Bem-vindos ao Estudos Bíblicos - Joe McKinney

Estou criando este blog para colocar a disposição dos irmãos alguns dos meus estudos Bíblicos. Sinta-se à vontade para usar, citar ou repassar. Não é necessário me referenciar como autor. Peço apenas que se mudar qualquer coisa, retire meu nome do estudo. Agradeço se me mandar qualquer correção de erro em conteúdo ou gramática. Aceitarei com gratidão qualquer sugestão ou comentário para melhorar os estudos neste blog. Cada estudo terá a data da última revisão. Somos todos eternamente alunos, sempre aprendendo e aperfeiçoando nosso entendimento da Palavra de Deus.

Que Deus abençõe você e sua congregação no estudo da Palavra Sagrada.

10/03/2011

Joe Mckinney email joe.mc@comcast.net
blog endereco http://estudos-jcm.blogspot.com/

Monday, January 17, 2011

LEITE ESPIRITUAL I 31 maio 2011



 
LEITE ESPIRITUAL I   31 MAIO 2011

Estas lições são chamadas "leite espiritual" porque foram escritas para cristãos novos ou nenês novos em Cristo. Comparam as necessidades e o crescimento de um cristão novo àqueles de um bebê recém nascido. Há cinco estágios básicos no desenvolvimento de um recém nascido e a seqüência destas lições segue estes estágios:
1. Você nasceu? Então, é hora de comer!
2. Quem é você agora que nasceu da água e do Espírito?
3. Se não crescer, vai morrer!
4. Assuma o seu lugar na família!
5. Seja frutífero e se multiplique!

Segue depois destas lições mais 5 de assuntos importantes para seu conhecimento e crescimento.

ESBOÇO DO ESTUDO

I. VOCÊ NASCEU? ENTÃO, É HORA DE COMER!
II. Quem é você, agora que nasceu da água e do Espírito?
II A. SEU CORPO É AGORA O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS
II B. VOCÊ AINDA ESTÁ NO MUNDO, MAS NÃO É MAIS DO MUNDO          
II C. VOCÊ AGORA É UM DISCÍPULO DE JESUS CRISTO                     
II D. VOCÊ É UM SERVO DO SENHOR                                                                
III. SE NÂO CRESCER, VAI MORRER!                                                                             
IV. ASSUMA O SEU LUGAR NA FAMÍLIA DE DEUS
IV A. ASSUMA O SEU LUGAR NA FAMÍLIA DE DEUS  
IV B. O PROPÓSITO E MISSÃO DA IGREJA                                            
IV C. A IGREJA SE CONGREGA PARA ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO  
IV D. QUEM É VOCE NO CORPO DE CRISTO?                                                   
V. SEJA FECUNDO E MULTIPLIQUE-SE                                                              
LIÇÕES EXTRAS:
A. JESUS É O SENHOR                                                                              
B. A REPRODUÇÃO DO CRISTIANISMO AUTÊNTICO                          
C. SER SIMPLESMENTE CRISTÃO                                                
D. O PLANO DE DEUS PARA NOSSA SALVAÇÃO                                 
E. LEVANDO O EVANGELHO A SUA FAMÍLIA                                     

I. VOCÊ NASCEU? ENTÃO, É HORA DE COMER!

“Como crianças recém-nascidas, desejem intensamente o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom” (1 Pedro 2:2-3). (NVI)

Como um recém-nascido, logo depois do parto, começa a buscar o seio da mãe para se alimentar, você como um cristão recém-nascido, precisa se alimentar da Palavra de Deus. Antes de compreender teologia e doutrinas, antes de saber engatinhar ou andar, mesmo antes de entender a importância da nutrição para a saúde, você precisa de nutrição espiritual. Este vem da Palavra. Então comece agora. Não perca mais um dia. Pegue a Bíblia e inicie a sua alimentação diária. Aqui estão algumas sugestões para lhe ajudar a começar.

A. OUÇA A PALAVRA.
Não falte às reuniões da igreja e não deixe de prestar bem atenção nas pregações e aulas bíblicas. Sempre leve com você caneta e papel para fazer anotações. Você pode revisá-las em casa e tirar dúvidas com alguém sobre pontos que não entendeu. Seja diligente nisso. Como aquele recém-nascido que, às vezes, parece estar morrendo de fome, seja faminto da Palavra de Deus. É claro, você nunca vai querer chegar a estes momentos sem levar a sua Bíblia!

B. LEIA A PALAVRA.
Leia a Bíblia toda em um ano. Existem tabelas onde você marca no papel cada capítulo que leu. E lendo três capítulos por dia e cinco aos domingos, você vai ler a Bíblia toda em um ano! Esta leitura vai dar a você uma visão geral da Bíblia. Sendo uma leitura e não um estudo intenso, seria bom usar uma tradução da Bíblia com uma linguagem bem acessível. Para estudos mais profundos é bom usar uma tradução mais literal.

C. ESTUDE A PALAVRA.
Orando, peça entendimento a Deus. Deixe que o Espírito Santo de Deus fale a você através da Sua Palavra. Em vez de começar estudando o que outras pessoas pensam sobre uma passagem, leia você mesmo as palavras que o Espírito escolheu. Isto é estudo pessoal e original.
1. Siga um sistema de estudo. Não é sábio cada dia abrir cegamente em qualquer lugar e começar a estudar sem pensar no contexto ou na seqüência. O estudante diligente sempre está construindo sobre o que já aprendeu. Então estude um livro, um capítulo, um discurso ou um tópico.
2. Anote os seus pensamentos, perguntas, dúvidas e reflexões durante o seu estudo. Tenha um caderno especialmente para isso. Todos nós sabemos que um bom pensamento, uma iluminação ou uma nova compreensão facilmente é esquecida. Escreva os resultados dos seus estudos.
3. Faça as perguntas abaixo e anote as respostas no seu caderno de estudo:
a. O que esta palavra diz? Analise versículo por versículo. Procure as definições das palavras difíceis. Anote referências de passagens paralelas. Faça um esboço do parágrafo.
b. O que eu não entendi? Escreva as dúvidas e perguntas. Muitas das suas dúvidas se tornarão claras no decorrer do estudo da Bíblia toda.
c. Qual o resumo desta passagem? Seja breve.
4. Escolhe alguns versículos para decorar. Sem dúvida Jesus fazia isto. Faça uma lista dos versículos decorados para revisá-los freqüentemente.
5. Medite naquilo que você estudou. Este passo é muito importante. A meditação dará profundidade ao seu estudo da Palavra. Isto não se refere a um método de meditação como algumas religiões orientais usam (como meditação transcendental, por exemplo), mas a que você fica mastigando, refletindo, pensando, aplicando e analisando aquilo que aprendeu na Palavra.

D. FAÇA UMA APLICAÇÃO PESSOAL DA PALAVRA.
Aplique as lições aprendidas em você mesmo, fazendo estas perguntas sobre cada trecho:
1. Existe um exemplo aqui que eu posso seguir?
2. Existe um pecado aqui que eu devo evitar?
3. Existe um mandamento para eu obedecer?
4. Existe uma promessa para eu aproveitar?
5. O que esta passagem ensina sobre Deus ou Jesus?
6. Há alguma dificuldade aqui para ser examinada de perto?
7. Existe algo aqui sobre o que eu devo orar?
8. O que tem aqui que me ajudará nos meus problemas?

E. COMPARTILHE A PALAVRA.
Escolha alguém e compartilhe com esta pessoa algumas verdades significantes que você está aprendendo nos seus estudos. Isto serve para a edificação da pessoa. Também, quando você consegue expressar aos outros aquilo que estudou, então este conhecimento se torna propriedade pessoal sua.

F. PRATIQUE A PALAVRA.
Como Tiago escreveu, “Sejam praticantes da Palavra e não apenas ouvintes” (Tiago 1:22). O verdadeiro conhecimento da Palavra de Deus só vem quando você está pondo em prática aquilo que a Palavra ensina. Seja como o homem prudente que construiu a sua casa na rocha em vez de sobre areia (Mateus 7:24-28).

UMA SUGESTÃO: Escolha um mandamento, atributo ou princípio bíblico cada semana para praticar. Escreva isso no seu caderno de estudos e, cada dia, procure oportunidades para pôr em prática o que a Palavra está lhe ensinando. Assim a Palavra de Deus se tornará a Palavra Viva em você!

G. PARA DECORAR: 2 Timóteo 3:16, 17. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (NVI)

II. . Quem é você agora que nasceu da água e do Espírito?

“... se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que coisas novas surgiram!” (2 Coríntios 5:17).

“... fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma nova vida” (Romanos 6:4).

O recém-nascido sai do ventre da sua mãe para entrar num mundo novo. A sua nova vida é bem diferente da velha. De repente ele muda de ambiente. Isso pode ser um grande choque, mas não há retorno. Ele jamais poderá voltar ao ventre da mãe. Assim é com o novo cristão. Sua mudança de vida é radical e não há retorno. De fato, quem pensa em voltar deve saber que, os que voltam à velha vida depois de nascer de novo em Cristo, “estão em pior estado do que no princípio.” (2 Pedro 2:20-22). Você precisa entender como é a sua nova vida em Cristo para lhe ajudará a assumir a sua nova identidade. Quem é você agora, uma vez que nasceu de novo da água e do Espírito?

II A. SEU CORPO É AGORA O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

A. SEU CORPO FOI COMPRADO POR CRISTO JESUS.
1. Leia 1 Coríntios 6:12-20 e note:
a. Seu corpo físico agora tem um propósito divino - vv. 12, 13. Por exemplo, o propósito de uma mala é de levar roupa e o propósito de um fogão é de cozinhar. Então, o que fazer com a mala e com o fogão? Varrer o chão com a mala, ou jantar em cima do fogão não é o uso correto destas coisas. É assim também com o seu corpo. Ele é para o Senhor.
b. Seu corpo é tão importante que um dia Deus vai ressuscitá-lo da morte - v. 14. Todos os que têm o Espírito Santo habitando neles, têm a garantia de que serão ressuscitados para a glória de Deus. A Bíblia diz que “... foram selados com o Santo Espírito da promessa. Ele é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus...” (Efésios 1:13-14). Você tem uma garantia de Deus que Ele não vai deixar seu corpo no túmulo, mas na ressurreição vai receber um corpo glorificado, não mais sujeito à dor, doença, solidão ou tristeza. Vai ter um corpo para as coisas boas da vida: alegria, felicidade, imortalidade, paz e comunhão eterna no céu com Jesus, Deus e todos os seus outros filhos.
c. Seu corpo é membro do Senhor - v. 15. Se você tivesse o poder de controlar a perna, o braço, os olhos ou a mão de Jesus, o que faria com eles? Levaria a lugares indecentes? Mostraria pornografia? Agiria com hábitos sujos? Faria atos imorais? Fumaria? Beberia? Tomaria drogas? Machucaria estes membros do corpo dEle? Mataria estes membros? Claro que não! Então não trate o seu corpo, que é membro de Cristo, desta maneira.
d. Seu corpo é santuário do Espírito Santo de Deus - v. 19. O santuário de Deus é um lugar para adoração, em espírito de reverência e dedicação.
e. Seu corpo não é seu - v. 19-20. Você é um encarregado dos bens de Deus e não o dono. Então sempre pergunte: O que Deus quer que eu faça com este corpo que pertence a Ele?

2. “Eu moro numa casa. Não é uma casa perfeita. Tem coisas boas e ruins, mas, apesar de tudo, gosto dela. Estou bem acostumado com ela. Um dia, no passado, o homem mais rico, puro, generoso, bondoso e maravilhoso do mundo comprou a minha casa. Ele pagou um preço alto, acima do valor da casa, mas evidentemente Ele a quis, e muito. Ele a comprou, mas não me expulsou. De fato, Ele veio morar dentro da casa comigo. Tenho que confessar que é ótimo ter Ele na mesma casa comigo, mas tenho que confessar também que tive de fazer algumas mudanças. Agora sinto a necessidade de cuidar melhor da casa, mantendo-a limpa e, claro, nunca fazendo nada que Ele não aprova, porque Ele mora lá - a casa pertence a Ele. Não é minha.”

É óbvio que esta casa é o meu corpo. Jesus o comprou e veio morar nele comigo, através do Espírito Santo. Agora quero usá-lo como Ele quer porque Ele é o dono e eu sou o mordomo. Então, antes de fazer qualquer coisa, comer qualquer comida, falar qualquer palavra, pensar qualquer pensamento, participar de qualquer atividade - pergunte a si mesmo: “É bom fazer isto com o corpo que pertence a Jesus?”

B. USOS DUVIDOSOS DO TEMPLO DE DEUS
1. Às vezes, é difícil decidir se uma atividade é proibida ou permitida. Até entre pessoas religiosas há grandes diferenças de opinião sobre o assunto: de que o cristão pode participar. Por exemplo: dançar, tomar bebidas alcoólicas, fumar, assistir televisão, jogar futebol ou outros esportes, jogar baralho, ir ao cinema, ir à praia, jogar na loteria, trabalhar num bar ou boate, usar mini-saia, votar nas eleições, ser político, escutar música popular, usar drogas, casar-se com um descrente, ser militar e mais e mais ...
2. Não encontramos regras específicas sobre estas coisas na Bíblia. Não é suficiente somente procurar uma proibição ou permissão na Bíblia. Às vezes, a Bíblia ensina princípios em vez de apenas regras.
3. Vamos sugerir algumas perguntas que você deve fazer antes de participar de uma atividade qualquer:
a. Decida, em primeiro lugar, que você vai fazer a vontade de Deus, mesmo antes de saber qual é esta vontade. (Leia João 7:17). Pergunte-se com honestidade: “Qual é o desejo do meu coração: agradar a Deus ou agradar a si mesmo? (Veja Mateus 6:33 e Romanos 12:1, 2.)
b. A Bíblia tem alguma instrução ou ensino claro sobre esta atividade?
c. Esta atividade me fará ter associações que vão me corromper pela sua influência? (1 Coríntios 15:33; 1 Coríntios 10:31).
d. Esta atividade vai prejudicar à minha saúde sem necessidade? (Romanos 12:1; 1 Coríntios 10:31)
e. Esta atividade vai me impedir de cumprir as minhas responsabilidades como cristão? (2 Coríntios. 6:14-18)
f. Esta atividade pode prejudicar a minha influência como cristão perante os outros? (Romanos 12:2; 1 Coríntios 8:7-13, 10:23-33; 2 Coríntios 7:1; Tito 2:12)
g. Esta atividade pode fazer meu irmão tropeçar (cair no pecado)? (Romanos 14)

h. Eu tenho dúvidas sobre esta atividade? Se eu fizer, estarei agindo contra minha própria consciência? (Romanos 14:23)

i. Que faria Jesus em meu lugar? (1 Pedro. 2:21)


II B. VOCÊ AINDA ESTÁ NO MUNDO, MAS NÃO É MAIS DO MUNDO 

A. CRISTO OROU POR SEUS DISCÍPULOS
1. “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno. Eles não são do mundo, como também eu não sou” (João 17:15-16). Quando você recebeu Cristo como Senhor e Salvador, você rejeitou o mundo. (“mundo” aqui se refere às coisas más desta vida, os desejos ilícitos, o egoísmo, as obras da carne, materialismo, etc.) Sua lealdade já não é mais com o mundo. Ele é considerado até o seu inimigo. Não é suficiente amar a Cristo e seu caminho. Você tem que deixar de amar o mundo. Abra sua Bíblia e leia 1 João 2:15-17 e veja o relacionamento entre você, o cristão, e o mundo. Pense no seguinte:
a. O amor ao mundo impede o coração do homem de ter amor para Deus. Como água e óleo, os dois não podem se misturar (v. 15).
b. Nenhuma das atrações do mundo vem de Deus. Sejam os desejos ilícitos, ou o orgulho, ou ainda, o egoísmo; estas coisas vêm do mundo do maligno e não de Deus (v. 16).
c. O mundo, com seus desejos, será destruído. Quem vai permanecer é aquele que faz a vontade de Deus (v. 17).

2. SOMOS DIFERENTES DO MUNDO. Agora você está percebendo que o cristão e o mundo têm seus próprios interesses? O cristão tem que ficar separado do mundo! Mas como? Será que isto quer dizer que você deve parar de estudar e trabalhar, ou que deve fugir para uma ilha deserta onde nenhuma das contaminações do mundo poderá atingi-lo? Claro que não! O cristão está no mundo, mas não é do mundo. Ele é bem diferente das pessoas do mundo e esta diferença se reflete em sua vida. Irmãos, nós somos diferentes! Qualquer pessoa que olhar para sua vida, vendo seu comportamento, deve facilmente perceber que você é um seguidor de Jesus Cristo!

3. Agora leia Colossenses 3:5-16 (NVI) e note as coisas que o cristão pratica e as coisas que ele não pratica. Veja como a vida cristã é tão diferente do jeito do mundo.

B. AGORA QUE VOCÊ É CRISTÃO, VOCÊ PODE RESISTIR AS TENTAÇÕES
1. O propósito eterno de Deus para nós é de apresentar-nos perante ele, santos, inculpáveis e irrepreensíveis. (Leia Colossenses 1: 21,22 e Efésios 1:4; 5:25-27). Nossa situação real é que estamos no mundo, mas não somos do mundo. Mesmo sendo santificados (separados) do mundo para servirmos a Deus (1 Coríntios 6:9-11) e devendo viver vidas santas (Romanos 6: 11,12), nós ainda somos sujeitos à tentação. Agora, porém, há uma grande diferença. Temos ajuda divina na luta contra o pecado! Veja a situação do cristão na tentação:
2. . O perigo de tentação é a possibilidade de apostasia é real. Leia Hebreus 3:1-19 e note:
a. A advertência é dirigida a “santos irmãos, participantes da graça celestial” (v. 1.)
b. A condição para receber as bênçãos é de se guardar firme até o fim. (v. 6 e 14.)
c. Um exemplo de apostasia era Israel no deserto. (v. 7-11.)
d. A advertência: pecado pode enganar e endurecer o coração e podemos perder o descanso. (v. 12, 13, 19.)

Um resumo: “Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.“ (Hebreus 4:11) e “Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se deixar afastar da esperança do evangelho. Este é o evangelho que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu, do qual eu, Paulo, me tornei ministro.” (Colossenses 1:22, 23).

3. Como ficar firme, resistindo às tentações de Satanás?
a. Revestir-se de toda a armadura de Deus. (Efésios 6:10-18)
Aumente sua fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade, amor. (2 Pedro 1:5-11)
b. A Segurança Divina: Deus não vai permitir que você seja tentado além da sua força para resistir. (1 Coríntios 10:13).
c. Uma Ajuda Divina: O Espírito Santo, que habita em você, ajuda você nas suas fraquezas, intercedendo por você. (Romanos 8:26, 27).

C. O QUE FAZER QUANDO O TENTADOR CHEGAR? (Mateus 4)

1. Lembre-se que na vida de Jesus a tentação era necessária. (Jesus foi levado pelo Espírito, ou, nas palavras de Marcos, o Espírito o impeliu). Ele foi aperfeiçoado, qualificado para ser nosso sacrifício e sumo sacerdote (Hebreus 2:17, 18; 4:15, 16) no processo. Como no caso de Jesus, também a sua fé tem que ser provada. Há um risco nisso? Sim, mas quem nunca entra em campo nunca será vencedor. Deus prova a nossa fé (1 Pedro 1:7; Tiago 1:2-4, 12, 13), mas não nos tenta a pecar. Jesus foi levado por Deus para ser tentado, mas ele não buscou a tentação e não foi tentado por Deus.

2. Reconheça que Satanás é o tentador. É ele que quer nos derrubar quando chega dizendo coisas como estas: “Faça, ninguém vai saber”, “Faça, Deus não se importa com isso”, “Faça, Deus não sabe o que você precisa”, “Faça, você vai se sentir bem”, “Faça, você só vive uma vez, aproveite a vida”, “Faça, Deus quer que você seja feliz.” Lembre-se que estes pensamentos vêm de alguém que só quer lhe destruir.

3. Quando o tentador vier a você, diga o que Cristo disse: “Não - porque está escrito.” Mas para poder fazer isso, você precisa fazer algumas coisas:

4. Conhecer a Palavra de Deus.

5. Crer na Palavra de Deus.

6. Resolver de antemão fazer a vontade de Deus.

7. Quando o tentador vier, lembrar-se da Palavra de Deus (que é a espada do Espírito).

8. Quando o tentador chegou a Eva, ela conheceu, mas não creu. No caso de Ananás e Safira, eles conheceram e creram, mas não resolveram obedecer. Na hora da sua tentação, Davi conheceu, creu e resolveu antemão obedecer, mas não lembrou na hora da tentação. Jesus, porém, conheceu, creu, resolveu antemão obedecer e na hora da tentação se lembrou da Palavra e até citou a Palavra de Deus. Assim, ele conseguiu resistir o tentador.

D. PARA DECORAR: Efésios 6:10-18.

II C. VOCÊ AGORA É UM DISCÍPULO DE JESUS CRISTO!

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30).

A. O QUE É UM DISCÍPULO DE JESUS?
A vida cristã é um processo de aprendizagem (João 6:45, Mateus 28:18-20) e o discípulo é um aluno. Mas no contexto do Novo Testamento, tem um sentido um pouco diferente. Nos dias de Jesus, havia mestres ou professores e alunos ou discípulos. Porém, não ficaram sentados em sala de aula como hoje em dia. O mestre ensinava em termos bem práticos. Ele andava com os seus alunos. Ele mostrava como fazer as coisas. Por isso, muitas vezes, a palavra discípulo na Bíblia é traduzida seguidor. Assim fazia Jesus e a palavra, talvez, que melhor transmita este relacionamento seria “aprendiz”. Imagine um bom mecânico e seu aprendiz. O “mestre”, neste caso, diz ao seu aprendiz como usar certas ferramentas, como consertar certos problemas. O aprendiz escuta, observa o professor fazendo, e depois pega as ferramentas e procura imitar o trabalho do seu mestre. Ele é um discípulo do mecânico. “Discípulo” é o termo mais usado nos evangelhos para descrever os seguidores de Jesus - 269 vezes.
1. Se nós somos os alunos, quem é o professor? É Jesus.
2. O que Jesus nos ensina? Ele nos ensina como viver, ser, fazer e ensinar e nós aprendemos fazendo.
3. Onde fica a sua sala de aula? Em todo lugar.
4. Quando estamos em aula? O tempo todo.
5. Qual o seu método de ensino? Falando e praticando. (Veja Filipenses 2:3-8 e 2 Coríntios 3:18).
6. Não é o poder do pensamento positivo nem um sistema mecânico de melhoramento moral.
7. Qual o alvo do discípulo? Conhecer a Cristo (João 17:3) e ser como ele é (Romanos 8:29).
8. Quando podemos dizer que aprendemos a nossa lição? Quando estamos praticando aquilo que ele nos ensinou.
9. Quando alguém é considerado um discípulo? Quando ele se matricula na escola de Jesus ou quando ele se forma? Quando você se tornou um cristão, você se matriculou na Escola de Jesus! Você vai passar o resto da sua vida aprendendo dele.

B. O PREÇO DE SER DISCÍPULO

Lembre-se também o preço que você tem que pagar para ser discípulo de Jesus. O preço da matrícula na Escola de Jesus é alto! Com as bênçãos vêm as responsabilidades, e o cristão, como filho do Rei dos reis, tem a responsabilidade de ser digno da sua família. Falando a respeito da vida do discípulo, Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23). São quatro os princípios dessa passagem que devemos saber e praticar:
1. “A si mesmo se negue” O cristão é escravo de seu dono, Cristo, e assim, não tem mais sua própria vontade para cumprir, mas a vontade do seu Mestre e Senhor. Agora nós não devemos mais procurar os desejos do mundo nem ceder à tentação. Jesus, com as mesmas armas contra o pecado que estão nos disponíveis, enfrentou a tentação e venceu todas às vezes. “Antes foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15). Agora procuramos a vontade de nosso Deus.
2. “Tome a sua cruz” O que significa a palavra “cruz” nesta passagem? Será que é uma medalha que a pessoa usa no pescoço, um símbolo do cristianismo ou tortura e sofrimento? Nenhuma destas respostas está certa. A idéia no primeiro século, quando Jesus falou estas palavras, foi para morrer a si e a seus interesses - ser morto com relação ao mundo e seus pecados. Morrer para sua velha vida é poder dizer como Paulo, “Estou crucificado em Cristo. Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:19, 20)
3. “Siga-me” Aqui está a origem da nossa força - Jesus é o segredo. É Ele quem nos dá força para suportar as coisas difíceis da vida. É Ele quem guia nosso caminho! Ele nos dá êxito na tentação (1 Coríntios 10:13). Devemos segui-Lo para a vida eterna (1 João 14:6). Ser cristão não significa apenas deixar de pecar, e sim, colocar Jesus e sua palavra em primeiro lugar em sua vida, seguindo a Ele e imitando a Ele em tudo.
4. “Dia a dia” Fizemos esta decisão de negar a nós mesmos e tomar nossa cruz, pela primeira vez, no dia que abraçamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor. Mas aquele dia já passou e hoje é outro dia! Todos os dias temos que fazer a decisão de seguir a Cristo de novo! Quando Jesus disse “dia a dia,” Ele estava nos dizendo que temos que fazer esta decisão a cada dia. A nossa fé tem de ser viva, tem de ser atual! Temos que renovar diariamente nossa visão de ser como Cristo; assim temos a certeza de que somos cristãos e que temos todas as bênçãos de Deus.

C. Leia também: Lucas 14: 25-33; Romanos 12:1, 2; Marcos 8:36.

D. TRÊS CARACTERÍSTICAS DE UM DISCÍPULO. Jesus, no evangelho de João, menciona três características de um discípulo:

1. Permanece na sua Palavra (João 8:31)
a. É mais que simplesmente crer (João 8:29-59),
b. Implica conhecimento da Palavra. Temos que estudar as palavras de Jesus.
c. Significa praticar aquilo que aprendemos.
d. Você está permanecendo na Palavra? Você estuda a Bíblia diariamente?
2. Ama aos outros (João 13:34, 35):
a. Como nós devemos amar? Como Cristo nos amou. João 13:34 diz que se doou por nós. Como seremos discípulos? Ajudando-nos uns aos outros, conversando uns com os outros sobre assuntos espirituais, estudando a Bíblia juntos, sendo sensíveis às necessidades uns dos outros.
b. Você está amando aos seus irmãos em Cristo? O que está fazendo de concreto para ajudá-los?
3. Produz muito fruto. (João 15:8):
a. Que tipo de fruto nós produzimos? Crianças e famílias, fruto do Espírito (Gálatas 5:22), glória a Deus por nos ter criado (as estrelas, as montanhas, os animais louvam a Deus), trazer outras pessoas para Cristo.
b. Por que dar frutos? Para glorificar a Deus, para não ser cortado (João 15:1-2), para salvar outras pessoas, por Gratidão (Salmo 51:12-15), para cumprir o nosso propósito.
c. Como podemos dar mais fruto? Permanecendo em Jesus. O ramo cortado da videira não produz nenhum fruto (João 15:5).
d. Você produz bastante fruto?

E. JESUS É NOSSO EXEMPLO

Nós conhecemos a Jesus através da Bíblia. Notamos como Ele agia, pensava, tratava as pessoas. Aprendemos quais são seus valores. Vemos seus atributos como amor, mansidão, humildade, misericórdia, pureza, justiça e nós, meditando nEle e admirando a Ele, procuramos também ser assim. Para o cristão, Cristo é o ideal.

II D. VOCÊ É UM SERVO DO SENHOR

Você é um mordomo, encarregado, administrador, servo. Mesmo “doulos” significando “escravo”, quando lemos como Jesus usou a palavra, especialmente nas parábolas, notamos que Ele colocou uma grande ênfase nas responsabilidades colocadas sobre estes servos. Os servos do Senhor não eram simplesmente “robôs” que agiam mecanicamente, sem qualquer pensamento próprio ou sem tomar qualquer iniciativa. Ao contrário, os servos de que Jesus falou eram pessoas de confiança com quem o senhor deixava o cuidado dos seus bens quando ele viajava. Esta é a nossa condição sendo servos do nosso Senhor Jesus Cristo; somos pessoas a quem Deus encarregou os seus bens. Ter Jesus como Senhor significa que você é um mordomo, um encarregado, um administrador das coisas que pertencem a Deus. Note algumas coisas que Deus confiou a você:

A. DINHEIRO
Na realidade, nada pertence a nós, tudo pertence ao Senhor, mas Ele nos encarregou de cuidar daquilo que pertence a Ele. Isto inclui o nosso dinheiro (bens, salário, etc.). Note as seguintes verdades bíblicas:
Salmos 24:1 - Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém.
Ageu 2:8 - Minha é a prata, Meu é o ouro, diz o Senhor.
Atos 4:32 - Ninguém considerava exclusivamente sua, nenhuma das coisas que possuía.
1. Quando você pensa em dar ao Senhor o seu dinheiro: lembre-se do princípio básico: Antes de dar as coisas a Deus, dê-se a si mesmo a Ele.
2 Coríntios 8:5 - os de Macedônia “deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor”.
Romanos 12:1 - “apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...”
2. Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9:7). Um marido viajou e voltou com um presente para sua esposa. Chegou, jogou o presente no chão e disse: “Tome-o, é seu!” Será que a esposa gostou? Quando convida a sua mãe almoçar em sua casa, você vai dar os restos ou dará o melhor? Assim, dê por amor ao Senhor ou Deus não se agradará com a sua oferta.
3. Deus abençoa a quem dá com generosidade. Leia 2 Crônicas 31:10; Malaquias 3:10 e 2 Coríntios 9:6. Deus paga 100% de juros no investimento (Mateus 19:27-29).
4. Deus tira as bênçãos de quem não é generoso. Leia Malaquias 3:8-9 e Atos 5:1-11.
5. Mais bem-aventurado é dar que receber. Atos 20:35 - Alguns têm receio de falar sobre a coleta porque não querem abusar, porque o povo é pobre ou porque outros abusam em nome da religião, mas podem estar roubando uma benção dos que contribuem. Quem recebe sem dar não está sendo abençoado como aquele que dá.
6. Quanto devo dar? Na Lei de Moisés, os judeus deram 10% - o dízimo.  A Lei de Moisés não está mais em vigor - Gálatas 3:24-25, mas no Novo Testamento, o mesmo princípio se aplica: é percentual, quem tem mais, dá mais e quem tem menos, dá menos (I Coríntios 16:2). Nenhuma porcentagem é especificada, mas a pergunta é: Deus tem prosperado e abençoado você mais do que os judeus ou menos do que eles foram abençoados? Há vários meios para dar: na coleta da Igreja, praticando caridade em geral, ofertas especiais, etc.
7. Se você daria muito se fosse rico, então aprenda a dar muito enquanto é pobre. Lucas 16:10.

B. TEMPO
Tempo é a única coisa que Deus dá a todos igualmente: todos recebem 24 horas/dia. (Estou pensando em cada dia e não no número de anos.)
1. A Bíblia fala do uso do tempo.
Salmo 90:12 - reconheça que a vida é breve para saber usá-la com sabedoria.
João 9:4 - use o tempo que tem, para fazer o trabalho do Senhor. Vem chegando o tempo em que não haverá mais oportunidade.
Efésios 5:15-17 - ande prudentemente com sabedoria, redimindo (comprando, resgatando) o tempo. Seja sensato, fazendo bom uso do seu tempo para fazer a vontade de Deus.
Colossenses 4:5 - aproveite as oportunidades.

2. Como Preencher o Seu Dia?
Guarde tempo para estar na presença de Deus - louvor, oração, estudo.
Guarde tempo para a família - conversar, brincar. Falar sobre Deus.
Guarde tempo para a Igreja - estudar, conversar, aconselhar.
Guarde tempo para si mesmo - esportes, leitura, educação.
Guarde tempo para os outros - especialmente os perdidos e os necessitados.
Guarde tempo para planejar - faça uma revisão da semana.
Guarde tempo para servir a Deus - cumpra o seu ministério.
Na semana temos 168 horas: menos 56 para dormir menos 60 para trabalhar menos 20 para refeições e banho deixando 32 para outras atividades da vida.

3. Abusos do Tempo
Preguiça e desordem (2 Tessalonicenses 3:11)
 “Mãos vazias é a oficina do diabo” (veja 1 Timóteo 5: 13 14.)

4. Uma Perspectiva Cristã: (Romanos 12:1, 2) Tudo que somos e tudo que temos (inclusive o tempo) pertencem a Deus e nós devemos nos oferecer a Ele como sacrifícios vivos. Assim, toda atividade agora tem novo sentido. Tudo que fazemos com o tempo deve ser analisado nesta base, toda atividade pode ter um propósito voltado para Deus, seja dormir, trabalhar, comer e tomar banhos, limpar a casa, estudar, praticar esportes, se divertir, conversar, etc.… Tudo faz parte de uma vida cristã equilibrada.

C. O EVANGELHO
Jesus voltou ao céu e o mundo ainda não era evangelizado, Ele deixou isto nas mãos dos seus discípulos. Atos 1:1 começa falando do que Jesus começou a fazer. O que ele começou é para nós continuarmos. Mas, como na parábola dos talentos (Mateus 25:14-30), o Senhor voltará e todos terão que prestar contas de como usaram aquilo que Jesus deixou. Somos mordomos do evangelho, fomos encarregados de compartilhar este evangelho com o mundo.

III. SE NÂO CRESCER, VAI MORRER

É uma tragédia quando uma criança nasce, mas não cresce. Se não crescer mentalmente, é chamada de retardada. Se não crescer fisicamente, se chama de anã. Na verdade, a única alternativa para não crescer é morrer. Também é assim espiritualmente, se você não se desenvolver na sua vida cristã, você vai morrer. Veja o que Deus falou sobre crescimento espiritual:

“... quando deveis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus, assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal” (Hebreus 5:11-14).

“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação”
 (1 Pedro 2:2).

“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, desenvolvam a vossa salvação com temor e tremor”, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. “(Filipenses 2:12, 13).

A. CRESCIMENTO ESPIRITUAL – O QUE É?
1. Lembre-se que isto trata de crescimento espiritual e não físico ou numérico. Significa que nós estamos nos tornando mais e mais semelhante a Jesus Cristo (2 Coríntios 3:18).
2. Aprendemos discernir entre o bem e o mal (Hebreus 5:14).
3. Andamos mais pelo Espírito e menos pela carne (Gálatas 5:13-26).
4. Possuímos e aumentamos as virtudes cristãs nas nossas vidas: fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade, amor (2 Pedro 1:5-11). Se estas coisas existem em nós e em nós estão aumentando, nós seremos ativos, frutíferos, firmes e não vamos tropeçar. Nisto, podemos entender crescimento espiritual como uma mudança para o melhor do nosso próprio caráter.
5. Uma observação: Você cresce espiritualmente quando pratica tal virtude e também quando você erra e reflete sobre o erro. Às vezes, apanhando ou sofrendo por causa de uma falha sua faz você crescer. Este é o valor da disciplina do Senhor (Hebreus 12:1-13).

B. AS VIRTUDES ESPIRITUAIS EM 1 PEDRO 1:
1. Fé
a. Leia Romanos 10:17 e veja como Deus sempre cumpre suas promessas (Marcos 10:29; Romanos 8:28).
b. Tragédias na vida acontecem, mas sabendo e percebendo que Deus está nos sustentando nestes momentos aumenta a nossa fé.
c. Vivendo por fé aumenta a fé. Anote alguns momentos na sua vida quando você enfrentou o medo ou uma dificuldade, confiando muito no Senhor e assim venceu.

2. Virtude
a. Significa coragem moral. É a característica que ajuda as pessoas fazer o que é certo mesmo quando é muito difícil ou quando os outros estão contra.
b. Um exemplo de coragem moral é José. Leia Gênesis 39 e veja está virtude em ação. Anote o exemplo de pessoas na sua vida que demonstraram grande virtude, coragem moral.

3. Conhecimento – de Deus e da Sua vontade e de Cristo e da Sua vida.
a. A falta de conhecimento fez com que o povo de Deus fosse destruído (Oséias 4:6).
b. As palavras de Jesus nos julgarão (João 12:48-50) então precisamos colhê-las.
c. O essencial para obter conhecimento é a leitura Bíblica (Salmo 1:1-3).
d. Lendo livros espirituais e comentários também podem ajudar.
e. Faça um plano concreto para crescer em conhecimento e mostre a um irmão para avaliar.

4. Domínio Próprio
a. Devemos ter domínio próprio sobre nossos corpos: a respeito das paixões, dos apetites, do gênio, etc. (1 Coríntios 9:27).
b. Domínio próprio é um fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23).
c. Faça uma lista das áreas na sua vida em que você precisa ter mais domínio próprio. Ore constantemente para Deus lhe dar crescimento nestas áreas.

5. Perseverança
a. Significa “fortaleza, constância, paciência; a característica de um homem que é inabalável no seu propósito deliberado e sua lealdade à fé e piedade, não sendo desviado pelas maiores provações ou sofrimentos.
b. Um exemplo bíblico de perseverança se vê em Tiago 5:7-11.
c. Veja Tiago 1:2-4 sobre como desenvolver a perseverança.
d. Nós teremos problemas e tentações em nossas vidas;
e. A salvação é para aquele que continua firme até o fim (Hebreus 3:6).
f. Anote pessoas ou situações na sua vida que motivaram você a ser perseverante. Você sofreu muito para aprender a perseverar?

6. Piedade
a. Significa devoção pessoal a Deus ou reverência.
b. A piedade é proveitosa para tudo (1 Timóteo 4:8).
c. Sugestões para lhe ajudar a manter a sua mente pensando em coisas espirituais e divinas:
i. Escutar música evangélica,
ii. Ter dias de oração e jejum,
iii. Formar um grupo de oração,
iv. Fazer cultos domésticos,
v. Reservar um tempo cada dia para ler, orar e meditar na Palavra de Deus.
vi. Descreva a sua prática de devoção pessoal. Você tem um plano? Tem alvos?

7. Fraternidade –
a. É amor entre irmãos.
b. Um exemplo bíblico: As igrejas que ajudaram os cristãos em Jerusalém durante a grande fome (2 Coríntios 8:1-5).
c. Outro exemplo bíblico: As orações que os cristãos fizeram por Pedro demonstravam fraternidade (Atos 12:1-5). Isto pode incluir a prática da hospitalidade (Gálatas 6:10).
d. Anote o nome de irmãos que precisam da sua ajuda. Em que você pode ajudá-lo?
e. Aproxime-se de irmãos que estão precisando de um amigo.

8. Amor
a. Amor cristão é uma ação que significa desejar e buscar ativamente o bem do outro. Por isso sempre envolve o servir.
b. Servir significa suprir as necessidades do outro, e reconhecemos que as necessidades verdadeiras não são o que a pessoa quer, mas o que precisa.
c. Amor se expressa no servir. Jesus veio para servir: ele nos amou, viu a nossa necessidade de ter perdão e ele morreu na cruz para conseguir isto. Vamos buscar ativamente o bem-estar dos irmãos. Leia 1 Coríntios 13 e 1 João 3:11-18 e 4:7-21.
d. Escreva aqui nomes de pessoas ou eventos na sua própria vida que lhe ajudaram a compreender e praticar o amor.

IV. ASSUMA O SEU LUGAR NA FAMÍLIA DE DEUS

Quando nasce um bebê, sendo um recém-nascido, ele começa se alimentando, sendo cuidado quase exclusivamente pela mãe, recebendo muito mais do que contribui, estando um pouco fora do ritmo da família. Mas chega à hora dele assumir o seu lugar na família. Ele começa a comer na mesa com os outros, formar relacionamentos, aceitar responsabilidades e cumprir tarefas. Tudo isso faz parte do seu desenvolvimento.

Também você, um novo cristão, precisa assumir o seu lugar na família. Quando você se entregou a Jesus Cristo para ser seu salvador, rendendo a sua vida a Ele, arrependendo-se dos seus pecados e sendo sepultado com Ele no batismo, naquele momento você entrou num novo relacionamento com os outros seguidores de Jesus. Este novo relacionamento dos cristãos é chamado de “igreja.” A vida cristã não é vivida sozinha e sim em companhia dos outros membros da igreja. Este é o plano de Deus para você.

IV A. A IGREJA É A FAMÍLIA DE DEUS

A. A IGREJA É UM GRUPO BEM ESPECIAL DE PESSOAS

Este grupo é bem especial porque consiste de pessoas que Deus já chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). É o grupo de pessoas salvas pelo sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus.  A igreja é um povo separado por Deus para Si mesmo. Os membros da igreja (literalmente os chamados para fora) têm sido chamados:
Chamados por Deus - Romanos 8:28-30.
1. Chamados para fora das trevas - 1 Pedro 2:9; Colossenses 1:13.
2. Chamados pelo evangelho - 2 Tessalonicenses 2:14.
3. Chamados para comunhão com Cristo - 1 Coríntios 1:9.
4. Chamados para santificação - 1 Tessalonicenses 4:7.
5. Chamados para glória e reino - 1 Tessalonicenses 2:12; Gálatas 1:6; 5:13; Colossenses 3:15;
Hebreus 9:15; 1 Pedro 5:10.

Note: No Novo Testamento, a palavra “igreja” se refere ou a uma assembléia de cristãos num certo lugar (Romanos 16:16; 1 Coríntios 1:2; Efésios 1:1; Filipenses 1:1) ou ao corpo de Cristo (composto de todas as pessoas no mundo que são salvas por Cristo (Mateus 16:18).

Alguém já disse: “Eu sou cristão, mas não faço parte de qualquer igreja porque não vejo tal mandamento na Bíblia.” Esta pessoa não estudou a Bíblia, pois, se assim o tivesse feito, compreenderia que a assembléia ou congregação local é muito enfatizada no Novo Testamento. Do princípio até o fim, ele ignora o fato de cristãos fora da congregação local. “Não deixemos de congregar-nos,” a Bíblia manda em Hebreus 10:25.

É a igreja local que serve como instrumento para realizar o trabalho de Deus aqui na terra. Há, e sempre haverá, futuro para a igreja de Jesus Cristo, porque o trabalho de Deus deve e vai continuar. Você deve fazer parte deste grande trabalho de Deus na igreja local!

B. TERMOS BÍBLICOS PARA A IGREJA
Na Bíblia não se encontra um certo título ou nome da igreja.  Encontramos várias descrições que enfatizem um aspecto especial deste grupo de pessoas chamado de igreja: termos de relacionamento ou função.
1. Casa (Família) de Deus - 1 Timóteo 3:15; Efésios 1:3; Gálatas 3:26, 27. Deus é o Pai, Jesus é o irmão mais velho e todos nós somos irmãos. A igreja é uma família que Ele constituiu para estar sempre com Ele. Temos comunhão com Ele, com Seu filho Jesus e um com os outros filhos de Deus. O amor, carinho, ajuda e aceitação que se encontram na família humana também têm que existir na família de Deus e até de uma maneira mais profunda. A Bíblia nos exorta: “Alguém está alegre? Cantem hinos. Alguém está triste? Orem.” (Tiago 5:13). Seja um irmão fiel e leal com quem a igreja pode contar. Sirva aos outros irmãos em amor.

2. Reino de Deus (ou de Cristo) - Apocalipse 1:5; Mateus 16:18-19; Colossenses 1:13. O reino de Deus é o reino de Seu Filho a quem Ele já deu toda autoridade e a quem Ele designou Reis dos reis e Senhor dos senhores (Mateus 28:18 e Apocalipse 19:16). Como Deus sempre reinou sobre tudo, agora Seu Filho reina sobre toda a criação. A parte mais importante e o propósito do seu reinado é a igreja. A igreja de Jesus é o grupo de pessoas que voluntariamente se submeteram ao Rei Jesus para servir a Ele neste mundo.

3. O Templo (Santuário) de Deus - 1 Pedro 2:5; 1 Coríntios 3:16, 17. Somos casa espiritual de Deus, habitação de Deus, santuário de Deus. Temos que manter uma santidade digna da sua presença. Deus habita na igreja (não é num prédio, mas nas pessoas). Nós vivemos na presença de Deus e na Sua presença damos culto, orando, cantando, louvando, adorando e servindo. Seja um participante deste louvor, tratando com respeito e cuidando do seu santuário, a igreja.

4. Rebanho de Cristo - Atos 20:28. Seguimos Jesus, o nosso bom e Supremo Pastor.

5. Raça Eleita, Nação Santa, Sacerdócio Real, Povo de Deus - 1 Pedro 2:9. Existimos para adorar e louvar o nosso Criador.

6. Igreja de Cristo (ou igreja de Deus) - Mateus 16:18; Romanos 16:16; 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 1:1; 1 Timóteo 3:15. Somos povo de propriedade exclusiva de Deus - nós somos dEle e não de outros, nem de nós mesmos.

7. Noiva (Esposa) de Cristo - Efésios 5:23-32. A ênfase aqui é a nossa fidelidade para aquele a quem prometemos o nosso amor e serviço.

8. Igreja – Somos o povo de Deus que foi chamado para fora (do mundo, do caminho errado). Fomos separados, santificados e devemos ser diferentes do mundo e devemos viver vidas santas.

9. Corpo de Cristo - (Efésios 5:23; Colossenses 1:18; 1 Coríntios 12:12-27 e Romanos 12:4, 5) - A igreja é o instrumento de Cristo para continuar sua missão na terra. Somos suas mãos, boca, olhos, pés, coração. A igreja é um organismo vivo e todos os membros são interligados e mutuamente dependentes. Assim como o braço precisa da mão, os membros do corpo de Cristo precisam uns dos outros. Você então deve procurar sua função na igreja. Exerça os dons que Deus lhe deu pelo bom funcionamento do corpo de Cristo, a igreja.

C. RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS

Conhecendo a nossa identidade como membro do corpo de Cristo, devemos sentir grande lealdade à igreja. Não podemos ser individualistas ou egoístas, pois fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos. Não há nada mais importante em nossas vidas que isto. Você faz parte agora do grupo de pessoas mais privilegiadas no mundo e é uma honra ter a oportunidade de servir, trabalhar e participar na igreja de Cristo.

IV B. O PROPÓSITO E MISSÃO DA IGREJA

A igreja de Cristo é o corpo espiritual e vivo de Cristo e somos Seu corpo (Gálatas 2:20; Efésios 1:21, 22). Somos ungidos pelo Seu Espírito e nascidos do Seu Pai. Fazemos a Sua vontade em estabelecer a Sua igreja e levar a Sua paz no mundo inteiro. A igreja de Cristo continua o trabalho de Cristo aqui no mundo. Embora sendo multiforme, podemos resumir em três áreas gerais:

A. EVANGELISMO
Devemos pregar o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15, 16: fazer discípulos em todas as nações.  Mateus 28:18-20: ser a luz do mundo e sal da terra, lutar contra os principados, potestades... e forças espirituais do mal e demonstrar o caráter de Deus. Quando Jesus respondeu as perguntas sobre a sua missão aqui na terra, ele falou “O filho do homem veio para buscar e salvar os perdidos.” Nós, sendo seu corpo, temos a mesma missão.

B. EDIFICAÇÃO
A igreja é feita de pedras, mas não é apenas um monte de tijolos, mesmo de boa qualidade. Deus quer uma construção de pedras vivas. Se os tijolos não estão no lugar certo com respeito uns aos outros, se não estão ligados aos tijolos ao redor com cimento, não é um edifício. Evangelismo traz tijolos, mas Deus quer uma construção (Efésios 2:19-22; 1 Pedro 2:5; Efésios 4:6). Na igreja nós temos perdido tijolos porque evangelizamos e jogamos o novo cristão num monte de tijolos que são facilmente roubados. A igreja tem que se edificar para ser um edifício de Deus com cada tijolo no seu lugar, ligado aos outros tijolos com um bom cimento. Uma parte da missão da igreja é a edificação mútua.
1. Muitos pensam que a igreja é algo que você assiste - seja culto ou missa. O centro de atenção é uma pessoa, pode ser o pastor ou o padre. Alguém precisa de ajuda? Chame o líder. Alguém tem problema? dúvida? Chame o pastor ou padre. Não era assim na igreja primitiva, a igreja não era uma instituição, mas uma família. Reuniam-se em casas. Ter um prédio era raro por alguns séculos. Devido à perseguição, se reuniam escondidos, em pequenos grupos, para não chamar a atenção. Havia comunhão íntima entre os membros da família, compartilhavam sua fé uns com outros. E a igreja cresceu! Um exemplo era a igreja dos tessalonicenses. Paulo foi lá, estabeleceu a igreja, só ficou três meses e saiu expulso da cidade. Era uma igreja nova, perseguida, com problemas de pecado e doutrina, sem a presença de missionários, mas sobreviveram e cresceram! Como? Leia 1 Tessalonicenses 5:11-14 para ver uma resposta. Nem tudo dependia do pregador, apóstolo, evangelista, presbítero, eles reconheceram que eram um edifício e sua identidade como cristão era em função dos relacionamentos com os outros cristãos. Edificaram uns aos outros mutuamente, se envolvendo uns com os outros.

2. Alguns podem ainda querer guardar sua vida privada: “Quero ser independente, livre para fazer como quiser”. Mas, se eu realmente quero ser o melhor cristão possível, vou convidar os outros para se envolverem na minha vida pessoal para procurar as minhas falhas, e me ajudar a ser melhor. Assim, vou crescer mais.

3. Eis os alvos de edificação:
a. Pedro 1:5-11 - Todo membro ativo, frutífero, firme, salvo na volta de Cristo.
b. Efésios 4:16 - Todo membro bem colocado, ligado, trabalhando, cooperando, crescendo, edificado em amor.
c. Colossenses 1:28 - Todos apresentados perfeitos em Cristo.
d. Veja alguns exemplos das oportunidades que Deus lhe dá para manifestar seu amor pelos irmãos:
e. Leia cada passagem bíblica e escreva o dever mútuo dos cristãos.
i. João 13:34-35
ii. Romanos 14:19
iii. Romanos 15:14
iv. 1 Coríntios 12:25
v. Efésios 4:2
vi. Gálatas 6:2
vii. Efésios 5:21
viii. Colossenses 3:12-14
ix. 1 Tessalonicenses 4:18
x. 1 Tessalonicenses 5:11-14
xi. Hebreus 3:12
xii. Hebreus 10:24, 25
xiii. Tiago 5:16
ix. 1 Pedro 4:9

f. Leia estes mandamentos do Senhor e veja a sua responsabilidade pessoal como seguidor de Jesus Cristo e membro do seu corpo, a igreja. Este trabalho não é reservado exclusivamente a certas pessoas, mas é o trabalho de cada membro do corpo de Cristo. Amar, edificar, aconselhar, cuidar, suportar, levar os fardos, conservar a unidade, consolar, exortar, advertir, confortar, auxiliar, encorajar, incentivar, confessar, orar, hospedar, ter comunhão - Jesus nos chama para fazer isto uns aos outros.

C. SERVIÇO
Uma maneira em que a igreja serve ao Senhor é servindo outras pessoas. Este serviço que os membros fazem não é competição e sim, cooperação. Os membros do corpo de Cristo cooperam para realizar o serviço da igreja, conforme os dons que o Senhor lhes dá (1 Coríntios 12:12-27). Como Jesus não veio para ser servido, mas para servir, a sua igreja deve ter a mesma visão. Ela existe para defender os oprimidos e pobres, suprir as necessidades físicas dos necessitados e fazer boas obras (Efésios 2:10).
1. Você vai querer ajudar e ser ajudado pelos seus irmãos na igreja. Esta ajuda pode ser espiritual ou material. Dando e recebendo, esta ajuda mútua promove o amor e amizade que nos une em Cristo.
2. Leia estas passagens:
a. Gálatas 6:10
b. Atos 6:1-6
c. Atos11: 27-30
d. Romanos 15:25-27.
e. Atos 11:19-26
f. Atos 13:1-12 Atos 6:1-7
g. Efésios 4:1-16
h. Colossenses 3:1-17

D. Dever:
1. Ler a Bíblia todos os dias
2. Continuar ensinando ou ajudando na Escola Dominical
3. Ajudar uma pessoa necessitada sem dizer nada para ninguém.  (Se for possível ajude a pessoa sem que ela mesma saiba)

IV C. A IGREJA SE CONGREGA PARA ADORAÇÃO E EDIFICAÇÃO

“E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de nos reunir como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10:24, 25).

Uma coisa muito triste é ver um “cristão” que não gosta de se reunir com a igreja toda para adoração e edificação. Alguns consideram isto apenas como um “dever” de quem é cristão. De fato, é um mandamento de Deus porque nós tanto precisamos e muitos já se sacrificaram até as suas próprias vidas para ter este direito. 

A. A IGREJA SE REUNE PARA ADORAÇÃO
1. Devemos saber que não há um único lugar nem hora para adorar a Deus. Jesus fez isso bem claro em João 4:19-26. Adoramos a Deus em nosso espírito (coração) a qualquer hora e em qualquer lugar.  Adoração descreve a expressão do coração cheio de temor, amor e respeito. Sempre acontece individualmente seja em reunião, seja sozinho.
2. Adoração em grupo é simplesmente um número de pessoas adorando a Deus no mesmo lugar no mesmo momento. A adoração real se faz no coração de cada um. Alguns podem estar adorando na reunião enquanto um indivíduo pode não estar adorando. Os atos como cantar, ofertar, ceiar e orar não são a adoração real; são os meios de expressar a reverência que está no coração. Normalmente nas nossas reuniões as Escrituras Sagradas são lidas, ensinadas ou proclamadas. Quando a Bíblia é falada ou citada, devemos escutar como se fosse o próprio Deus nos falando através da Sua Palavra (se de fato quem fala está falando a Palavra de Deus). Escute com participação pessoa: Que significa isso? O que Deus tem para me falar? O que Ele quer que eu conheça, faça ou seja? Como posso compartilhar isso com os outros?

B. VOCÊ É PARTICIPANTE ATIVO OU APENAS EXPECTADOR?
1. Em parte, devido à televisão, cinema vídeos e esportes, o povo já se tornou espectadores, em vez de participantes. Nós “assistimos os cultos”. Assistir exige pouco esforço, enquanto participar exige muito.  A mentalidade de igrejas-espectador cria problemas porque a Palavra apresenta a igreja como participantes principalmente. Estes não levam a sua Bíblia, não cantam, não oram, não façam anotações durante o ensino. Eles se justificam dizendo “Eu vim para assistir e o culto tem que satisfazer meus desejos e necessidades.” Na reunião todos nós devemos ser participantes e envolvidos. .
 
2. Hoje em dia muitos são acostumados ao simples assistir, esperando que a adoração nas reuniões da igreja seja um “show” igual ao que vêem na televisão. Quando não é tão profissional ou cheio de efeitos especiais, não gostam. Tem muito errado neste cenário. Adoração verdadeira não é um “show” produzido e realizado por profissionais para cativar o interesse dos telespectadores.  Entretenimento pode ser muito egocêntrico, mas adoração a Deus sempre se concentra nEle. Os adoradores verdadeiros adoram a Deus em espírito e em verdade (João 4:24).

C. A IGREJA SE REUNE PARA EDIFICAÇÃO
1. Em 1 Coríntios temos a descrição mais detalhada da reunião da igreja que existe na Bíblia. Verso 26 dá um resumo: “Que tudo seja feito para edificação”.  Edificação é aquilo que fazemos para encorajar, fortificar, educar e motivar uns aos outros na fé cristã. Fazemos isto principalmente através de palavras:
a. Através de palavras em oração I Timóteo 2:1; Atos 4:23-31
b. Através da leitura da Palavra. I Timóteo 4:13
c. Através de palavras de exortação e correção. I Timóteo 3:14; 5:20
d. Através da fala. 1 Coríntios 14:3
e. Através de palavras espirituais cantadas. Colossenses 3:16; Efésios 5:19

2. Desde que, normalmente, adoramos a Deus quando nos reunimos como igreja, muitas chamam nossa reunião de “culto de adoração”. Mas também nos edificamos mutuamente quando nos reunimos então a nossa reunião pode ser chamado “culto de edificação”. Deus planejou uma atividade bem especial para a reunião da igreja quando fazemos os dois – adorar e nos edificar – a ceia do Senhor.

 

D. A CEIA DO SENHOR

1. A ceia do Senhor é uma ceia simbólica de grande importância para a igreja. Ceia simbólica quer dizer que seu propósito não é para satisfazer nossa fome e, sim, nos lembrar de algumas coisas espirituais por meio de coisas materiais. Os elementos e ações nos ajudam pelo que representam. A ceia do Senhor não é algo mágico, mas é um memorial. “Faça isto em memória de mim”, Jesus falou em Lucas 22:19.  Um memorial nos lembra de pessoas, eventos, verdades, relacionamentos, etc.

2. Pão nos lembra do corpo de Cristo sacrificado por nós.

3. Fruto da videira nos lembra do sangue do Senhor derramado para tirar os nossos pecados.

4. As nossas ações durante a ceia também são importantes ou significativos. O que fazemos com o pão e fruto da videira? Nós não simplesmente olhamos para eles. Não são apenas para admirar. Nós não nos dobramos perante estes elementos para adorá-los. Comemos o pão e bebemos do cálice. Jesus deu o pão e cálice aos seus discípulos e disse, ”Comam! E Bebam!”. Até este ato significa algo. Ele nos lembra que Cristo tem que estar por dentro! Este é um momento para participação pessoal. Cada um está dizendo, “Cristo, entre no meu coração e vida.” Não é suficiente apenas estar na mesma sala com Cristo; Ele tem que estar dentro de nós.

5. Na ceia temos um dos momentos bem especiais quando dizemos a Jesus: “No meu coração, vem hoje entrar, ó Cristo!”. Jesus disse em João 6:51, 54-56: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo... Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

IV D. QUEM É VOCE NO CORPO DE CRISTO?

“... Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:15, 16).

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” (1 Pedro 4:10).

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro faz parte de todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada...” (Romanos 12:4-6).

Uma vez que você obedeceu ao evangelho, você precisa assumir o seu lugar no corpo de Cristo, a igreja.  A citação de Efésios mostra que 100% dos membros da igreja têm que estar envolvidos na obra da igreja. De fato, a igreja foi organizada pelo Senhor para fazer o seu trabalho.

A. A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

1. A igreja é o corpo de Cristo e o cabeça da igreja é Jesus Cristo. Ele não é o cabeça somente por título. É Ele que guia, organiza, supervisiona e pastoreia a sua igreja para que sejamos e façamos o que Ele quer.
2. Jesus organiza a igreja dando dons (funções) a cada membro. Estes dons incluem presbíteros, diáconos, pregadores e professores, mas também os dons incluem todos os membros.  Ninguém é excluído. Todos são importantes e necessários. Jesus, operando pelo Espírito, distribui dons espirituais aos membros do corpo para a obra da igreja.

B. DONS ESPIRITUAIS
1. São funções (serviços) que você como membro do corpo de Cristo exerce. Veja Romanos 12:3-8, dons espirituais não são talentos. Até descrentes tem talentos, mas os dons são dados exclusivamente aos membros do corpo de Cristo. Os dons espirituais não são tipos de personalidade: paciente, bondoso, impulsivo. Pedro e Paulo receberam o mesmo dom (apóstolo), mas tinham personalidades bem diferentes.

Note: O tipo de dons tratado aqui nesta lição é os não miraculosos, permanentes dons de serviço e não os dons milagrosos e temporários mencionados em 1 Coríntios 12.

2. Cada membro do corpo de Cristo é importante e necessário. Se você pensar: ”Eu não sou pregador, presbítero ou professor de aulas, então a igreja não precisa de mim”, lembre desta verdade bíblica: Como seria a igreja se todos fizessem a mesma coisa? De fato, o Senhor não chama todos para exercer a mesma função. O Espírito Santo dá a cada um o serviço que a igreja necessita. O Senhor, sendo o cabeça do corpo, sabe como coordenar o corpo. Ele dá aos membros do corpo uma variedade de dons para suprir as necessidades da igreja toda.

C. QUEM É VOCÊ NO CORPO DE CRISTO?
Esta é a pergunta que cada um deve fazer: Como saber a minha função no corpo de Cristo? O Novo Testamento não dá uma lista exata, mas a seguir se encontra algumas sugestões para lhe ajudar descobrir o seu dom:
1. Torne-se um cristão. Os dons são dados por Deus aos membros do corpo de Cristo.

2. Coloque-se totalmente à disposição de Deus.  Esta é uma decisão pessoal e concreta que devia ter sido feito na sua conversão e que precisa ser renovada continuamente.  Diga a Deus de coração, como Isaías fez: “Eis me aqui, envie a mim, Senhor" (Isaias 6:8).

3. Ore! Você sabe que Deus tem um propósito para você no corpo de Cristo.  Então O peça que lhe mostre o que seja.  Ele vai lhe responder por que é Sua vontade. Medite em Salmos 25: “Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher."

4. Leia a lista de dons no Novo Testamento, você precisa começar a pensar sobre o que Deus considera um ministério. Veja Romanos 12:3-8; 1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11, 12; 1 Pedro 4:10, 11. Alguns exemplos de dons (ministérios) de serviço são:
a. Servir (I Pedro 4:11; Romanos 12:7)
b. Ensinar (I Coríntios 12:28; Romanos 12:7; 2 Timóteo 1:11)
c. Exortar (Romanos 12:8)
d. Contribuir (Romanos 12:8)
e. Ajudar (Romanos 12:8; I Coríntios 12:28)
f. Mostrar misericórdia (Romanos 12:8)
g. Administrar (I Coríntios 12:28)
h. Pastorear, Supervisionar (Atos 20:28; Efésios 4:11; I Timóteo 3:1, 2; Tito 1:5, 7)
i. Evangelizar, Pregar, Ministrar (I Coríntios 9:16, 17; Efésios 4:11, 2 Pet 2:5; I Timóteo 4:6)
j. Servir (I Timóteo 3:8)

E dentre todos estes existe uma variedade de serviços que você pode fazer na igreja.

5. Considere as necessidades da igreja. Pedro diz claramente que devemos exercer os nossos dons para servir uns aos outros (1 Pedro 4:10).  Então temos que visar às necessidades da igreja. Pergunte: O que a corpo está precisando?   O que o corpo faz?   O que o corpo precisa fazer?  Como posso ajudar, fazendo a minha parte?   Isto determina a lista dos dons ou serviços da igreja.  Quando perceber estas necessidades, siga os seus desejos em supri-las.

6. Procure as oportunidades. Guarde um jornal pessoal de portas que Deus abre para você servir alguém. Com o passar do tempo, talvez você vai perceber a direção em que Deus esteja lhe guiando. 

7. Peça conselhos da liderança da igreja. Efésios 4:11, 12 diz que eles tem os seus dons para equipar os santos. Aproveite o uso destes dons da liderança.

8. Tome a iniciativa.  Você orou a Deus, tem uma idéia dos tipos de ministérios no Novo Testamento, considerou as necessidades da igreja.  Já notou que Deus está sempre abrindo portas de oportunidade para você. Você já conversou com a liderança da igreja. Não espere mais. Tome o iniciativo e comece a fazer aquilo que O Senhor escolheu para você fazer.

Você está vendo já sua função na igreja?  Que Deus lhe abençoe no seu serviço!

V. SEJA FÉRTIL E MULTIPLIQUE-SE

Seres vivos se multiplicam. A criança que foi gerada no amor dos seus pais, depois de nascer, cresce e um dia chega a hora dela repetir o processo. Deus disse a Adão e Eva: “Seja fértil e multiplique-se.” Estamos aqui hoje porque eles e os seus descendentes obedeceram este mandamento. Também, na vida espiritual, a ordem é “seja fértil e multiplique-se.” Você nasce e vive com o propósito de se reproduzir espiritualmente. Discípulos fazem discípulos.

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta, e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda.” (João 15:2).

“Ide, fazei discípulos de todas as nações...” (Mateus 28:19).

“Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem, por um.” (Mateus 13:23).

A. O PRINCÍPIO DE MULTIPLICAÇÃO
1. Você já imaginou como seria o crescimento da igreja se cada membro se reproduzisse 30, 60 ou 100 vezes? Seria espetacular! Ainda mais interessante seria ver os resultados se cada discípulo de Cristo fizesse apenas mais um discípulo todo ano. Veja com funciona o princípio de multiplicação.
2. Se você dobrar só uma folha de papel, a sua espessura vai dobrar (de 0,1 mm até 0,2 mm), dobrando de novo vai para 0,4 mm, dobrando 10 vezes, a sua espessura será de 0, 102 metros. O fato interessante é que se você pudesse dobrar esta folha de papel 39 vezes, a sua altura iria da terra até a lua! Pode verifique isso com sua calculadora. Eis o princípio de multiplicação.

B. O SONHO DA IGREJA
Nós pretendemos transformar esta sociedade inteira, do menor até o maior. Faremos o lobo habitar com o cordeiro. Veremos o leopardo se deitar junto ao cabrito. A criança de peito brincará sobre a toca da cobra e não se fará mal nem dano algum em todo o santo monte do Senhor porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor (leia Isaías 11).

Mas como? Não será por força, nem por poder militar ou político. A nossa arma é o evangelho. Somos um povo (igreja) dedicado a tirar este mundo das trevas para a maravilhosa luz de Jesus Cristo.

Já imaginou vivendo num mundo de manchetes sem assassinatos, assaltos ou violência? Cinema e televisão sem pornografia? Ruas sem mendigos? Comércio sem exploração? Salas de aula sem fila? Lares sem confusões, brigas, traições?  Vizinhanças sem bares, bêbados ou viciados?  “Você está sonhando!”, alguém exclama, “a igreja é pobre, jovem, e pequena, não temos condições.” Mas veja o ponto. Se fôssemos muitos, ricos, poderosos, com 1.000 anos de experiência, ainda estaríamos sem condições. Só se fará pelo poder divino de Deus. A diferença entre sonho e visão é Deus.

Como este sonho pode se realizar? Não por força militar ou política, mas somente pelo poder do evangelho. Somos um povo (igreja) dedicado a tirar o mundo das trevas pare entrar na luz de Deus.

Você, novo cristão, precisa ter a visão da multiplicação. Como no exemplo do papel dobrado 39 vezes que alcança uma espessura que vai da terra além a lua, se cada cristão se multiplicasse cada ano, durante toda sua vida, seríamos milhões de discípulos de Cristo nesta terra. Esta visão de multiplicação deve provocar em você muitas mudanças.

C. O FRUTO DESTE SONHO
1. Em primeiro lugar, esta visão dá ânimo e entusiasmo. Vamos fazer isto! Vamos transformar este mundo, a nossa sociedade, trazendo milhões à salvação pelo conhecimento do Filho de Deus. Vamos começar já!

2. Em segundo lugar, esta visão nos mostrou como é sábio o plano de Jesus para a conquista do mundo.

“E o que de minha parte ouviste... isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2)

“... rogo... também por aqueles que vierem a crer em mim por intermédio da sua Palavra” (João 17:20).
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:19-20).

Este é o plano de Jesus: cada discípulo saindo para fazer outros discípulos, ensinando estes novos discípulos a fazer a mesma coisa.

3. O evangelismo de sua cidade não será feito através de uma pessoa com personalidade carismática, com grandes recursos financeiros, com um exército de doutores de teologia. Não depende de prédios, dinheiro ou hierarquia bem desenvolvida. Isso se faz quando você transmite a outra pessoa a sua fé de uma maneira bem pessoal, bem simples e sincera, instruindo esta pessoa a sair fazendo a mesma coisa. Assim o reino de Deus irá até os confins da terra.

4. Em terceiro lugar, esta visão de multiplicação nos mostra a necessidade de sermos discípulos e fazermos discípulos e não apenas batizar as pessoas. Veja que em Mateus 28.19, Jesus mandou batizar as pessoas que se tornaram discípulos. O plano é para cada indivíduo estar seguindo a Jesus. Sim, existem líderes na igreja: presbíteros, evangelistas, mestres, mas o plano de Jesus é para cada pessoa ficar totalmente dedicada a seguir a Jesus e ser como Ele. O significado verdadeiro do batismo é pessoas convertidas; pessoas que morreram ao pecado, sepultadas em união com Cristo, e ressuscitadas para andar em nova vida. O batismo significa novo nascimento para nova vida.

D. VOCÊ PODE COMEÇAR DESDE JÁ
Faça já o que pode e o Senhor lhe ajudará a se desenvolver mais. Aproveite todas as oportunidades, sejam dentro da sua família, com os vizinhos, amigos, colegas. Em conversas pessoais, pregações públicas, atos de caridade, conforme os dons e oportunidades que Deus lhe dá, comece já a praticar esta grande visão de multiplicação de discípulos. “Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores” (l Timóteo 1:15). Lembre-se que você existe neste mundo como cristão para cumprir exatamente o mesmo propósito.

E. PARA RESPONDER
O que você precisa aprender pessoalmente para poder sair fazendo discípulos (seguidores) de Jesus Cristo?

LIÇÃO EXTRA A. JESUS É O SENHOR

 “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor... serás salvo.” (Romanos 10:9)

“... ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:10-11)

“Toda autoridade me foi dada no céu e a terra...” (Mateus 28:18)

A. QUE SIGNIFICA DIZER QUE JESUS É O SENHOR?
1. Ele é o Rei, O Primeiro, A Autoridade Máxima, O Chefe, O Imperador, O Cabeça. O que Ele manda será feito. Ele não sugere ou pede – Ele manda e todo o universo obedece! Veja como Jesus falou às pessoas, aos demônios e até a natureza:
a. Marcos 1:17 – a Simão e André – “Venha, sigam-me”, eles deixaram seus empregos imediatamente e seguiram.
b. Marcos 5:41 - à filha morta de Jairo – “Levante-se”, imediatamente ela se levantou.
c. João 11:43 – a Lázaro no túmulo – “Venha” e o morto ressuscitou.
d. Marcos 9:25 – ao espírito imundo – “Sai dele e nunca mais volte”, e o espírito o deixou.
e. Marcos 5:8 – ao demônio – “Sai do homem” e o espírito imundo saiu.
f. Marcos 1:41 – ao paralítico – “Levante-se, tome a sua cama e vá para casa” e o homem se levantou e saiu carregando a sua cama.
g. Marcos 2:14 – a Levi o cobrador de impostos - “Siga-me”, Levi se levantou e o seguiu.
h. Marcos 4:39 – ao vento e ondas do mar - “Parem!”, o ventou parou e o mar ficou calmo.
O Senhor não precisa pedir, Ele não tem que dizer, “por favor”, Ele manda e todos têm que obedecer.

B. TODOS VIVEM EM UM REINO OU OUTRO

Vivemos no reino da luz ou no reino das trevas. É nossa decisão e não há meio termo. No reino das trevas, todo mundo faz o que quer, há plena liberdade. É semelhante a um capitão de um navio que anuncia: “Acabamos de bater numa pedra de gelo que fez um grande buraco no fundo do navio e logo estaremos nas profundezas do mar. Infelizmente não há salva-vidas, todos podem fazer o que quiser. Os passageiros da segunda classe podem passar para a primeira, as comidas e bebidas estão a sua disposição aproveitem! Se quiserem, podem jogar basquete na cozinha e quebrar os pratos à vontade.

Alguém pode achar legal, este capitão dar toda permissão para todos fazerem o que quiserem. Mas logo todos estarão mortos.  Assim é o reino das trevas; há uma só lei: faça o que quiser. Vícios, bebedice, sexo ilícito, invejas, ódio, orgulho, roubos, cobiça... Você acha que é o rei do seu pequeno reino, mas está sendo guiado pelo espírito deste século. Está perdido e logo será jogado no fogo do inferno!

Mas existe outro reino: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado” (Colossenses 1:13).  Ser salvo significa que fomos tirados do navio naufragado de destruição e colocado no navio do reino de Jesus Cristo. Neste reino também tem uma lei: faça tudo que o rei Jesus manda!

No reino das trevas cada um faz a sua própria vontade. No reino da luz, cada um faz a vontade do Senhor Jesus. Não há três caminhos: o estreito, o largo e o médio. Só existem dois caminhos. Jesus é o Senhor.

C. TEM QUE OBEDECER Ao SENHOR

1. Jesus é o Senhor, então tem que obedecê-lo em tudo, não há outra opção. Eu vou ser submisso a Ele ou confessar que Jesus não é meu Senhor.

2. Considere o caso de perdoar, por exemplo. Em Mateus 6:13, 14 Jesus disse: “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".  Jesus não aconselhou, Ele não pediu, Ele não sugeriu, Ele ordenou! Ponto! Acabou a conversa! Ele não implorou: “Nós devemos tanto a Deus.”, “É bonito perdoar”, “Se perdoar vai dormir mais tranqüilo”. Ele disse: “Faça ou você está perdido!” Agora que ele falou nestes termos, temos que decidir obedecer ou desobedecer. Nosso destino eterno depende desta resposta. Podemos oferecer desculpa acima de desculpa, mas que Jesus falou? Jesus é o Senhor. Vamos aceitar ou resistir.

D. JESUS É SENHOR PORQUE ELE NOS COMPROU

1. Vocês foram comprados por alto preço (1 Coríntios 6:20). De quem ele nos comprou? Do nosso velho capitão – Satanás. Que preço ele pagou?  Ele nos comprou com seu próprio sangue (Atos 20:28).
2. Somos “doulos” (escravos) do Senhor Jesus. Ele não nos forçou. Foi a gente que escolheu, voluntariamente, nos submeter ao Rei dos reis e Senhor dos senhores para escaparmos da ira de Deus contra todo mal e gozar da vida abundante que ele nos oferece. Graças a Deus, ele não é como aqueles donos de escravos que maltrataram seus escravos. Ao contrário, nosso Senhor somente quer o nosso bem.
3. Devemos fazer a sua vontade e não a nossa. Nosso Senhor é bondoso, generoso, simpático e amoroso. De fato, isto nos deixa querendo agravá-lo em tudo. Seja no casamento, na família, no trabalho, seja onde for, O Senhor Jesus nos manda agir de maneira correto. Na família, vamos agir como Ele quer: “Maridos, amem e cuidem das suas esposas como Cristo amou a igreja e morreu por ela; Esposas, respeitem e sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor Jesus, treinando os seus filhos no caminho do Senhor; Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo; pais, não irritem seus filhos; antes os criem segundo a instrução e o conselho do Senhor. No trabalho, vamos agir como ele quer: (Trabalhadores), obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo... obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.” (Efésios 5:22 – 6:7).

LIÇÃO EXTRA B. A REPRODUÇÃO DO CRISTIANISMO AUTÊNTICO 
A. O PRINCÍPIO DE REPRODUÇÃO
1. Alguns exploradores encontraram sementes de milho numa caverna nos Estados Unidos. Estas sementes foram deixadas na caverna por índios nos séculos passados. Sendo bem preservadas, as sementes foram plantadas. O que aconteceu? Será que produziu arroz? Ou trigo ou batatas? Claro que não! As sementes de milho produziram milho.

2. Algumas pessoas descobriram o Novo Testamento, escrito há quase 2.000 anos atrás. Elas abriram, leram, creram, e obedeceram às coisas que encontraram no livro. O que aconteceu? Será que o resultado foi católicos, protestantes, espíritas? Claro que não! A Palavra de Deus plantada nas mentes e corações das pessoas produziu simplesmente cristãos, membros do corpo do Senhor Jesus Cristo.

3. Semente de milho produz milho, semente de trigo produz trigo, e a semente divina (a Palavra de Deus) produz cristãos; produz a igreja do Novo Testamento e nada mais. O princípio da reprodução é o princípio da semente. Para reproduzir o Cristianismo verdadeiro na sua pureza e simplicidade, tal como Deus o revelou no Novo Testamento, é necessário pregar a mesma palavra que Deus pregou no Novo Testamento. Nosso alvo é sempre estar reproduzindo aquilo que Deus estabeleceu no início.

B. A BÍBLIA CONTÉM NOSSAS INSTRUÇÕES
1. Deus é como o artista que começa somente com uma idéia dentro de sua imaginação. Contemplando e organizando as idéias, ele faz alguns desenhos de carvão até que alguns detalhes de sua visão ficam bem claros em sua mente, então ele transfere as idéias para a tela com pincel e tinta. Ele presta atenção aos mínimos detalhes e quando finalmente termina, se afasta da tela satisfeito por ter criado exatamente o que quis, Ele terminou e não há nada para melhorar. Assim como o quadro é a obra completa do artista, a Bíblia é a obra-prima de Deus, Ela revela exatamente o que Deus quis revelar e ensina perfeitamente o que Deus quis ensinar.

2. Timóteo 3.16, 17 diz: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Leia também Marcos 13:31; João 12.48; l Coríntios 14:37; Mateus 7:24-27; Apocalipse 22:18, 19 e veja como a Bíblia tem o nosso padrão. Se você quer saber como ser salvo, tem que procurar na Bíblia. Se você quer saber como viver a vida cristã, tem que procurar na Bíblia. Se você quer saber como a igreja deve ser, tem que procurar na Bíblia.

3. O princípio da reprodução é baseado na convicção de que a Bíblia é a palavra de Deus e que constitui regra de fé e prática, completamente suficiente para todas as nossas necessidades. Não é somente a vontade de Deus revelada, mas é TODA a vontade dele. É completa!

4. Alguns grupos religiosos são baseados na idéia de que a vontade de Deus inclua a Bíblia, tradição e revelações dos últimos dias. Outros têm a idéia que a igreja primitiva desviou-se e que é necessário reformá-la. Outros grupos têm a idéia que não há qualquer padrão: cada um pode fazer como quiser; se você acha bom, então pode fazê-lo.

5. O princípio da reprodução, no entanto, reconhece que Deus tem revelado toda a Sua vontade para a igreja. Esta vontade se encontra no Novo Testamento e nós não temos o direito de mudar o que Deus tem estabelecido. Em tudo devemos seguir o exemplo de Jesus dizendo a Deus: “Não se faça a minha vontade e sim, a tua” (Lucas 22:24). A frase-chave é “VOLTAR À BÍBLIA”, ou como alguém já falou: “Fale quando a Bíblia falar, e fique calado quando a Bíblia não falar.” Devemos sempre voltar à Bíblia para a reprodução do cristianismo exatamente como Jesus o estabeleceu no início.

C. REPRODUZIR O CRISTIANISMO BÍBLICO É RAZOAVEL
Por que o cristianismo hoje em dia não deve ser o mesmo como no Novo Testamento? Deus é o mesmo. João 3:16 ainda é atual tanto quando foi escrito. Jesus é o mesmo, o sangue dele derramado na cruz tem o mesmo poder para salvar o pecador como no dia que Ele morreu. O Espírito Santo é o mesmo. O homem é o mesmo. Vida, morte, esperança, necessidades, frustrações, tentações são para todos de igual forma. O adversário, Satanás, é o mesmo. É razoável, então, nos esforçarmos para reproduzir o plano de Deus, ao invés de revisar, reformar ou procurar algo novo para seguir. É importante que sejamos capazes de discernir quais detalhes na Palavra fazem parte do plano de Deus e aquilo que não faz. Isto ás vezes pode ser difícil, mas vale à pena buscar. Também é importante entender que Deus fez alianças com pessoas diferentes em tempos diferentes especialmente com respeito à primeira ou velha aliança e a segunda ou segunda aliança.


D. REPRODUZIR O CRISTIANISMO BÍBLICO É POSSÍVEL

1. Entre tanta confusão no mundo religioso hoje em dia, alguns podem pensar: “Não é possível reproduzir o cristianismo primitivo.” Todo mundo tem sua própria denominação com seu credo e tradição. Eles talvez pensem que o sistema eclesiástico é rígido demais para mudar.

2. Mas pense no seguinte: qualquer pessoa hoje em dia pode se tornar um cristão, crendo na mesma fé, prática e ensinamento como os apóstolos e cristãos do primeiro século. Não é necessário defender qualquer doutrina diferente daquela de Cristo, nem abraçar qualquer filiação religiosa que não seja a igreja de Jesus. O que é necessário é ter a mente aberta e a Bíblia também aberta. Na verdade, é possível reproduzir a autêntica igreja de Cristo hoje em dia.

E. A IGREJA NÃO É UMA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA

1. A igreja que hoje existe não deve ser uma nova denominação religiosa, mas a reprodução do plano original que estava na mente de Deus. Isso se entende considerando estes fatos: O Senhor não queria que ninguém mudasse o que Ele construiu. (Gálatas 1:6-9; Atos 20:29-31. 1 Timóteo 4:1-2; 2 Timóteo 4:2-4.). A igreja de Cristo contém todos os salvos. Esta verdade se torna evidente quando consideramos: O evangelho é o que salva. Todos que obedecem ao evangelho são acrescentados à igreja (Atos 2:47).

NOTA: Aqui não são identificadas as doutrinas e práticas do cristianismo bíblico, isso cabe a você no seu estudo da Palavra de Deus. Quando encontrá-los, deve pôr em prática o que aprendeu. Temos, porém, um alvo de três pontos: reproduzir a vida de Jesus Cristo em nós mesmos, reproduzir a igreja na maneira que Jesus planejou e reproduzir a nós mesmos, fazendo outros discípulos de Jesus.

LIÇÃO EXTRA C. SER SIMPLESMENTE CRISTÃO

A. O mundo religioso está cheio de confusão, mas Deus não é o autor da confusão. Jesus Cristo veio para mostrar o caminho que nos leva ao Pai e Seu caminho é de paz, unidade e amor. Confusão acontece quando as pessoas se desviam do caminho do Senhor. As tradições, divisões, denominações e ensinos humanos ocultam este caminho. Pense na maneira como os homens de hoje dizem: “Eu sou católico”, ou “Eu sou batista”, ou “Eu sou pentecostal”, etc. Mas esta conversa jamais se encontra na Bíblia. Nós podemos ser simplesmente cristãos, seguidores de Jesus, usando apenas o nome de Cristo e nada mais.

B. Esta confusão e caos hoje em dia no mundo chamado “cristão” deixam muitos descontentes com a situação religiosa e, por isso, se afastam do cristianismo. Por um lado, vêem com muita decepção os enganos, hipocrisias, e explorações que acontecem em nome da “religião”. Por outro lado, algo não os deixa jogar fora de vez os seus pensamentos a respeito de Deus e Cristo, sentem que aquilo que os homens fizeram com a religião deve estar bem distante da grandeza e bondade de nosso Criador. Para pessoas deste tipo Jesus veio chamando: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11:28-29).

C. Graças a Deus, Jesus ainda está chamando todos para ir até Ele. Não faz diferença se o cansaço e o fardo pesado seja uma religião distorcida pelos homens ou se é apenas uma vida confusa e sem direção. Jesus está chamando todos para Ele. Um princípio importante é procurar ser e fazer o que Jesus, os apóstolos dele e os primeiros cristãos eram e faziam. Se nós os usarmos como exemplos (nas coisas boas e não ruins), em vez dos homens de hoje, podemos encontrar o plano original de Deus. O livro de Atos conta a história do início do cristianismo, leia como as coisas eram no início:

D. Lemos sobre o início da igreja: “Quando ouviram isto, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, que faremos? ’ Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo... Os que aceitaram a sua mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (Atos 2:37-41). Esta era a primeira pregação do evangelho depois da morte e ressurreição de Jesus. Em Jerusalém, milhares de judeus estavam reunidos para participarem de uma grande festa daquele povo. Jesus, como prometeu, mandou o Espírito Santo para iniciar a pregação do evangelho e, como lemos, cerca de três mil pessoas foram salvos. Agora, quando a Bíblia diz que “houve um acréscimo”, alguém podia perguntar: A que foram acrescentados? Foram acrescentados ao grupo de seguidores (discípulos) de Cristo. Simplesmente isto. A separação em várias denominações de cristianismo não fazia parte do plano de Cristo.

E. A mesma simplicidade e unidade se manifestavam pelo livro de Atos. Filipe foi para a cidade de Samaria e anunciou Cristo às pessoas de lá. Muitos “creram nele e foram batizados, tanto homens quanto mulheres.” (Atos 8:5-13). Também Filipe anunciou o evangelho a um homem da Etiópia; ele creu, foi batizado e ficou cheio de alegria (Atos 8:26-39). A mesma coisa aconteceu a Paulo (Atos 9:1-19 e 22:1-16), Lídia (Atos 16:11-15), o carcereiro (Atos 16:25-34) e milhares de outras pessoas no Novo Testamento. Em todos estes casos, o que é que estas pessoas se tornaram?

F. A resposta é óbvia. Em primeiro lugar, não havia diversas igrejas naquela época, então ninguém se tornava católico, batista, mórmon ou outra coisa qualquer. Denominações são invenções e divisões humanas e não fazem parte do plano de Deus para redimir (salvar) o homem. Pessoas que ouviram, acreditaram e obedeceram ao evangelho se tornaram simplesmente seguidores (discípulos) de Jesus ou cristãos. Lemos em Atos 11:26, “Em Antioquia os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.” Eles levaram o nome de Cristo.

G. Todos estes se tornaram simplesmente cristãos. Para falar a verdade, eles recusaram usar qualquer outro título ou nome que não desse glória ao seu salvador. Certa vez, alguns irmãos tentaram fazer isto, foram repreendidos fortemente por Paulo. Observe o que aconteceu quando alguns começaram a se filiar aos nomes e divisões humanos:

“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês... cada um de vocês afirma: ‘Eu sou de Paulo; ’ ‘eu de Apolo; ’ ‘ Eu de Ceifas; ’ e ‘eu de Cristo. ’ Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?” (1 Coríntios 1:10-13).

H. A igreja que Jesus fundou não é uma denominação (divisão) religiosa. Não precisamos pertencer nem promover nenhuma denominação religiosa ou seita. De fato, a Bíblia é contra a idéia de seguidores de Cristo sendo divididos. Cristãos podem se reunir para adorarem a Deus, se edificarem mutuamente, trabalharem, etc. sem ser mais uma denominação religiosa ou seita.

I.                    É possível deixar para trás os nomes e as divisões humanos para sermos simplesmente cristãos, como Deus planejou e como nossos irmãos eram na época dos apóstolos. Todos têm o direito de ler, estudar, e praticar o cristianismo como está escrito no Novo Testamento e não como alguma denominação determina que deva ser praticado. Quando o apóstolo Paulo pregou à cidade de Beréia, encontrou discípulos que eram muito sábios porque estavam “examinando todos os dias as Escrituras para ver se tudo era assim mesmo” (Atos 17:11). Faça a mesma coisa com tudo que ouve de alguém. Seja em primeiro lugar um aluno fiel à Bíblia, comparando tudo o que lhe é ensinado à luz das Escrituras Sagradas. Se tudo isso parece difícil demais hoje em dia, já com tantas religiões e grandes denominações estabelecidas, pelo menos reconheça que devemos respeitar o pedido de Jesus na noite que ele foi traído e preso: “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:20, 21). Vamos nos esforçar a obedecer a Jesus nisto.

Uma nota importante: Tudo isso não apenas trata de se chamar por certos nomes, mas seguir Jesus Cristo em palavra e ação. Se usarmos o nome de Cristo (Cristão) devemos refletir a beleza de Cristo em nossas vidas. Que vergonha para um “Cristão” não ser como Cristo.

LIÇÃO EXTRA D: O PLANO DE DEUS PARA NOSSA SALVAÇÃO

“Ditoso dia em que aceitei do meu Senhor, a salvação. A grande paz que alcancei perdura no meu coração. Que prazer eu senti no dia em que me converti. Agora sinto o Seu amor e segurança, paz, fervor. Sou feliz, tão feliz, pois em Jesus me satisfiz.”

Aniversários de nascimento e de casamento, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças são datas importantes, mas o dia mais importante na sua vida foi aquele em que você aceitou a Cristo e nasceu de novo na família de Deus. É bom lembrar este dia e da sua decisão por Cristo, é bom para confirmar que você foi verdadeiramente salvo em Cristo Jesus e também porque você vai querer compartilhar as boas novas de salvação com os outros. Você vai ajudá-los a fazer a mesma decisão. Então vamos revisar os passos que o levou para ser salvo em Cristo.

A. Você reconheceu que era um pecador perdido que precisava de um Salvador.
Muitos não sentem a necessidade de um salvador porque não se acham perdidos. Pode ser que ouviu um sermão tocante; um amigo compartilhou com você a verdade; ou leu um folheto evangélico, De qualquer forma, tinha que chegar a compreender que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).

O maior problema da humanidade é o pecado, porque o pecado separa as pessoas de Deus. Isaías 59:1, 2 afirma: "... as suas maldades separaram vocês do seu Deus..." O pecado leva à morte. Esta é uma morte espiritual, que seja uma separação de Deus para aquelas que são perdidas. Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte."

"Mas que tal minhas boas obras?" alguém pode dizer. A resposta vem: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8, 9).

"Mas meus pecados são poucos e pequenos" alguns dizem. A Bíblia responde: “quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.” (Tiago 2:10). Também Gálatas 3:10: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei."

O orgulho humano e a auto-suficiência são as maiores barreiras contra a salvação. Quem não admite que esteja perdido não pode ser salvo." Mas, graças a Deus, você compreendeu o desespero de ser um pecador que precisa de um salvador!

B. Você reconheceu que Jesus é nossa única esperança.
Não há nenhuma outra maneira para ser salvo. Por sua morte na cruz, Jesus pode salvar, livrar e redimir os pecadores.

·         João 14:6, Jesus declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."
·         Atos 4:12 “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos."
·         Gálatas 3:13 “Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro."
·         Isaías 53: 4-6 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele à iniqüidade de todos nós."

Nós não podemos ser salvos confiando em Maomé, em Buda, em judaíza, em deuses dos hindus ou em nenhuma outra religião. Nem podemos inventar nosso próprio sistema do "cristianismo" como está sendo feito hoje em dia na esperança de nos salvar. Somente Jesus Cristo pode nos salvar. Somente Ele pagou o preço dos nossos pecados e é nosso único salvador. Não há outro.

Graças a Deus, você decidiu se jogar aos pés do único que pode salvar - Jesus Cristo!

C. Você creu nestas boas novas da vinda, morte e ressurreição de Cristo.
Você acreditou nesta notícia boa que Jesus Cristo é Deus que veio em forma humana, viveu uma vida perfeita, foi crucificado para meus pecados, foi enterrado, mas se levantou dos mortos no terceiro dia e vive agora para sempre na mão direita de Deus para interceder por mim. O que Jesus fez para nós é chamado "o evangelho", significando "as boas notícias!"

Marcos 16:15, 16 "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.". Que história é! Deus em forma humana, na pessoa de Jesus de Nazaré, passou através tantas tentações, mas nunca pecou! (I Pedro 2:21-25). Fez muitos sinais e milagres para provar sua divindade (João 20:30-31). Morreu para nós - um sacrifício a Deus para todos nossos pecados! (Hebreus 10:10-14). Finalmente, ressuscitou dos mortos, provando que é o filho de Deus (Romanos 1:4-5 & 1 Coríntios 15:1). Que história maravilhosa!

Graças a Deus você decidiu obedecer este evangelho!

D. Você se arrependeu dos seus pecados
·         Jesus diz em Luke 13:3, "... Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.” É se arrepender ou perecer; a escolha é nossa.
·         Atos 2:38 “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”
·         2 Peter 3:9 “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento."

Arrependimento não é apenas sentir triste de ter pecado. 2 Coríntios 7:10 “A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, enquanto a tristeza segundo o mundo produz morte." Arrependimento é uma mudança do coração e uma mudança da vontade. Eu tenho que decidir mudar minha vida para agradar a Deus em vez de desobedecer a Deus.

Romanos 2:4 "Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?”

1 João 4:19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” Deus tem sido tão bom para comigo. Isto me faz amar a Ele e querer obedecê-Lo. Eu quero me arrepender dos meus pecados e fazer todas as coisas que pediu que eu fizesse.

João 14:15, 24 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos... Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.”

Graças a Deus, você decidiu que não quer mais pecar. Assim, você estava pronto para ser unido com Cristo!

E. Você confessou Jesus
Mateus 10:32-33 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.” Nós não podemos ter vergonha de confessar aos homens que cremos em Cristo como o filho de Deus e Senhor.

Marcos 8:38, "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.”

Há diversos exemplos de pessoas confessando sua fé em Cristo na Bíblia.
Mateus 16:16-17, "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Atos 8:36-37 “Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: ‘Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? ’ Disse Filipe: ‘Você pode, se crê de todo o coração’. O eunuco respondeu: ‘Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. ’” Aquela é a confissão boa. Mas há mais. Nós não somente confessamos que Jesus é o Cristo, O Filho de Deus; nós o confessamos também como nosso Senhor "

Romanos 10:9 “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” Nós confessamos Jesus como nosso Líder, Dono, Rei, Chefe, Quem tem toda a autoridade sobre nossas vidas. Algum dia todos farão este confissão
Filipenses 2:9-11 “Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai."

Graças a Deus, você confessou que acredita que Jesus é o Cristo, O Filho do Deus vivo e que é agora é o Senhor e Mestre da sua vida!

F. Você se batizou em nome de Jesus para perdão dos seus pecados.
· Atos 2:38 "Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo

· Atos 22: 16 "E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele." Nós devemos ser batizados para ser ter nossos pecados lavados (tirados) e neste ato estamos invocando o nome do Senhor; isto é, estamos chamando no nome do Senhor para agir! Mas o que é que pedimos o Senhor para fazer, a não ser de nos salvar?

·         1 Pedro 3: 20-21 “... quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas a súplica por uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que subiu aos céus e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.”

O batismo, de acordo com Pedro, não é limpar o corpo exterior da sua sujeira. O batismo, que nos salva é uma súplica a Deus por uma consciência boa ou limpa.  O ato de ser batizado é como um tipo de oração (pedido) a Deus para purificação interna da nossa alma culpada. Que nos salva de nossos pecados? O sangue de Jesus! Quando o sangue de Jesus nos salva? Quando somos batizados! O poder para salvar está no sangue de Cristo. (a ressurreição de Jesus é o evento que validou o valor da sua morte na cruz).

Romanos 6:3-5 “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.”

Este batismo de fé em Cristo como sacrifício pelos nossos pecados nos une com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo. A salvação vem por ser unidos com Deus em Cristo. O batismo é fé que clama a Deus para salvar-nos baseado na morte de Cristo na cruz.

Graças a Deus você foi batizado em Cristo!

G. Agora, você tem que permanecer na fé até a morte.
Colossenses 1:21-23 "Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho...”
Apocalipse 2:10 "Seja fiel até a morte e eu lhe darei a coroa da vida."

Olhe o que está fazendo na beleza da vida cristã:
·         Você está andando na luz (1 João 1:7).
·         Você está desejando saber mais (1 Pedro 2:2).
·         Você está se alimentando da Palavra e crescendo na fé (Hebreus 5:12-14).
·         Você está participando da comunhão com seus irmãos na fé (Hebreus 10:24-25).
·         Você está aprendendo a compartilhar o Evangelho com seus parentes e amigos (Mateus 28:19).

Continue neste caminho!

IMPORTANTE!  Você já sabe o que fez para ser salvo. Isto significa que já sabe como dizer a outras pessoas como encontrar salvação e vida eterna em Cristo Jesus. Basta fazer!

LIÇÃO EXTRA E: LEVANDO O EVANGELHO A SUA FAMÍLIA

A. Evangelize a sua família.
Marcos 16:15 - Jesus mandou: “Ide por todo mundo, proclamai o evangelho a toda criatura.” Nós lemos estas palavras, nos levantamos para obedecê-las, abrimos os olhos para ver o mundo, e eis, quem é que vemos em nossa frente? É a nossa própria família. Alguns dizem que o lugar mais difícil para se evangelizar é em casa. Mas por quê? Deveria ser o melhor lugar, mais fácil, mais oportuno. Jesus foi criado numa família de descrentes! Pelo menos seus irmãos eram, mas eles se converteram. Tiago e Judas demoraram, mas chegaram. Jesus conquistou sua própria família!

Meu novo irmão ou irmã em Cristo, evangelize a sua família! Mas como? Pense nisso: Que sucesso Jesus teria se Ele fizesse parte da sua família? Que efeito Ele teria na sua família se Ele fosse você? Pensando em sua família, quem pode resistir a Jesus? Os que resistem a Jesus não têm esperança. Então, para você penetrar a sua família com o evangelho, você simplesmente precisa ser e fazer como Jesus. Deixe a sua família conviver com Cristo através de você. Mais que isso ninguém pode fazer.

Tudo que Cristo falou sobre o evangelismo do mundo se aplica as nossas famílias, só que é mais perto de casa. Se você não está tendo um impacto na sua família, talvez seja por causa da sua própria visão do cristianismo e da igreja.

B. APROXIME-SE E NÃO SE AFASTE DA SUA FAMÍLIA
O evangelho deve nos aproximar ao mundo e não nos afastar do mundo. Os símbolos da igreja que Jesus usou enfatizam o evangelismo: sal, luz e fermento. Mas por quê? O que é que todos estes três têm em comum? A resposta é que cada um penetra! O sal penetra e dá um novo sabor, a luz penetra e dá nova iluminação, o fermento penetra e dá novo poder.

1. SEJA FERMENTO (Mateus 13:13) Nós não podemos ser apenas fermento guardado no pacotinho na prateleira do armário da cozinha. O fermento tem que fazer contato, ele tem que penetrar na massa. Penetrando na massa, o fermento perde a sua identidade, mas veja o resultado - um pão gostoso! Passe na frente da padaria na hora em que estão tirando o pão do forno, Da vontade de parar, entrar e comprar um pão. Assim é o cristão que penetra em sua família com a presença de Jesus Cristo.

2. SEJA SAL (Mateus 5:13) E se o sal ficar no saleiro? De novo, podemos ser sal puro, mas se nunca sair do saleiro, não sendo aplicado na comida. Se formos assim, não daremos o sabor do evangelho às nossas famílias. Faça purê de batata sem sal e veja como fica sem sabor. Mas coloque um pouco de sal no purê, misture bem e muitas pessoas vão experimentar o purê e decidir -“Eu gosto de purê!” Assim também os membros da sua família, vendo a sua vida, exclamem: “Eu gosto da vida cristã!”

3. SEJA LUZ (Mateus 5:14-16) Não coloque a sua luz em baixo de um cesto, a luz tem que iluminar o ambiente onde você mora.
C. APLICAÇÃO PRÁTICA
Como proceder? Como penetrar? Como ter um impacto em nossa própria família? Seja sal, fermento e luz! Veja alguns exemplos bem práticos:

1. Contato - É importante passar tempo, conversar, fazer atividades, ter intercâmbios e experiências mútuas. Às vezes os pais de cristãos reclamam: “Meu filho não tem mais tempo para nossa família, nunca o vejo. Ele sempre está fazendo algo com as pessoas da igreja, mas não tem tempo para nós.” Às vezes os maridos descrentes falam a mesma coisa. Cuidado para não deixar isso acontecer. Penetre na sua própria família como luz, fermento e sal.

2. Temperamento Controlado pelo Espírito Santo - Não se envolva em brigas, contendas e confusões na sua família. Quando os seus pais brigam, o que fazer? Entrar na briga? Tomar um lado contra o outro? Não! Lembre-se que “uma resposta branda desvia o furor”. A presença do Espírito Santo produz o seu fruto que é a paz (Gálatas 5:22). Melhor seria dar bons conselhos bíblicos e dar também um bom exemplo, mas procurar o memento adequado para isso.

3. Insista nos Princípios Cristãos - (Isaías 55:8, 9) Deus nos chama a um caminho mais alto. A mãe de uma moça cristã insistia que ela se vestisse de modo indecente, mas a filha recusou. O pai de um rapaz cristão queria levá-lo a uma prostituta para ter a experiência, mas o filho recusou. Há irmãos que se levantam e saem da sala porque a família insiste em assistir novelas imorais. Estes irmãos estabeleceram os seus valores mais altos. Se você colocar Jesus em primeiro lugar, nunca vai perder. Se colocar Jesus em segundo lugar, nunca vai ganhar. Não ganhará a sua família para Cristo, praticando o pecado só para agradá-la.

4. Praticar a Hospitalidade - Veja o exemplo de Jesus em João 1:38, 39. Quando Jesus tinha uma casa, Ele levou André e outros para passar o dia com Ele. Isso é importante para evangelismo, é uma maneira de fazer contato. Mas qual é a aplicação na família? É simples; o que é hospitalidade senão abrir sua vida, tempo, casa e coisas para compartilhar e repartir com os outros. Isto tem uma aplicação especial na família; procure oportunidades especiais para abrir a sua vida, seu quarto, suas coisas, sua roupa e compartilhar o que tem. Alguns são menos hospitaleiros com a família que com pessoas de fora. “Não use a minha roupa”. “Quem mexeu na minha gaveta?” “Cadê o meu lápis?” “Quem comeu o meu chocolate?” e assim a briga começa. Isto não convém ao cristão.

5. Seja Acessível e Disposto - Jesus veio ao mundo para servir, isto é, suprir as necessidades dos outros. Ele nos deixou com a mesma missão. Olhe para o mundo (sua família). Veja quando alguém sofre ou se machuca, fique perto para aplicar o remédio, dar conforto, servir.

6. Somos servos do Senhor, colocados em casas cheias de pessoas necessitadas. Vamos servir ou não? Seremos acessíveis, abertos, transmitindo que os braços estão abertos ou vamos construir barreiras entre as pessoas da nossa própria família? De novo, para você penetrar a sua família com o evangelho, você simplesmente precisa ser e fazer como Jesus. Deixe a sua família conviver com Cristo através de você. Mesmo assim, não há garantia que a sua família se converterá, mas, mais que isso ninguém pode fazer.

D. Para Fazer:
Anote algumas atividades boas que você pode fazer com os membros da sua família.
Anote alguns momentos importantes quando você deve estar com a sua família.
Quem na sua família está precisando de sua ajuda?
Anote alguns maus hábitos da sua família que você deve rejeitar.
Anote algumas coisas que você tem que pode compartilhar com os membros da sua família.



No comments:

Post a Comment