chegou ao homem sem medo ou vergonha. São as pessoas que vêem e não ajudam que devem sentir medo e vergonha. A igreja não é um mosteiro para fugir das realidades do mundo, mas é um corpo de ação. O samaritano não tinha medo de sangue. Ele aplicou o remédio e tocou nos ferimentos. O cristão não pode ter medo de sangue. Alguns, ao ver a necessidade, perguntam: "O que eu vou receber em troca se ajudar?" Outros dizem: "Não há esperança, eu estou perdendo o meu tempo”. Mas o misericordioso continua dando socorro. Para o samaritano, não importava a cor, raça ou religião da pessoa necessitada. Ele não pediu a sua carteira de identidade, CPF, renda mensal e três referências para decidir se ajudaria ou não. Estava ferido, era urgente, então ele ajudou!

O que faria você passando numa avenida principal no meio da madrugada, vendo um estrangeiro gravemente ferido? Usar de misericórdia envolve riscos também. Aquele samaritano poderia ter caído numa cilada de ladrões. Mas seu sentimento foi mais forte do que os riscos. Quanto maior foi o de Jesus ao subir naquela cruz vergonhosa por causa das nossas feridas fatais?

Uma antiga tradição conta que uma mulher do povo, sentindo misericórdia de Jesus que caminhava para o Calvário, tomou uma toalha e enxugou-lhe o rosto. O gesto daquela mulher não alterou em nada o seu sofrimento. Mas Ele, Cristo, ficou tão sensibilizado que deixou o seu rosto impresso na toalha. Mesmo sendo apenas uma lenda, todos nós sabemos que qualquer ato de bondade ou misericórdia que fazemos deixa uma impressão nas almas das pessoas que ajudamos e também nas nossas almas. Sabemos que diante dos sofrimentos e das doenças do mundo, os recursos de que dispomos não são suficientes. A única coisa que ainda podemos oferecer é a nossa presença expressa numa palavra amiga, num gesto de misericórdia. Quem ousaria negar até isso?

O Evangelho de Lucas conta que enquanto Cristo, no jardim das Oliveiras, estava imerso em sofrimento a ponto de suar sangue "apareceu-Lhe um anjo que o confortava" (Lucas 22:43). O anjo, na verdade, não alterou o destino de Jesus. Sua determinação de morrer na cruz para nos perdoar continuou, e a morte aconteceu. Teria sido inútil aquela ação do anjo? E foi em vão Jesus morrer na cruz para derramar a Sua misericórdia através do Seu sangue? Sabemos que não! Nunca é em vão usar de misericórdia para com uma pessoa sofrendo, necessitada, com medo ou perdida.

Um dia, eu estava sentado na varanda da casa de amigos, ao lado de um lago. Aproveitando a beleza e tranqüilidade do momento, pensei comigo mesmo: “Que beleza. O ar é limpo, o lago brilha como espelho, as aves cantam como numa sinfonia, as árvores verdes dão boa sombra, as flores são de cores vivas, tudo aqui é agradável. Que privilégio sentar aqui e meditar no meu Criador. Eu me sinto como se estivesse no jardim do Éden”. Naquele momento apareceu um cachorro, velho, doente, quase cego sujo e fedendo. Ele era como uma carniça morta na estrada. Ele olhou para mim e sabia o que queria. Ele queria ficar no meu colo e receber afeição. Eu não queria nem tocar nele.

Jesus se importa com pessoas que são assim. Este mundo está cheio de pessoas velhas, solitárias, doentes, viciadas, divorciadas, pecadoras, sujas, falidas e nós podemos pensar: “Não quero nem que cheguem perto de mim. Não quero que fiquem no meu colo e recebam carinho”. Mas Jesus se toca quando alguém vai para a cama com fome ou tem os lábios secos de sede. Ele se importa que alguns durmam embaixo de uma ponte, fiquem excluídos da sociedade, morram de frio numa noite gelada ou fiquem olhando nas paredes de uma cela de presídio dia após dia. Jesus se importa quando pessoas choram à noite, de solidão, quando mendigos chegam à reunião da igreja, quando crianças têm doenças mentais e quando adolescentes motivados pelos hormônios fazem besteira. Podem ser Maria Madalena, Zaqueu o publicano, leprosos ou homens loucos vivendo nos cemitérios dos geresenos. Mas este assunto não trata somente de Jesus. Trata de mim e de você. Eu não dei carinho para aquele cachorro, mas por favor Deus, tenha misericórdia de mim pelas vezes quando não abracei ou amei os perdidos, os pequenos e os solitários que encontro no meu caminho.

Tome a decisão agora. Você vai ajudar o necessitado, o estranho, o rejeitado? Você vai emprestar dinheiro a quem não pode pagar de volta? Você vai perdoar alguém que lhe ofendeu? Você vai dar mais uma chance a quem falhou? Você vai tratar bem o irmão afastado, fraco, inativo, devagar? Você vai se recusar a pisar nas pessoas derrotadas e ignorantes? Você vai se recusar pregar na parede o irmão que caiu no pecado? Você vai fazer algo para aliviar o sofrimento de um dos milhares de mendigos e menores de rua? Você vai olhar para todo ser humano como se fosse Jesus precisando de você?

AUTO-EXAME: Responda às perguntas para medir sua misericórdia:

1. Você convida para sua casa pessoas que não podem retribuir sua hospitalidade?
2. Você dedica algum dinheiro cada semana para ajudar os necessitados?
3. Você tem dificuldade em perdoar quem feriu você?
4. Você falou de Jesus a um descrente esta semana?
5. Você se sente grato por tudo que Deus fez por você?
6. Você visita os doentes em casa ou no hospital?
7. Você daria outra chance a uma pessoa que já roubou de você?
8. Você consegue esquecer as ofensas feitas contra você?
9. Você evita conversar com pessoas humildes?
10. Você já recebeu a misericórdia de Deus?

CAPÍTULO 6
JESUS: O PURO (Mateus 5:8)

PUREZA: O QUE É?
Muitos têm uma idéia errada do que é ser crente. Uma pessoa, ao ser indagada se é crente, respondeu: "Sim, eu sou crente, porque eu não fumo, não bebo, não danço e não jogo". Para ela, o importante é uma lista de proibições. Mas a lei de Cristo sempre enfatiza o lado positivo e também o homem interior. Não é tanto o que você faz ou não faz, mas como você é no seu interior. Seu comportamento deve ser e vai ser um simples reflexo daquilo que existe dentro de você. A importância das qualidades interiores se mostra neste ditado:

"Plante um pensamento e ceifará uma ação.
  Plante uma ação e ceifará um hábito.
  Plante um hábito e ceifará o caráter.
  Plante o caráter e ceifará seu destino."

Na verdade, tudo começa com os pensamentos. "Como um homem pensa no seu coração, assim ele é" (Provérbios 23:7). Não é que as ações não tenham importância. Claro que importam, mas o fato é que "o homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal" (Lucas 6:45). A ênfase do desenvolvimento espiritual na vida cristã deve ser sempre no homem interior, no coração.

"Bem-aventurados os limpos de coração". A pureza de que Jesus falou em Mateus 5:8 tem basicamente dois aspectos: moralidade e sinceridade. A palavra aqui traduzida como "limpo" é a palavra grega “katharós” que significa limpo, puro, sem sujeira ou contaminação, sincero, reto, sem maldade. Jesus disse em Mateus 15:19 que "do coração procedem ... adultérios, prostituição ... Estas são as coisas que contaminam o homem." Pureza é olhar para uma mulher sem intenção contaminada (Mateus 5:28).

O outro aspecto de pureza é a sinceridade de motivos. Aliás, a nossa palavra "sincera" vem do latim que significa "sem cera". Isso se refere ao costume antigo de esconder as falhas de uma obra de arte com cera, assim enganando o comprador. Uma peça boa era sem cera, ou seja, sincera, que quer dizer 100% ou sem contaminação. Como mel puro ou leite puro, o que está na garrafa é o que está escrito no rótulo. Jesus repreendeu tanto os hipócritas porque "eram semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas no seu interior estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia" (Mateus 23:27). "Deus não vê como o homem vê, porque o homem olha a aparência, mas Deus olha para o coração”. (1 Samuel 16:7). Não é a altura, a força muscular, o talento, o carisma, nem a roupa que define um homem. É o coração. Que o seu seja puro.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE PUREZA:
A vida perfeita e pura de Jesus foi uma demonstração de que é possível vivermos assim. Ele viveu na carne, mas não se entregou aos desejos impuros que temos no coração. Jesus nunca pecou; nenhuma vez olhou para uma mulher com intenções impuras. Ele nunca agiu com falsidade para com os outros. Jesus era pessoa pura de coração.

Jesus viveu uma vida santa e perfeita. Todos os que conviveram com Ele nunca duvidaram de Sua conduta. Ele foi acusado pelos Seus inimigos de ser blasfemo, porque disse que Ele e Seu Pai eram um. Os inimigos O seguiam sempre procurando um erro ou uma falha com que pudessem acusá-lo. Mas ninguém achou nada, nunca. Ele teve uma vida semelhante à nossa em sofrimento e tentação, mas nunca caiu. Ele podia dizer "Eu sou a luz do mundo: quem Me segue não andará em trevas" (João 8:12). Ele podia perguntar "Quem dentre vás Me acusa de pecado?" (João 8:46). O puro Filho de Deus não temia a resposta. Interessante é que quando Judas o quis trair e entregá-lo aos seus inimigos, a única informação que pode oferecer foi o lugar aonde Jesus ia para orar!

Interessante notar que Jesus não usou de bajulação para tornar Seu caminho mais fácil. Sua sinceridade custou caro, mas perante os fariseus Ele falou a verdade, mesmo sendo desagradável. Perante Pilatos Ele teve a coragem de admitir que fosse o Rei e que tinha toda autoridade. Ele atraiu muita atenção, mas ajudou as pessoas porque Se compadeceu delas.
Os fariseus deram esmolas somente depois de chamar atenção ao ato, mas freqüentemente Jesus pediu que as pessoas curadas não falassem a ninguém. Que diferença!  Jesus nos deu o exemplo perfeito de sinceridade, moralidade, pureza e humildade. “Crie em mim, ó Deus um coração puro” (Salmo 51:10). Vamos acrescentar: “Que a vida de Cristo possa descrever a minha vida também!”

APLICAÇÃO PESSOAL:
Este ensino de Jesus nos diz que devemos ter motivos puros em tudo que fazemos. Se fizermos uma boa coisa, mas dentro do coração estivermos querendo o louvor dos homens, então estaremos fazendo como os fariseus nos dias de Jesus. Eles deram esmolas, fizeram orações e jejuaram, mas era para serem vistos pelos homens. Paulo falou em 1 Coríntios 13 sobre a pessoa que vendeu seus bens para dar aos pobres ou entregou seu corpo para ser queimado, mas por falta do motivo certo (amor) isso não valeu nada. Vamos ter cuidado para fazer boas obras, mas motivados por amor a Deus e amor para com os outros.

Devemos também lembrar que, como cristão, somos a luz do mundo. A única chance que este mundo tem para sair do seu lamaçal é se os cristãos mostrarem um caminho mais excelente. Se não há diferença entre nós e o mundo, isto significa que somos do mundo. Se lermos os mesmos livros, assistirmos os mesmos filmes, usarmos as mesmas roupas, contarmos as mesmas piadas e nos divertirmos da mesma maneira como as pessoas que andam nas trevas, não estamos sendo puras perante Deus.

Uma boa regra que sempre nos ajuda a tomar boas decisões é esta: O que Jesus faria no meu lugar? Podemos sugerir outra regra semelhante para nos ajudar a ser puros. Em toda atividade pergunte a si mesmo: "Eu teria vergonha de deixar Jesus saber dos meus pensamentos e motivos?" É claro que Jesus já sabe tudo isso. Só precisamos lembrar-nos disso e querer agradar a Ele. Nada fica escondido d’Aquele que sonda os corações (Hebreus 4:13). Felizes os puros de coração porque verão a Deus.

A principal coisa que nos que impede ter um coração puro - é o pecado, especialmente o pecado escondido (Salmo 32:3). Temos que eliminar o pecado de nossas vidas. Temos que o enfrentar honestamente. Tantas pessoas, por terem medo da reação dos outros, recusam admitir que haja pecado no coração e por isso passam a vida se esforçando para fingir ser algo que não são. Se Deus sonda nossos corações e nos conhece por dentro, por que termos medo de ser transparente perante os homens? Temos medo que, se os outros souberem o que realmente está em nosso coração, ficarão rindo, irão pensar mal de nós, ou desprezar-nos. Foi este mesmo medo que levou os fariseus a serem hipócritas. Você gostaria de ser tão limpo por dentro que não teria vergonha de se abrir para todo mundo? Que alívio isto seria! O alvo é ser tão transparente perante os homens como perante Deus.

AUTO-EXAME: Responda às perguntas para medir sua pureza:

1. Você se acha uma pessoa de coração puro?
2. Você teria vergonha se os seus amigos soubessem dos seus pensamentos?
3. Você esta andando na luz de Deus?
4. Você teria vergonha se os irmãos soubessem dos livros que você lê ou dos filmes que você assiste?
5. Você gosta de ouvir piadas indecentes ou sugestivas?
6. Você se acha uma pessoa sincera?
7. Você pode dizer que detesta o mal?
8. Você mente às pessoas para não as ofender?
9. Você acha certo se vestir de maneira sensual ou que chame a atenção sobre o seu corpo?
10. Você faz suas boas obras para ser visto pelos outros?

CAPITULO 7
JESUS: O PACIFICADOR (Mateus 5:9)

PACIFICADOR: O QUE E?
Por muitos anos, uma grande estrela de prata ficou em cima da Igreja do Natal em Belém, na Terra Santa. Um dia, no século 19, a Igreja Católica, que dividiu o prédio com a Igreja Ortodoxa Grega, decidiu tirar essa estrela e colocar sua própria estrela. Os Ortodoxos, porém, não permitiram isso. A Igreja Ortodoxa foi apoiada pela Rússia e a Igreja Católica pela França, mas era a Turquia que governava a Palestina na época. Quando a Turquia ficou ao lado da Igreja Católica, a Rússia declarou guerra contra a Turquia e assim começou A Guerra de Crimea. Ela durou 3 anos, de 1853 a 1856. No fim da guerra a estrela foi tirada.

Que ironia que no lugar onde nasceu o Príncipe da Paz, sempre tem havido guerras e conflitos. Quando chegamos a Belém pelos televisores durante o Natal, vemos soldados armados vigiando as multidões que viajam de toda parte para adorar este Príncipe da Paz. Dizem que em toda a história da humanidade, em menos de 8% dos anos houve paz na terra. A história nos diz que, nos últimos 300 anos, houve 286 guerras e isto somente na Europa.

No Antigo Testamento, paz é “shalom”, que indica “harmonia, saúde e bem-estar”. No Novo Testamento a palavra grega é “eirene”, significando bem estar interior. Podemos, então, entender “paz” como “calma interior, mesmo no meio de tribulações e confusões exteriores”. A outra idéia bíblica de paz é “reconciliação”. Não é somente cessar fogo, mas unir os exércitos. Não é somente desistir de brigas em casa, mas começar a amar. Não é somente fechar as portas ao ruído na rua, mas encontrar uma tranqüilidade interior de espírito, independente da confusão ao seu redor. Paz verdadeira é quando a amizade está estabelecida de novo entre você e Deus, os outros e si mesmo.

Neste século já vimos a prova desta verdade de forma nítida, porém, triste. Com o fim da União Soviética, a Europa Oriental explodiu em guerras civis em muitos países. Antes, por muitos anos, eles viviam numa paz aparente. Agora, livres do poder dos soviéticos que os dominava, muitos grupos étnicos voltaram a expressar o ódio que tinham guardado o tempo todo e a matança mútua voltou. Somente haverá paz verdadeira quando o amor tomar o lugar do ódio.

Epitecto, um filósofo do primeiro século d.C., escreveu sobre a PAX ROMANA – a paz que existiu no mundo civilizado quando César reinou. Ele proclamou: “Embora o imperador possa dar a paz e nos libertar da guerra no mar e na terra, ele é incapaz de nos dar a paz no coração que é o maior desejo do homem”.

O pacificador é aquele que trabalha para espalhar esta paz na vida das pessoas.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE PACIFICADOR:
Nas manchetes do jornal, de qualquer dia e de todos os dias, podemos ler sobre guerras, ódio, violência e crimes. No meio de tanta confusão, seria tão bom achar um lugar de refúgio, um lugar de paz e tranqüilidade, um lugar de proteção, um verdadeiro paraíso aqui na terra. Tal lugar existe, e melhor, é acessível a todos. Este lugar de paz está em Jesus e quem cria este lugar de paz é o próprio Jesus. De fato, Jesus é a nossa paz. Para este mundo de guerra, ódio e brigas, Deus enviou seu representante vivo de “paz na terra e boa vontade entre homens”.

Isaías profetizou a respeito de Jesus: "O Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, para que aumente o Seu governo e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e o Seu reino" (Isaías 9:6, 7). Isso nos ajuda a entender o grande plano de Deus para estabelecer a paz entre os homens aqui na terra. Este plano foi chamado "o mistério" e "o eterno propósito" e era nada menos que unir todas as pessoas num reino de paz, amor e união por meio de Jesus, o Rei. Isaías 11:1-10, falando deste reino em termos simbólicos, fala assim: "O lobo habitará com o cordeiro" e "Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar." Veja bem que a paz verdadeira só se realiza quando pessoas conhecem o Senhor, e isso vem por meio de Cristo. Por isso é muito importante conhecer a Cristo e sua vida.

Efésios 2:12-14 mostra como Jesus é o grande pacificador. Leia este trecho e veja como Ele destruiu a inimizade e uniu os dois, judeus e gentios, em um só corpo. O efeito que Jesus exercia era maravilhoso. Pessoas de diferentes culturas, línguas, raças, religiões, costumes - que tinham uma história de guerra após guerra - Jesus fez que se tornassem irmãos amados. O instrumento que Ele usou foi à cruz do Calvário. EU já tive um sonho em que imaginava Jesus andando por um deserto. Na sua frente estava tudo morto e não havia nada verde. Mas Ele continuava andando e por onde passava, ia deixando beleza e harmonia. O deserto se transformou num verdadeiro jardim: pássaros cantando, flores brotando, água correndo, pastos verdejantes. Na realidade, foi exatamente isso que Jesus fez, mas em termos espirituais.

Jesus abraçou o pior pecador, tocou no leproso mais feio, purificou a prostituta mais desprezada, reuniu todas as classes de gente e os fez uma bela família para Deus. Jesus pagou um preço alto, mas viu a missão de pacificador como a prioridade da Sua vida.

APLICAÇÃO PESSOAL:
A tarefa do pacificador é reconciliar os homens com Deus, com os outros seres humanos e consigo mesmo. Quando Jesus falou estas palavras, o mundo estava dividido. Raça odiava raça, nação odiava nação, pessoas de uma religião odiavam as de outra religião. O exemplo disso era o confronto entre judeu e gentio. O judeu dava graças a Deus, pois não era gentio, escravo ou mulher. Ele desprezava os samaritanos. Quando viajava, andava muitos quilômetros a mais só para não entrar em contato com os samaritanos.

Hoje em dia há preconceito entre preto e branco, rico e pobre, educado e analfabeto, jovem e velho, norte e sul, oeste e leste, comunista e capitalista, homem e mulher. A natureza humana não mudou muito. O cristão deve ser o instrumento de Deus para estabelecer a paz entre pessoas de todo e qualquer grupo. Infelizmente até pessoas que se chamam de cristãos, em vez de fazerem a paz, às vezes promovem a divisão e separação. Todos nós devemos ter vergonha desta situação, que tanto atrapalha o crescimento do reino de Cristo. Vamos dedicar as nossas vidas a fazer a paz. Assim seremos filhos de Deus, que nos dá a paz.

Quando Jesus orou ao Pai a favor dos Seus discípulos na noite em que foi traído, Ele rogou que "todos sejam um, e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17:21).  Hoje em dia quando o descrente observa a multidão de denominações diferentes, cada um dizendo que está seguindo a Jesus Cristo, não é de se admirar que muitos não queiram saber da mensagem. Esta falha já chegou ao absurdo na história, com "cristãos" matando "cristãos”. Chega com isso! (pacificador luta, defende, promove paz e não divisão). Ao cristão foi dada a tarefa de criar a paz, quer dizer, efetuar reconciliação entre os homens. "Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou Consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando Consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiando a palavra de reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus" (2 Coríntios 5:18-20).

Ser pacificador quer dizer evangelizar, contar as boas novas do amor de Deus e do perdão dos pecados através do sacrifício de Jesus. A solução para as brigas em casa, ódio entre raças e contendas entre pessoas é o Evangelho. Duas pessoas só entram em comunhão com Deus, quando estão em comunhão um com o outro. A paz não vem por meio de partido político, sistema econômico, uma bandeira nacional, nem por meio das Nações Unidas. Jesus é que dá a paz (João 14:27). Nossa tarefa é divulgar a paz que Cristo dá. Isto é trabalho de todos nós.

Como Jesus dedicou Sua própria vida a fazer a paz, vamos nós também dedicar as nossas vidas a fazer com que haja paz no mundo, mas uma paz verdadeira e eterna, homens reconciliados com Deus, por meio de Jesus Cristo.

AUTO-EXAME: Responda estas perguntas para medir seu pacifismo:

1. Você tem paz com Deus?
2. Você vive em paz consigo mesmo?
3. Você vive em paz com seu próximo?
4. Você participa e promove uma divisão na igreja?
5. Você falou do Evangelho a alguém esta semana?
6. Você gosta de ver uma briga entre pessoas?
7. Quando alguém está com raiva de você, você fala com ele para resolver o problema?
8. Quando você tenta ajudar duas pessoas que têm problemas entre si, você fala sobre Cristo a elas?
9. Você toma a iniciativa para resolver conflitos?
10. Você tem levado alguém a encontrar a paz que está em Cristo?

CAPÍTULO 8
JESUS: FIEL NA PERSEGUIÇÃO
 (Mateus 5:10)

FIDELIDADE: O QUE É?
O verdadeiro caráter de uma pessoa se revela mais claramente sob as pressões da vida. Quando está "tudo azul", sem problemas, sem irritação ou provocação e gozando do apoio de todo o mundo, não e tão difícil ser bondoso, paciente e agradável. Mas é no auge da perseguição, na dor, na doença ou diante de críticas e rejeições que o verdadeiro caráter da pessoa se mostra. Nestes momentos, alguns desistem do bom caminho e outros perseveram.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça", disse Jesus em Mateus 5:10. "porque deles é o reino de Deus”. O homem que deixa tudo para seguir a Jesus, que só procura ajudar os outros, que se dedica totalmente a Deus, o Criador, e depois de tudo isso sofre grande perseguição e sofrimento, pode ser tentado a pensar: "Que adianta servir a Deus? Que vantagem há em ser uma boa pessoa? A vida era melhor quando eu estava no mundo”. O que falta nesta pessoa? Simplesmente falta fé ou confiança em Deus e nas Suas promessas.

Deus nunca prometeu que o caminho aqui na terra seria um mar de rosas. Muito pelo contrário, Ele só prometeu que sempre estará conosco e quem permanecer fiel até o fim receberá uma recompensa alem da sua imaginação. A qualidade que precisamos possuir em nossas vidas é fidelidade a Deus, a Cristo, à Palavra, e às nossas próprias convicções.

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós”. (Mateus 5:10-11). A qualidade de vida aqui vista na reação de uma pessoa se alegrando na perseguição é fidelidade ou fé constante nas promessas de Deus.

JESUS NOSSO EXEMPLO DE FIDELIDADE:
O melhor exemplo de fidelidade na tribulação é o próprio Jesus. Satanás jogou seus dardos mais quentes contra Ele. Seus inimigos queriam matá-Lo. Ele foi acusado falsamente. Seu próprio povo O rejeitou. Ele podia dizer: “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Estas palavras de Isaías 53:1-12 descrevem seus sofrimentos: "não agradava a Sua aparência... era desprezado... rejeitado pelos homens... tomou nossas dores... aflito, ferido e oprimido... transpassado... moído... pisado... recebeu toda nossa culpa... humilhado pelos pecadores...". Imagine como Ele foi torturado, desprezado e pregado à cruz, lendo estas palavras de Isaías 50:6, 7: “Ofereci as coisas aos que Me feriam e a face aos que Me arrancavam os cabelos; não escondi o Meu rosto aos que Me afrontavam e Me cuspiam. Porque o Senhor Deus Me ajudou pelo que não Me senti envergonhado, por isto fiz o Meu rosto como um seixo, e sei que não serei envergonhado." Dá para ver como uma pessoa pode ser pisada e ainda confiar em Deus? Jesus fez isso! Nós podemos também, pela graça de Deus, se guardarmos firmemente a nossa fé.

Jesus não era fraco ou indefeso. Ele demonstrou isso a todos, com sinais e maravilhas que tinha grande poder. Entretanto, Cristo tinha que sofrer em nosso lugar. Por isso, Ele ofereceu as Suas costas para os malfeitores, e o rosto para receber os insultos e as pancadas dos homens da época. O Filho de Deus não teve vergonha de tais coisas. Note que a fidelidade está intimamente ligada à perseguição. Jesus teve que sofrer dores para cumprir a Sua missão. Mesmo sendo torturado, Ele determinou que cumpriria sua missão até o fim. Em tudo, Jesus continuou fiel ao Pai para que o Pai pudesse dizer dEle: “Este é meu Filho amado, em quem Me comprazo" (Mateus 17:5).

Sendo alvo de tortura e insultos, Jesus não desistiu. Abandonado pelos amigos mais íntimos, Ele não voltou atrás, mas continuou firme no Seu trabalho de redimir os pecadores. Sua fidelidade O motivou até o fim. Será que não vale à pena se entregar a Cristo? Vale sim! Somos fracos e falhos, mas Jesus continua fiel aos que desejam segui-lo. As dores desta vida não são nada comparadas com a recompensa que Deus dará aos fieis.

APLICAÇÃO PESSOAL:
A perseguição vem a nós de várias formas, hoje em dia. Pode ser violência, rejeição social, crítica, zombaria, perda de bens materiais. No primeiro século depois de Cristo, a perseguição era pior. Muitos cristãos perderam tudo (Hebreus 10:32-39 – “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados. Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”).

Foram presos. Os romanos os pintaram com piche, os amarraram nos postes e tocaram fogo para iluminar a cidade de Roma. Foram jogados nas covas de animais ferozes, colocados em covas de serpentes, esquartejados entre cavalos. Mas milhares morreram confessando "Jesus é o Senhor". Foram fiéis na perseguição, como Jesus era.

Quando você está sendo perseguido, há várias reações boas que pode tomar:
1. Às vezes é bom sair. Jesus fez isso (Mateus 12:14, 15).
2. Sempre fazer o bem (Atos 5:28, 29,40-42).
3. Nunca procurar vingança (Romanos 12:19).
4. Ser positivo e fazer o bem para seus inimigos (Romanos 12:20).
5. Continuar andando no caminho da justiça, fazendo a vontade de Deus. "Sê fiel até a morte" (Apocalipse 2:10).
6. Saiba que Deus o recompensará (Mateus 5:10-12).

AUTO-EXAME: Responda as perguntas para medir sua fidelidade:

1. Você já foi perseguido por ser cristão e ficou reclamando e murmurando?
2. Você deixa de falar de Cristo por medo de receber zombaria?
3. Você ora a Deus em favor dos seus inimigos?
4. Você é visto como uma pessoa com temperamento positivo ou negativo?
5. Você deixa de fazer o bem quando os outros não concordam ou não apreciam o que você faz?
6. Você deseja vingança contra seus perseguidores?
7. Você se alegra pensando em seus inimigos sendo salvos por Cristo?
8. Você tem vergonha de ser diferente do mundo?
9. Você, às vezes, acha que Deus não está olhando para você na sua aflição?
10. Você consegue amar as pessoas que não amam você?


CONCLUSÃO

Uma das verdades mais profundas reveladas na Bíblia é que Jesus de Nazaré, nascido 2.000 anos atrás em Belém, era e é, de fato, Deus! Nasceu de uma virgem e o anjo que anunciou sua concepção disse que seria chamado Emanuel, que quer dizer "Deus conosco". Da sua entrada no mundo foi escrito: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus ... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.” (1 João 1:1, 14).  Quando Felipe lhe pediu "Senhor, mostre-nos o Pai", Jesus respondeu "Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai". Certamente reconhecemos nosso estado frágil e humilde como seres humanos, mas Deus nos considerou ser de tão grande valor que Ele nos visitou! Você gostaria de ver Deus? Olhe para Jesus! Jesus é Deus que veio estar conosco de uma maneira muito pessoal.

Mas Jesus foi embora. Será que Deus ainda está conosco? A resposta da Bíblia é claramente - sim! Mas como? É pelo Seu Espírito. Leia as palavras de Jesus em João 14:16-23: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade ... Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós ... Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele ... Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”   

Deus, nosso criador, nos valorizou tanto que veio à terra em forma humana para nos ajudar. Nós O chamamos Jesus de Nazaré. Ele retornou ao céu após ter cumprido sua missão aqui, mas enviou O Espírito Santo para nos ajudar. Assim hoje, Deus Pai, Filho e Espírito Santo querem fazer sua morada dentro de nós. Querem residir pessoalmente em você. Querem que participemos de Sua vida.

A vida de Cristo é a vida que Jesus viveu e o tipo de vida que nós também podemos viver com sua ajuda, se quisermos. Se quisermos viver essa vida, temos que olhar para Ele. Lemos em Hebreus 12:1-2: “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumidor da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”. Jesus iniciou a vida espiritual que nos enche e vai continuar até o fim. É o exemplo a seguir, nossa força quando estamos cansados, nosso encorajamento na corrida e nosso Redentor nos recebendo em seus braços quando cruzamos a linha final.

Considere quantos estavam contra Ele e o preço que pagou para fazer a vontade do Pai. Veja como Deus apresentou sua grandeza através da cruz, sofrimento e morte. Quando você pensar no seu próprio sofrimento, o abuso que você sofreu, como você foi usado e abusado e pensa que não pode mais agüentar, olhe para a cruz e veja o homem despido, sangrando e pendurado lá, e todos olhando, zombando e rindo dEle.

Quando você pensar nas injustiças que já sofreu na vida, olhe para a cruz e veja aquele que foi traspassado pelas nossas iniqüidades.

Quando você chorar pela rejeição que sofreu, a dor de não ser mais querido, olhe para a cruz e veja o amor fluindo daquele que foi desprezado e rejeitado.

Quando você estiver com medo, quando parecer que até Deus está silencioso, quando a vida lhe golpear no rosto e os espinhos escravarem profundamente, quando você der seu melhor, mas seu melhor não for o bastante, olhe para a cruz!

Quando seu corpo estiver cheio de dores, a culpa de seus pecados estiver sempre perante você e você pensar em desistir ou ceder, olhe para a cruz!  Veja Jesus. Ele superou! Ele venceu! Ele pode levar você à vitória também

Você lembra o conto de fada de um jovem príncipe que foi transformado em um sapo velho e feio? Ele jamais poderia voltar à sua forma normal a não ser que uma bela princesa o beijasse. Passou seus dias numa lagoa escura, triste e deprimido. Que esperança havia para sua liberdade? Seus olhos grandes demais, sua pele rugosa, e sua boca sempre molhada com saliva – ninguém quereria beijá-lo. Certamente não uma princesa bonita! Mas, um dia, uma princesa foi à lagoa. Estava cheia do amor e alegria, vendo a beleza em tudo que Deus tinha criado. Espiou o sapo velho, mas não o achou repugnante. De fato, o pegou, olhou nos seus olhos tristes e plantou um beijo na sua cabeça. Ele foi restaurado imediatamente em um príncipe bonito e jovem. Casaram e viveram felizes para sempre.

É somente uma fábula, mas na vida real, é a história da vida de Cristo. Quando veio ao mundo, Jesus andou por Judéia, Samaria e Galiléia "beijando sapos". Ele tocou, ensinou, curou e transformou pessoas perdidas como Zaqueu, o cobrador de impostos. Este homem foi expulso da sinagoga, marcado como traidor do país ocupado, eternamente rotulado com o nome de "pecador" e era tão baixinho que subiu numa árvore para ver Jesus passar. Jesus parou diante da árvore e se convidou à casa de Zaqueu. Naquele dia Jesus transformou aquele "sapo" em um príncipe.

Repetidas vezes, a história era a mesma. Cristo aceitou o rejeitado, deu força ao fraco, amou o feio, e deu uma segunda chance ao fracassado. De fato, eu era também um sapo velho e feio e Jesus me beijou. Que tal você? Você quer ser transformado na imagem de Cristo e viver a "vida de Cristo”? Este é o assunto de todas estas lições.

Em Mateus 5, Jesus nos dá um retrato da personalidade cristã. Ele nos mostra as características que todo cristão deve possuir: humildade, compaixão, mansidão, justiça, misericórdia, pacifismo e fidelidade. Note que estes atributos são interligados e em ordem. Não é uma lista de virtudes em que você pode escolher umas e rejeitar outras conforme o seu gosto. Não é como um restaurante do tipo buffet onde tem uma mesa cheia de frutas diferentes e as pessoas escolhem somente as que querem. "Vejamos, eu quero ser misericordioso, pacificador e manso, mas não gosto de ser humilde ou puro". Jesus aqui nos dá um retrato cristão completo. Ele não diz: "Paulo, seja humilde; Maria, seja pura; Alberto, seja justo e Ana, seja pacificadora". Ao contrário, todo cristão precisa possuir todos estes atributos. Assim será o sal da terra, a luz do mundo e pescador de almas.

Veja também que a ênfase não é tanto naquilo que fazemos e sim naquilo que somos (o nosso caráter). É porque quando formos pessoas corretas por dentro, faremos as coisas que devem ser feitas. O ser precede o fazer.

AGORA FAÇA ESTE EXERCÍCIO:
Escreva um resumo do seu progresso pessoal nestas áreas da vida cristã durante as ultimas semanas:
1. Humildade
2. Compaixão
3. Mansidão
4. Justiça
5. Misericórdia
6. Pureza
7. Pacifismo
8. Fidelidade

APÊNDICE 1:

Aqui estão alguns deveres de casa para ajudar você a colocar em prática as qualidades da vida de Cristo:

1. Dê um grande abraço em uma pessoa suja e miserável.
2. Faça um serviço em casa que você não faz normalmente.
3. Escute a conversa de uma criança por 15 minutos.
4. Faça uma lista de dez coisas em que você é dependente de Deus
5. No fim de um dia, faça uma lista das coisas erradas que você fez durante o dia.
6. Sentado no quintal à noite, faça uma lista de 10 coisas que você não sabe.
7. Faça um ato de caridade sem deixar que ninguém jamais venha a saber.
8. Peça ajuda de alguém que sabe menos do que você.
9. Dê um sorriso e pergunte "Tudo bem?" a 10 pessoas desconhecidas e escute as respostas.
10. Anote uma critica que você recebeu sem tentar se defender.
11. Faça elogios a 5 pessoas sem chamar atenção para si mesmo.
12. Peça a um colega ou amigo para criticar você, mas não responda nem se defenda, a não ser para dizer: "Obrigado, amigo".
13. Passe uma hora sentado na entrada da emergência de um hospital, só observando o sofrimento do povo.
14. Revise as revistas, filmes, fitas que você tem em casa e queime os que têm coisas indecentes.
15. Repreenda uma pessoa que você sabe que está praticando uma injustiça.
16. Chegue a uma pessoa bem chata e irritante e pergunte a ela como vai, o que precisa, etc.
17. Faça uma lista de pessoas de quem você já ficou com raiva e ore por elas.
18. Visite uma pessoa velha e solitária.
19. Convide uma pessoa pobre para almoçar com sua família.
20. Faça uma lista de 5 atributos de Cristo que mais faltam em sua vida.

APÊNDICE 2:
Alguns hinos que podem acompanhar este estudo.

1. QUE A BELEZA DE CRISTO se veja em mim,
Toda a Sua bondade e amor sem fim.
Oh, que todo o meu ser, possa se converter,
Que a beleza de Cristo se veja em mim.

2. SER COMO CRISTO (2x) Tudo que eu peço ser como Ele.
No meu caminho daqui à glória, tudo que eu peço, Ser como Ele.
Viver como Cristo...
Amar como Cristo...

3. EM JESUS AMIGO TEMOS mais chegado que um irmão,
Ele manda que levemos tudo a Deus em oração.
Oh, que paz perdemos sempre. Oh, que dor no coração,
Só porque nós não levamos tudo a Deus em oração.

Temos lidas e pesares e na vida tentação;
Não ficamos sem conforto, indo a Cristo em oração.
Haverá um outro amigo de tão grande compaixão?
Os contritos Jesus Cristo, sempre atende em oração.

E se nós desfalecemos, Cristo estende-nos a mão,
Pois é sempre a nossa força e refúgio em oração.
Se este mundo nos despreza, Cristo é nosso em oração.
Em Seus braços nos acolhe e nos dá consolação.

4. TODOS PRECISAM SABER (3x) quem é Jesus, (2x)
Ele é o lírio do vale, Ele é a estrela da manhã, (da manhã)
Ele é a fonte de água viva, todos precisam saber.
Agora eu sei, (agora eu sei) (2x) Agora eu sei quem é Jesus. (2x)

5. MARAVILHOSO É, maravilhoso é, maravilhoso é Cristo Senhor.
Ele é o grande Rei, Mestre de tudo, eu sei, maravilhoso é Cristo Senhor.
Ele é o bom Pastor, a Rocha Eterna, Todo-poderoso Deus.
Prostrai, ó povos, louvai de novo, maravilhoso é Cristo Senhor.


6. MAIS DE CRISTO eu quero ver, mais do Seu amor obter,
Mais da Sua compaixão, mais da Sua mansidão.

Coro: Mais, mais de Cristo, mais, mais de Cristo,
Mais do seu puro e santo amor, mais de Ti mesmo, ó Salvador

Mais de Cristo compreender, quero a Cristo obedecer,
Sempre perto dEle andar, Seu amor manifestar.

7. CRISTO, BOM MESTRE, eis meu querer: Tua vontade sempre fazer;
Faze-me forte pra resistir, duras fraquezas que possam vir.
Cristo, bom Mestre, eis meu querer: mais santidade de vida ter;
Faze-me firme, Cristo, meu Deus, pra não deixar a senda dos céus
Cristo, bom mestre, eis meu querer: todas as minhas faltas vencer;
Faze-me rijo para lutar, para a vitória sempre ganhar.

8. QUERO ANDAR COM MEU JESUS, cada dia em meu viver.
Quero andar em Sua luz e servi-Lo sempre com prazer.

Coro: Com Jesus eu quero andar, com Jesus sempre viver.
A Jesus sempre agradar, a Jesus servir e obedecer.

Quero honrar o meu Jesus cada dia em meu viver
Quero amar sempre a Jesus, quero a Ele sempre dar prazer.

Em Jesus eu tenho paz, vida eterna, graça e luz;
Seus amor me satisfaz. Que prazer andar com meu Jesus.

9. LINDO ÉS MEU MESTRE, Rei do céu, da terra,
O Homem Deus, Senhor Jesus.
Teu é o reino, e Tua a honra; és minha glória e minha luz.

Flores do campo, como sois tão lindas.
Sois o esplendor de prados mil.
Mas Cristo é belo, mais puro e lindo, é sempre meigo, bom, gentil.

Lua, és linda; sol, também és lindo.
Quão divinal é vossa luz.
Mas há um brilho mais claro e santo: o brilho do Senhor Jesus.

10. CONTA-ME A HISTÓRIA DE CRISTO, grava-a no meu coração.
Conta-me a história preciosa, pois Ele dá salvação.
Conta que os anjos em coro deram louvor a Jeová.
Oh, glória a Deus nas alturas pelo perdão que nos dá.

Coro: Conta-me a história de Cristo, grava-a no meu coração.
Conta-me a história preciosa, pois Ele dá salvação.

Cristo sofreu no deserto, dias amargos passou
Pelo maligno tentado, mas em poder triunfou.
Conta os Seus sofrimentos que Ele por nós padeceu,
Quando em terrível angústia lá no Calvário morreu.

Conta do cálice amargo, Ele sofreu maldição.
Conta do triste sepulcro, conta da ressurreição.
Oh, grande amor indizível. Graça e favor divinal.
Santos louvores cantamos ao Salvador eternal.

11. JESUS, MESTRE DIVINO, Tu és a luz do meu caminhar.
Amo tudo o que é Teu com aquele amor descido do céu.
Contigo sempre espero viver.
Que bom seria que todos neste mundo vivessem o Evangelho de Jesus.
E no entanto, na pregação de muitos pervertem a palavra da salvação.

Jesus, fonte de amor, vida mais linda da gente seguir.
Vivo esperando que contigo um dia no céu hei de estar.
Aqui na terra, com todo o ardor, hei de gritar:
Façamos deste mundo uma grande família, um só amor.
Corramos logo, pregando a todo o mundo o único Evangelho que salvará.

12. JESUS NAZARENO pregado na cruz, coberto de sangue Seu rosto ficou,
Seu rosto tão lindo qual anjo divino, coroa de espinhos o povo lhe deu.

Coro: Elói, Elói, lama sabactani, clamava ao Pai o divino Jesus.
O bom Redentor de novo clamou, sem forças, porém o Mestre expirou.

Não, se mal dizia da ingratidão que o povo fizera, sem ter compaixão
Lhe deram vinagre. Jesus recusou, sentindo a agonia da morte e da dor.

A luz se fez trevas, a terra tremeu morrendo na luz o Filho de Deus,
Rasgou-se o véu da separação, nos dando a graça, a paz e o perdão.

13. JESUS É BOM, tão grande e, humilde cantarei
As bênçãos do Seu belo amor, - as graças do meu Rei. (2x)

Coro: Por mim viveu, por mim morreu, para me vivificar.
Eu o amo, sim, e quero, pois, com Ele sempre andar.

A Sua paz e amor me dá, consolação para mim.
Vem conhecer o Santo Ser, -vem cá, louvá-lo, enfim. (2x)

14. UM CERTO DIA A BEIRA MAR apareceu um jovem Galileu.
Ninguém podia imaginar que alguém pudesse amar do jeito que ele amava.
Seu jeito simples de conversar tocava o coração de quem o escutava.

Coro: E seu nome era Jesus de Nazaré.
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador que tinha tanto amor.

Naquelas praias, naquele mar, naquele rio, em casa de Zaqueu,
Naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histórias tão bonitas.
Seu jeito amigo de se expressar enchia o coração de paz tão infinita.

Em plena rua, naquele chão, naquele poço e em casa de Simão,
Naquela relva, no entardecer o mundo viu nascer a paz de uma esperança.
Seu jeito puro de perdoar fazia o coração voltar a ser criança

Um certo dia, ao tribunal alguém levou o jovem Galileu.
Ninguém sabia qual foi o mal e o crime que ele fez; quais foram seus pecados.
Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posição de alguns privilegiados
E mataram a Jesus de Nazaré e no meio de ladrões puseram sua cruz
Coro: Mas o mundo ainda tem medo de Jesus que tinha tanto amor. 
(Pe. Zezinho)

15. FALEMOS DE CRISTO, Ele é o Salvador,
Senhor tão singular, do mundo Criador.
Ele foi nos preparar mansões celestiais.
Falemos de Cristo mais e mais.

16. NÓS TE ADORAMOS, ó Cristo, e bendizemos Teu nome. (2x)
Pois foi na amarga cruz que Tu o mundo redimiste.
Nós Te adoramos, ó Cristo, e bendizemos Teu nome.
Nós Te adoramos, ó Cristo.
17. SEMPRE QUE EU LEIO A HISTÓRIA DE CRISTO, eu fico a pensar com grande emoção
No privilégio que muitos tiveram de andar ao seu lado, ouvir sua voz.
Eu também queria a mesma alegria de tê-Lo bem perto, bem juntinho a mim;
De olhar nos seus olhos, serenos e meigos. Oh! Como eu seria tão feliz assim.
Queria saber como Ele pregava e ver o poder com que ensinava.
Inspirava fé e também confiança e dava à paz e alegria enfim.
Ao ver as gravuras dos quadros pintados daquilo que dizem ser o meu Senhor
Meu ser não aceita o que está na tela. É falsa imagem de quem o pintou.
Não creio, não creio num Cristo vencido, cheio de magoas por ser sofredor.
Eu creio num Cristo que é triunfante. Eu creio num Cristo que é vencedor
E um dia também O verei face a face e assim eu creio, pela minha fé
Oh, aleluia! Verei o Seu rosto. Verei a Jesus tal como Ele é
Oh, aleluia! Verei o Seu rosto. Verei a Jesus tal como Ele é! Oh! Aleluia.

18. SEU NOME E MARAVILHOSO, (3x) Pai da Eternidade, Príncipe da Paz
Seu nome é Conselheiro, (3x) Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Seu nome é Deus Forte, (3x) Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Seu nome é Maravilhoso, Seu nome é Conselheiro,
Seu nome é Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)


19. GLORIFICAREI O REI DOS REIS, ao Cordeiro culto dou.
Glorificaremos o Senhor, quem é o grande EU SOU.

Reina em majestade nosso Deus, no Seu trono lá nos céus.
Louvaremo-Lo de coração, louvaremos nós os Seus.

É Senhor da terra e dos céus, é Senhor de todos nós.
É Senhor da vasta criação, ouviremos Sua voz.

Aleluia ao nosso Rei dos reis, ao Senhor cantemos já.
Aleluia ao nosso Pai nos céus, o grande Deus Jeová.

Glorificarei o Rei dos reis. Ao Cordeiro culto dou.
Glorificaremos o Senhor, quem é o grande EU SOU...




No comments:

Post a Comment