Bem-vindos ao Estudos Bíblicos - Joe McKinney

Estou criando este blog para colocar a disposição dos irmãos alguns dos meus estudos Bíblicos. Sinta-se à vontade para usar, citar ou repassar. Não é necessário me referenciar como autor. Peço apenas que se mudar qualquer coisa, retire meu nome do estudo. Agradeço se me mandar qualquer correção de erro em conteúdo ou gramática. Aceitarei com gratidão qualquer sugestão ou comentário para melhorar os estudos neste blog. Cada estudo terá a data da última revisão. Somos todos eternamente alunos, sempre aprendendo e aperfeiçoando nosso entendimento da Palavra de Deus.

Que Deus abençõe você e sua congregação no estudo da Palavra Sagrada.

10/03/2011

Joe Mckinney email joe.mc@comcast.net
blog endereco http://estudos-jcm.blogspot.com/

Saturday, January 15, 2011

CRISTIANISMO E A CRÍTICA MODERNA 30 maio 2011

 
CRISTIANISMO E A CRÍTICA MODERNA     30 maio 2011

ESBOÇO DO ESTUDO
INTRODUÇÃO
I.              O QUE É A CRÍTICA MODERNA?
II.           DEUS EXISTE? OS ARGUMENTOS CLÁSSICOS.
III.        OUTRA IDÉIA: O ARGUMENTO HISTÓRICO.
IV.         A INTEGRIDADE DO NOVO TESTAMENTO.
V.            A AUTENTICIDADE DO NOVO TESTAMENTO.
VI.         O NOVO TESTAMENTO É DIGNO DE CONFIANÇA?
VII.      OS MILAGRES E AFIRMAÇÕES DE JESUS.
VIII.   AS PROVAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.
IX.         A BÍBLIA E A PROFECIA.
X.            O PROBLEMA DO SOFRIMENTO E A MALDADE.
XI.         GÊNESIS E A TEORIA DE EVOLUÇÃO

INTRODUÇÃO
I.               Cristianismo só é verdadeiro se Jesus é o filho de Deus. Temos que saber com certeza que ele é o messias profetizado no Velho Testamento, o filho de Deus gerado milagrosamente. Só assim suas palavras têm autoridade. Temos que provar que:
A.            Deus existe.
B.            Ele é o Deus da Bíblia, o Criador do Universo.
C.            Jesus é o seu filho.
D.            A Bíblia é a sua palavra e é digna de confiança.
II.            Isto é importante para o descrente por que:
A.            Quem rejeita cristianismo deve rejeitar todas as religiões, porque nenhuma religião tem tantas provas quanto cristianismo.
B.            O descrente precisa do perdão que Cristo oferece. Se for verdadeiro, todos que o rejeitam sofrerão condenação eterna. 2 Tessalonicenses 1:8-10.
C.            O resultado de descrença é corrupção moral. Romanos 1:24-26
D.            Sofrimento físico: recolheremos o que semearmos Gálatas 6:7-8.
E.             Famílias destruídas e relacionamentos ruins Tito 3:3.
F.             Desespero Efésios 2: 12
G.            Separação de Deus Is 59:1, 2.
III.          O crente precisa saber para dar uma fundação firme a sua própria fé no meio de um mundo cheio de dúvidas e, também, para dar razões aos outros da esperança que ele tem.
IV.         A IMPORTÂNCIA DE SABER QUE DEUS EXISTE
Hoje em dia é difícil levar as pessoas a pensar em Deus porque estão satisfeitos sem Deus. Não tem tempo de pensar em Deus. Pensar em Deus incomoda, interrompe uma agenda já cheia. Este problema não é só de hoje. Agostino: “Deus quer nos dar algo, mas não pode porque nossas mãos já estão cheias - não há lugar para Ele colocar mais”.
Alguns pensam em Deus como uma pára-queda. Queremos no caso de emergência, mas ao contrário, não queremos pensar nele. Nosso tempo é nosso e não queremos dividir com nosso Criador. Mesmo assim, somos religiosos. Buscamos algo além de nossas próprias limitações. Precisamos de algo espiritual.
Logicamente, ou Deus existe ou Deus não existe. Temos que saber a resposta. Senão, viveremos a vida sem sentido, valor ou propósito. Se Deus não existe, a vida é uma coisa absurda e, ultimamente, inútil. Se Deus não existe, então o homem e o universo estão destinados à extinção. Como presos, aguardamos a morte. Mas alguém responde que todos fazem sua marca na história pela sua vida. Mas que importa? No fim, não importa nada. O tempo e esforço que gastamos em estudar, trabalhar, fazer amizades, - é tudo passageiro por nada.
Se não há Deus, a vida termina no túmulo e a sua vida e seus valores não fazem diferenças nenhuma. Não há certo e errado. Não há virtude nem maldade. Se Deus não existe, o homem deve viver por si mesmo. Por que não? Servir o outro seria tolice. Se não há Deus, o universo é apenas um acidente e o homem o produto do acaso cego. Mas se Deus existe, o homem tem significado, responsabilidade e um futuro.
Será que podemos saber? Os autores da Bíblia respondem: Salmo 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus”; Romanos 1:20 “Percebemos os atributos divinos de Deus através da sua criação”
V.            RAZÕES PORQUE PESSOAS NÃO CRÊEM EM DEUS
A.            Amam a honra dos homens mais: João 12:42 “muitos creram, mas não confessavam por medo de ser expulsos das sinagogas.
B.            Por orgulho, não admitem dependência em Deus: Jeremias 10:23 “Não cabe ao homem determinar o seu caminho”
C.            Querem justificar seus atos e pecados: 2 Timóteo 4:3-4 “Cercam-se de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”.
D.            O amor do dinheiro: 1 Timóteo 6:9, 10 “por amor do dinheiro e cobiça desviam da fé”.
E.             Desiludidos com hipócritas: Mateus 23 “Atam fardos pesados e os põem sobre os ombros dos homens, mas eles nem com o dedo querem movê-los”.
F.             O problema de sofrimento e maldade: Jó.
G.            Ataques contra a veracidade da Bíblia.
H.            O ensino da teoria de evolução como verdade nos colégios.

I.              O QUE É A CRÍTICA MODERNA?

A.            Ateísmo: “Todo o trabalho de todas as épocas e toda a devoção vão para a extinção. Só dentro desta verdade, só no fundo do desespero pode ser construída uma vida”. (Veja artigo de O’hare).
B.            Filosofia analítica: “Qual a diferença entre um jardineiro invisível, intocável, eternamente ilusório e um jardineiro imaginado?”
C.            Humanismo: “O homem deve ser o objeto de nossa adoração”. “O homem é auto-suficiente”.
D.            Agnosticismo: “Se Deus existe, Nós não podemos saber disto”.
E.             Freud: “Religião é só a projeção de um desejo. Não há nada lá fora. Temendo as forças da natureza, o homem queria um poder para protegê-lo. Temendo as pessoas que o abusavam, ele queria um poder para defendê-lo. Temendo a morte e a destruição da vida, ele queria um Pai poderoso que daria aos filhos uma vida após a morte. O homem criou na sua mente o deus que ele queria. O homem é fraco e inadequado em muitas circunstâncias da vida e, por isso, deseja um deus para protegê-lo e cuidar. O homem foi quem criou Deus em vez de Deus criar o homem”.
F.             Seicho-no-ie: “Buda, Cristo, Maomé são todos iguais - fazem parte da verdade universal”.
G.            Bahaí: “Jesus, Moisés, Buda, Maomé, Krishna, Zoroaster, Bab são manifestações de Deus”.
H.            Islã: “A Bíblia está cheia de erros e contradições”; “Jesus foi o eminente muçulmano”; “No Alcorão inexistem contradições”.
I.               Panteísmo: “Deus é o total de tudo que existe”.
J.              Subjetivismo: “O que é verdade para você pode não ser verdade para mim”. A verdade não é acessível, somente interpretações de verdade. (ex. 4 cegos tocam um elefante por partes diferentes e o identificam de maneira diferente. Cada um diz parte da verdade). “Uma coisa só é verdade se eu sentir que é verdade”. “Não me importa o que a Bíblia fala. Eu sei que sinto no meu coração”.
K.            Pragmatismo: “Faça o que funciona na prática, o que dá certo para a maioria das pessoas”.
L.             Ceticismo: “A Bíblia é um livro cheio de erros, mitos e contradições. Isto prova que ela não foi escrita por mão divina mas por homens sujeitos a errar”. “Se Deus nos ama, porque Ele nos deu livre arbítrio, sabendo que muitos iam escolher o mal e pereceriam?” “Se Cristo é o caminho, porque Ele já não acabou com a maldade?”
M.           Teologia moderna ou liberal: “Os autores da Bíblia sofreram de erros da memória. Esqueceram a ordem dos acontecimentos”. “Existia um Jesus na história, mas a igreja idealizou sua história tanto que, com o passar dos anos, produziu um Jesus sobrenatural. A este Jesus sobrenatural foi atribuído obras e afirmações que ele nunca fez. Precisamos tirar dos evangelhos os mitos que surgiram sobre Jesus para descobrir o Jesus histórico. Fazemos isso eliminando os milagres dele. “As escrituras são infalíveis nas áreas de fé e regras de vida mas não nas áreas de geologia, história, ciência”. “Os autores da Bíblia inventaram as conversas de Jesus como era costume naquela época”.
N.            Hipocrisia religiosa: Confessa com a boca, mas nega com a vida. Este é o pior de todos.

II.           DEUS EXISTE? OS ARGUMENTOS CLÁSSICOS

A.            ARGUMENTO DE INTUIÇÃO: Há algo dentro dos seres humanos, que nos faz saber que nós e o universo somos produtos de Deus. Observamos que os homens sempre têm sido religiosos, em todas as épocas, em todos os níveis da cultura. Como o gatinho nasce e começa a mamar, o ser humano, por instinto, sempre olha para cima para achar algo mais alto, mais poderoso, mais inteligente. Deus é O SER SUPERIOR.
B.            ARGUMENTO ONTOLÓGICO: Não se pode pensar em alguma coisa que não existe. Deus é aquele de que ninguém pode imaginar maior. Por prova, tente pensar em algo novo que ninguém pensou antes, que não seja só uma combinação de elementos velhos. Deus é o SER MAIOR.
C.            ARGUMENTO MORAL: O fato que o homem tem uma consciência (temos dentro de nós por natureza um senso de certo e errado) prova que tem que existir um ser moral como nossa origem. Deus é A ORIGEM MORAL.
D.            ARGUMENTO COSMOLÓGICO: Nada vem de nada. Nós observamos movimento, mas não há movimento perpétuo, então, tem que existir uma força iniciativa. Tudo que observamos é o resultado de uma causa. A presença do efeito indica a existência de uma causa. Deus é A PRIMEIRA CAUSA. Há três opções:
1.             Deus (Inteligência) sempre existiu, criou a matéria e formou o universo e a vida.
2.             Matéria (ou energia que se transforma em matéria) (sem inteligência) sempre existiu e por acaso evoluiu para produzir inteligência e vida.
3.             Inteligência e matéria sempre existiram e a inteligência transformou a matéria para ser como agora existe.
Qual opção é mais lógica?
Ser ateu exige fé que:
4.             Um universo de ordem tornou a existir puramente por acaso.
5.             Seres vivos evoluíram por acaso de matéria não-viva.
6.             A mente inteligente se desenvolveu de matéria sem mente e sem inteligência.
7.             Personalidade, emoções e sentimentos se desenvolveram da matéria sem emoções ou personalidade.
E.            ARGUMENTO TELEOLÓGICO: A existência de desenho exige a existência de um desenhista. Ordem exige um ordenador. Uma criatura exige um criador. (Considere o relógio e os números de Fibonaccii). Deus é O DESENHISTA SUPERIOR.
F.             PARA PENSAR:
1.             Nós nunca podemos provar a existência de Deus, só Ele pode fazer isto.
2.             Não posso tocar, ver, ouvir Deus, mas a região do físico não é a única realidade (amor, idéias, dever, etc.)
3.             Faz sentido negar que Deus existe só porque eu não posso compreendê-lo? Muitas coisas existem que não posso compreender.
4.             Os argumentos clássicos de Deus provam quantos deuses há? Provam que Ele é bom ou mal?
5.             Posso provar onisciência só fazendo perguntas?
6.             Posso provar onipotência só observando uma criação finita?
7.             Alguém pode provar Deus pelo método científico?
III.        OUTRA IDÉIA: O ARGUMENTO HISTÓRICO
A.            Pergunta: Como sabe que há um Deus?
Resposta: É óbvio; veja a criação que existe. Alguém tinha que fazê-la. (veja Salmo 19:1; Romanos 1:20; Salmo 14:1)
B.            P: Mas como é este Deus Criador? É um ou muitos? Bom ou mal?
R: Ele se revelou (se explicou) a nós por meio do Antigo Testamento da Bíblia.
C.            P: Mas por que devo acreditar que o Velho Testamento é a Palavra de Deus?
R: Porque Jesus Cristo o aceitou como a Palavra de Deus.
D.            P: Mas por que devo aceitar o que Jesus falou sobre o Velho Testamento?
R: Porque Jesus é o filho de Deus e por isso tem razão em tudo que falou.
E.             P: Mas como posso saber que Jesus é o filho de Deus?
R: Porque ele morreu e ressuscitou dos mortos exatamente como ele predisse.
F.             P: Mas como posso saber que Jesus realmente ressuscitou dos mortos?
R: Sabemos pelo testemunho da história.
G.            P: Quais os documentos históricos que provam que Jesus ressuscitou dos mortos?
R: Mateus, Marcos, Lucas e João: os 4 evangelhos do N. T.
H.            P: Por que devo acreditar nestes livros como história digna de confiança?
R: Aplique as regras de confiança que se aplicam a qualquer livro de história.
Conclusão: Mostrando que os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João são dignos de confiança como história, fica provado que Jesus ressuscitou dos mortos, é o filho de Deus, e que ele tinha razão quando afirmou que o V. T. é a Palavra de Deus verdadeiro e criador do universo. É o Deus que se revelou na Bíblia. Agora vamos examinar o Novo Testamento para ver sua integridade, sua autenticidade e confiança.
Depois vamos examinar a evidência histórica que prova que Jesus ressuscitou.

IV.         A INTEGRIDADE DO NOVO TESTAMENTO
A.            O PROPÓSITO E NECESSIDADE DO ESTUDO
1.             Integridade significa preservação sem corrupção. A pergunta é: “Nós temos hoje em dia o que foi escrito tantos anos atrás? Os textos foram preservados pelos séculos sem mudanças ou cortes?”
2.             A ciência que trata deste assunto se chama “crítica textual” ou “crítica bíblica” e tem o propósito de determinar quais das variações são originais.
3.             Antes da invenção da imprensa, livros copiados de mão foram sujeitos aos erros dos copiadores e às alterações deliberadas. Muitos escribas (copiadores) do Velho Testamento adotaram regras rígidas para evitar isso. Eles numeraram os versículos, palavras e letras, por livro e por parágrafo, indicando o versículo e letra no meio de cada um. Para verificar que nenhuma letra, nenhuma palavra foi adicionada, foi necessário contar as letras. Alguns dos primeiros cristãos (ex. Irineu) aplicaram a advertência de Apocalipse 22 a todos os livros. Mesmo assim, muitos erros foram feitos pelos copiadores.
4.             Resultado: entre milhares de manuscritos antigos há mais ou menos 120.000 diferenças
B.            OS TIPOS DE ERROS NAS CÓPIAS
1.             120.000 variações representam 1/8 do texto.
menos diferenças de soletrar = 1/60 do texto.
menos diferenças insignificantes = 1/1000 do texto
2.             Exemplos de diferenças insignificantes:
Mateus. 2:3 “o rei Herodes” e “Herodes o rei”
Mateus. 2:3 “com ele Jerusalém” e “com ele toda Jerusalém”
Mateus 2:4 “todos os principais sacerdotes” e “todos os sacerdotes”
Mateus. 2:4 “indagava deles onde” e “indagava onde”
3.             Exemplos de diferenças significantes e importantes.
Jó 5:4
Jó 7:58 - 8:11
Marcos 16:9 - 20
4.             Nenhum destes exemplos de diferenças efetua a doutrina na Bíblia. Os livros do N.T estão preservados e falam a nós da mesma maneira, com a mesma mensagem que falaram àqueles para quem foram escritos no princípio.
C.            POSSÍVEIS ORIGENS DAS DIFERENÇAS
1.             Falta de atenção.
2.             Diversão da atenção das palavras para o assunto.
3.             Para sustentar uma doutrina.
4.             Mudança da pronúncia.
5.             Falta de espaços entre palavras e frases.
6.             Corrigir o erro de cópias anteriores
7.             Confiar na memória
8.             Cópias na leitura oral
9.             Adicionar palavras para ampliar uma expressão (Veja Mateus 9:13; Lucas 5:32)
Copiando manualmente, em lugares diversos, por muitas pessoas, num prazo de 1000 anos, e o resultado é apenas 1 parte em 1000 com divergência significante e importante - impressionante! Realmente podemos confiar que temos em nossas mãos o que foi escrito.
D.            MEIOS DE RESTAURAR O TEXTO ORIGINAL
1.             Manuscritos antigos em grego. Provavelmente os originais não existem mais. Principalmente temos em mãos cópias de cópias etc., mas não precisa ter os originais se temos cópias boas. Considere as cópias dos manuscritos dos clássicos antigos.
                                                                 
AUTOR   DATA ESCRITA DATA DAS CÓPIAS    INTERVALO    Nº DAS CÓPIAS

Catão             234 - 149 a.C.       300 d.C.              1400 anos                        3
Demóstenes   384 - 322 a.C.       900 d.C.              1200 anos                    < 50
Heródoto       480 - 420 a.C       .900 d.C.               1350 anos                        8
Lucrécio          99 - 55 a.C.        950 d.C.               1000 anos                    < 50
Platã             427 - 347 a.C.       800 d.C.              1100 anos                       15
Sófocles        496 - 406 a.C.      1000 d.C.             1400 anos                        7
Tácito             55 - 117 d.C.      1060 d.C.               950 anos                        2
Tulcíades       471 - 401 a.C.       900 d.C.              1300 anos                        8
Virgílio            70 - 19 a.C.         300 d.C.                350 anos                        1

E a Bíblia? Existem mais de 5.000 cópias completas e incompletas do Novo Testamento em grego, algumas com uma data de 150 d.C. representando um intervalo de apenas 50 - 100 anos. As cópias mais importantes têm datas de 300 d.C. - 400 d.C. dando um intervalo de 250 - 300 anos. Os manuscritos mais importantes:
a)             Códice Sinaítico - descoberto no ano 1859 por Tischendorf, feita em 300 - 350 d.C.
b)             Códice Alexandrino - feita em 300 - 350 d.C.
c)             Códice Vaticano - feita em 300 - 350 d.C.
d)             Códice Efraemi - feita em 300 - 350 d.C.
2.             Traduções: Há mais de 9.000 traduções antigas do Novo Testamento:
a)             Peshito da Síria - 150 d.C. usada na Síria
b)             Latim antigo - 150 d.C., usada na África.
c)             Latim Vulgato - 385 d.C., usada em Roma.
d)             Egípcio - 180 d.C.
3.             Citações nas obras dos autores antigos:
a)             Justino - 330 citações do N. T.
b)             Ireneu - 1819 citações
c)             Clemente - 12.406 citações
d)             Origem - 17.922 citações
e)             Tertuliano - 7258 citações
f)              Eusébio - 5176 citações
Para o Novo Testamento existe mais de 5.000 manuscritos em grego, mais 9.000 manuscritos traduzidos, e mais de 36.000 citações dos autores antigos. A conclusão de tudo isso é que nós podemos confiar que nós temos em mãos o que foi escrito.

V.            AUTENTICIDADE DO NOVO TESTAMENTO
A.            Os livros foram escritos pelos autores designados (Mateus escreveu Mateus, Marcos escreveu Marcos etc.)
B.            Evidência dos catálogos:
1.             Origem (185 - 254): “os 4 evangelhos são aceitos pela igreja e foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João).
2.             Tertuliano (160 - 240): “Mateus e João escritos por apóstolos e Marcos e Lucas por homens apostólicos”.
3.             Catálogo de Muratori (170): “o 3º evangelho é de Lucas, o 4º é de João.
4.             Na segunda geração depois dos apóstolos, os livros foram conhecidos como apostólicos.
C.            Evidência das citações:
1.             Ireneu: “Mateus deu um evangelho escrito quando Pedro e Paulo estavam em Roma... Marcos escreveu o que Pedro pregou... Lucas contou num livro o evangelho pregado por Paulo... João publicou um evangelho quando morava em Éfeso.
2.             Papias: “Mateus escreveu em hebraico e foi traduzido em grego... Marcos era o intérprete de Pedro”.
D.            Evidência Interna:
1.             Mateus: Não menciona um autor. Escrito antes de 70 d.C. Mc 3:18; Lucas 6:15; Atos 1:13 o chamam de Mateus o publicano. Só Mateus se chama de “o publicano” (Mateus 10:2) Marcos 2:15, 16 e Lucas 5:29 falam “na casa de Mateus: mas Mateus fala “em casa” (Mateus 9:9. 10).
2.             Marcos: escrito antes de 70 d.C. Nele, Pedro é menos conspícuo do que nos outros, especialmente coisas positivos.
3.             Lucas: antes de 70 d.C. Consultou testemunhas. Mesmo autor de Atos. Em Atos ele acompanhava Paulo nas viagens e podem-se notar quando ele chegou e saiu pelo “eles... nós”.
4.             ‘João: diz que o autor é “o apóstolo que Jesus amava” e chama João Batista simplesmente de João.

VI.         O NOVO TESTAMENTO É DIGNO DE CONFIANÇA?
A.            AS REGRAS DA CRÍTICA HISTÓRICA (George Rawlinson, 1859)
1.             O autor é digno de confiança, contemporâneo com os acontecimentos, com oportunidade de conhecimento pessoal: confiança do 1º grau.
2.             O autor recebeu informação de testemunhas oculares: 2º grau.
3.             O autor viveu numa época posterior aos acontecimentos e sua fonte de informação era tradição oral: 3º grau de confiança.
4.             Confiança aumenta quando as tradições de um povo são confirmadas por aquelas de outro povo, especialmente quando o outro povo é hostil e distante.
5.             Confiança aumenta quando os acontecimentos são bem conhecidos pelo público e têm importância na sociedade ou foram comemorados por observação pública.
6.             Confiança aumenta com concordância de autores independentes e quando aumenta o número de testemunhas.
B.            AS PROVAS DE HISTÓRIA AUTÊNTICA: Quando mais de uma pessoa, todas de boas reputações, escrevem sobre acontecimentos dos quais são testemunhas oculares; quando estas histórias são distribuídas entre as pessoas da mesma geração que eram testemunhas oculares e estes tinham oportunidade de verificar ou negar que as coisas realmente aconteceram assim. Esta prova dá a maior confiança de qualquer história.
C.            SERÁ QUE A BÍBLIA TEM ERROS?
1.             A pergunta é super importante. Se a Bíblia tem erros então ela não pode ser a Palavra de Deus, porque deus não erra.
2.             O que é um erro?
a)             A intenção do autor tem que ser entendida (ex. “o por do sol”)
b)             O autor pode usar linguagem popular (ex. “perder a cabeça”)
c)             Quando alguém afirma que diz exatamente e literalmente a verdade e o que ele diz não é exatamente e literalmente a verdade, então ele está errado.
d)             Quando dois autores contam fatos que se contradizem, pelo menos um dos dois está errado.
e)             Dois relatórios se contradizem, não quando têm diferenças, mas quando ambos não podem ser a verdade.
f)              Se podemos, com bom raciocínio, supor ambos serem verdadeiros, então não se pode dizer que se contradizem. Nós não temos que provar que uma hipótese é verdadeira, só que ela pode ser verdadeira.
g)             Dois relatórios que tem todos os mesmos detalhes não são necessariamente contraditórios (ex. João não diz que Jesus nasceu de uma virgem, Mateus não menciona a ressurreição de Lázaro).
3.             Alguns supostos erros e contradições:
a)             À hora da crucificação de Jesus - João 19:14 diz que Jesus estava perante Pilatos na sexta hora, mas Marcos 15:25 diz que Jesus estava na cruz na terceira hora. Quem tinha razão e quem errou? (veja João 1:39; 20:19; Lucas 23:53)
b)             Quantos endemoninhados Jesus curou? Mateus 8:28 diz dois, Marcos 5:2 diz um e Lucas 8:27 diz um. Quem tinha razão e quem errou?
c)             Quantos cegos Jesus curou? Mateus 20:30 diz dois, Marcos 10:46 diz um e Lucas 18:35 diz um. Quem tinha razão e quem errou?
d)             Sobre que Jesus andou para Jerusalém? Mateus 21:7 diz que foi sobre uma jumenta e um jumentinho. Marcos 11:2 diz que era um jumentinho, Lucas 19:30 diz que foi um jumentinho e João 12:14 diz que foi um jumentinho. Quem tinha razão e quem errou?
e)             Onde o cego foi curado? Mateus 20:29, 30 diz que foi saindo de Jericó. Marcos 10:46 diz que foi saindo de Jericó. Lucas 18:35 diz que foi entrando em Jericó. Quem tinha razão e quem errou?
f)              Quem falou com Jesus? Lucas 7:1-10 diz que foram primeiro alguns anciãos e depois o centurião. Mateus 8:5-13 diz que foi o centurião nas duas vezes. Quem tinha razão e quem errou?
g)             De onde as mulheres observaram a crucificação? Mateus 27:55-56 diz que observaram de longe e João 19:25 diz que Maria estava ao pé da cruz. Quem tinha razão e quem errou?
h)             A que hora as mulheres foram ao túmulo? Mateus 28:1 diz que foi ao findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana. Marcos 16:1 diz que foi muito cedo no primeiro dia da semana, ao despontar o sol. Lucas 24:1 diz que foi no primeiro dia da semana, alta madrugada. João 20:1 diz que foi no primeiro dia da semana de madrugada, sendo ainda escuro. Quem tinha razão e quem errou?
i)               Quantas vezes o galo cantou? Mateus 26:75 diz “antes que o galo cante, você me negarás três vezes”. Marcos 14:72, “antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes...”. Lucas 22:61 “hoje três vezes me negarás antes de cantar o galo...” João 13:38” ...jamais cantará o galo antes que me negues três vezes... “Quem tinha razão e quem errou?

VII.      OS MILAGRES DE JESUS E SUAS AFIRMAÇÕES
A.            Argumentos em favor dos milagres de JESUS
1.             A reputação de Jesus
2.             O testemunho da história
3.             As características dos seus milagres
a)             Em número, muitos
b)             Em tempo, por 3 ½ anos
c)             Em lugares públicos
d)             Sem preparação anterior
e)             Em grande variedade
f)              Nunca desmentido pelos inimigos com sucesso
g)             Reconhecidos facilmente (eram mais que a providência ou acaso).
h)             Feitos sem um “show”.
i)               Nunca fizeram Jesus rico.
j)               Nem sempre necessitavam a fé das pessoas.
k)             Revelam algo sobre a natureza (compaixão de Deus)
4.             Bernard Ramm: “pense em Judas. Quando ele foi trair e entregar Jesus, porque ele não ofereceu evidência como testemunha ocular que os milagres de Jesus foram fingidos, falsos, truques? Ele nada falou disso. Ele só podia dizer aos judeus sobre o lugar aonde Jesus sempre ia para orar”.
B.            JESUS AFIRMAVA A RESPEITO DE SI MESMO:
1.             Eu sou do céu e vocês são da terra (João 8:23).
2.             As escrituras profetizaram de mim (Lucas 24:25ss, 44).
3.             Eu vou julgar o mundo no último dia (João 5:22, 27).
4.             Eu vou ressuscitar os mortos (João 5:22, 27).
5.             Moisés testificou de mim (João 5:46).
6.             Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6).
7.             Eu o Pai somos um (João 10:30).
8.             Antes de Abraão, eu já existia (João 8:58).
9.             Você tem que me colocar acima da sua família (Mateus 10:34ss).
10.         Sou eu que perdôo seus pecados (Mateus 9:1-8).
11.         Você tem que ser disposto a morrer minha causa (Lucas 14:26).
12.         Eu aceito sua adoração (João 20:28).
13.         Eu estava na glória com O Pai antes do mundo ser formado (João 17:5).
14.         Eu dou a vida às pessoas (João 5:24, 25).
15.         Eu sou rei (João 18:36).
16.         Eu levanto os mortos e curo todas as doenças (Mateus 11:5).
17.         Você tem que orar através de mim (João 14:13, 26).
18.         Eu sou o Filho de Deus (João 5:17).
C.            COMO PODEMOS ENTENDER ESTAS AFIRMAÇÕES DE JESUS?
1.             Recusar pensar nelas.
2.             Negar que Ele as fez.
3.             Julgar Ele ser enganador.
4.             Julgar Ele ser louco.
5.             Julgar Ele ser verdadeiramente o Filho de Deus! Jesus prometeu provar que suas afirmações foram verdadeiras. A prova seria a sua ressurreição dos mortos.

VIII.   AS PROVAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
A.            Foi profetizada (Is 53; Lucas 24:44-48) e Jesus não duvidou que Ele fosse o assunto da profecia. (Lucas 24:25-27; João 5; 39,46).
B.            Jesus nasceu de uma virgem (Is 7:14; Mateus 1). Ele, desde nascer, era uma pessoa bem especial.
C.            Jesus fez pretensões assustadoras (veja a página anterior).
D.            Jesus fez milagres para provar suas afirmações. Lucas 7:22
E.             Jesus predisse a maneira da sua morte. (João 3:14; 8:27; 12:32s).
F.             Jesus predisse as pessoas responsáveis por sua morte (Mateus 16:21).
G.            Jesus predisse sua ressurreição no 3º dia (Mateus 16:21).
H.            No 3º dia o seu túmulo ficou aberto e vazio 9 (Mateus 28:5, 8). O que aconteceu com o corpo?
1.             Será que os soldados romanos o levaram? Não houve motivo!
2.             Será que os judeus o levaram? Foram eles que mais queria que ficasse dentro!
3.             Será que os discípulos o levaram? Eles estavam escondidos atrás das portas truncadas por medo das autoridades!
4.             A única alternativa: Ele ressuscitou!
I.               Jesus apareceu vivo às testemunhas depois da sua morte (Mateus 28:1-10; Marcos 16:12-19; Lucas 23:55-24:52; João 20:1-21:23; Atos 9:1ss; 1 Coríntios 15:5-7).
J.              A ressurreição explica.
1.             A transformação dos apóstolos. Antes eles eram um grupo de homens apavorados, decepcionados, desanimados e escondidos. Depois, eles foram pregando publicamente com coragem, prontos para sofrer e morrer mas nunca desistindo da mensagem. “Ele ressuscitou! Nós o vimos vivo!”
2.             A conversão de Paulo: Antes ele era fanático, preconceituoso, proeminente, poderoso (Gálatas 1:13; Atos 7:58; 8:1-3; 9:1-2; 22:3; 26:9-12), mas de um dia para outro ele se mudou totalmente.
3.             A sobrevivência e crescimento da igreja: Ela pregou Jesus como Deus na terra de monoteísmo, pregou os merecimentos de um salvador crucificado, chamou os líderes religiosos de assassinos e guias cegos, combateu toda filosofia do mundo grego, sem dinheiro, sem prédios, sem espadas, sem poder político, sem apoio dos sábios nem dos religiosos, mas a igreja sobreviveu, cresceu e venceu.
4.             A reputação de Jesus: Se Cristo não ressuscitou, se ele falhou em todas suas profecias e promessas, se todas suas afirmações são mentiras, se toda aquela conversa sobre perdão de pecados e o julgamento do mundo era só conversa, então como explica o fato que até hoje, Jesus ainda é a pessoa mais respeitada e admirada por toda a história?
K.            CONCLUSÃO: Toda a evidência da história confirma como fato histórico que Jesus, depois de ser morto por crucificação e sepultado, ressuscitou no 3º dia, assim provando ele ser tudo que ele afirmava ser. Ele é o Filho de Deus. Por isso, quando ele aceitou As Escrituras como Palavra de Deus, nós podemos ter certeza que O Deus da Bíblia existe, que Jesus é o Seu Filho e que a Bíblia é Sua Palavra! Amém!

IX.         A BÍBLIA E A CIÊNCIA
Embora não um texto científico, verdades científicos têm jazido ocultas em suas páginas por 30 séculos ou mais, verdades essas que só foram descobertas pelo engenheiro humano nos últimos anos.
A.            Astronomia
1.             Quantas estrelas? Ptolomeu, no ano 280 BC disse 1022. Kepler, cientista no século 17 d.C., afirmou 1005. Hoje sabemos que há mais de 100.000.000.000. Jeremias 33:22, 600 a.C., disse que não se pode contar.
2.             Jó 26:7 Ele fez a terra pairar sobre o nada. As idéias antigas eram que a terra ficou nas costas de Atlas, tartarugas ou em colunas.
3.             Isaías 40:22 fala do globo da terra (Lucas 17:31-36)
B.            Meteorologia
1.             Eclesiastes 1:6, 7 fala do ciclo da água.
2.             Jó 36:27-29 ciclo hidrológico de evaporação, condensação, precipitação.
3.             Jeremias 10:13; 52:13 relâmpago causado por chuva e água nas nuvens.
C.            Saúde
1.             Levíticos 11: os animais imundos. Hoje sabemos que estes estão facilmente sujeitos a infecções parasíticas (ex. porco é triquinose) e só se comem com precauções.
2.             Deuteronômio 14:21 proibido comer carne de animais sufocados ou mortos por meios naturais.
3.             Deuteronômio 23:12-14; Levíticos 11:29-36 regras de saneamento, esgotos (Veja Num. 19:5-22; Levíticos. 13-15).
D.            Biologia
1.             A vida da carne está no sangue. Levíticos 17:11-14
E.            A Lei da Conservação e deterioração da Energia e Massa (1ª Lei de Termodinâmica)
1.             Num sistema fechado qualquer, com transformação de energia ou massa, o total da quantidade de energia ou massa permanece inalterado. Nenhuma criação ou destruição de matéria ou energia está sendo atualmente realizada no universo físico. A ciência descobriu isso há 100 anos.
2.             Gênesis 2:1, 2 e Hebreus 4:3 dizem que a criação terminou.
F.             A 2ª Lei da Termodinâmica
1.             Em qualquer transferência ou alteração de energia, embora a quantidade de energia ou massa permaneça inalterada, a quantidade de utilidade e disponibilidade vai diminuindo sempre. O resultado é que nenhuma máquina tem 100% eficiência. A máquina moto-contínua é impossível.
2.             O universo está envelhecendo Salmo 102:25-27.
G.           Geografia e história
1.             Em 1900, a Academia de Ciência de França fez uma lista de 46 erros históricos na Bíblia. Hoje, todos os 46 são confirmados como verdades históricas.
a)             Eles negaram que o escrito existiu em 1400 a.C., mas foi descoberto o Código de Hamurabi com data de 1800 a.C.
b)             Eles negaram a existência da nação dos Hititas no tempo de Abraão. Foi descoberta uma história deles de 1200 anos de duração.
c)             Eles negaram a existência de Belshazar em Daniel 5, mas textos de cunciforme mostram que ele recebeu o reino do seu pai que se aposentou na Arábia.
H.           A Bíblia NÃO ENSINA:
1.             São somente 4 elementos - terra, fogo, ar e água.
2.             A terra é o centro do universo.
3.             Estrelas e planetas são fixados nas suas posições.
4.             A vida se gera de matéria não viva.
5.             Mas todas essas idéias foram ensinadas por estudiosos que viveram quando a Bíblia foi escrita. Por que a Bíblia evitou esses erros?
6.              
X.            BÍBLIA E PROFECIA
A.            Centenas de profecias cumpridas indicam que é um livro que vai além do conhecimento humano.
1.             A Bíblia afirma que profetiza o futuro.
a)             Números 23:19
b)             Deuteronômio. 18:22
c)             Isaías 30:8; 34:16; 41:21-23,25-26; 44:6-8,11
d)             Daniel 2:28
2.             As profecias da Bíblia não são desconexas e vagas. Antes, tratam de lugares, pessoas e eventos específicos, cumpridos nos mínimos detalhes.
B.            O que é profecia?
1.             Profecia é a declaração de acontecimentos futuros de maneira que nenhum conhecimento humano é suficiente para fazê-lo.
2.             Imagine duas pessoas, Maria e José, olhando para o mar. Maria só pode ver a superfície da água. Então ela só vê barcos, lixo etc. Ela não sabe nada sobre os peixes que ficam dentro da água. De vez em quando, um peixe pula para fora da água, aparecendo e logo depois desaparecendo. José pode ver a superfície do mar e também as coisas em baixo da água. José fala a Maria sobre peixes e a vida dentro do mar, mas ela não consegue ver e então não acredita. Como é que José vai convencer à Maria sobre a vida no mar? Ele profetiza. Olhando para dentro da água, nota cada vez que um peixe vai pular da água. Ele diz isto a Maria, predizendo onde e quando o peixe vai aparecer. Tudo acontece exatamente como ele diz. Talvez Maria pense que foi coincidência e ela desconfia, mas quando José faz a mesma coisa, vez após vez, sempre acertando, sem falhar, ela vai acreditar no que ele diz sobre a vida no mar. Especialmente se José tem boa reputação que é a de ser um homem honesto.
3.             Os profetas da Bíblia fizeram a mesma coisa. Também Jesus. Vez após vez, eles profetizaram acontecimentos futuros, coisas muito além do conhecimento dos homens, sem nunca falhar em nada. O cumprimento destas profecias provou que eles tinham acesso a conhecimento sobre humano, sobrenatural.
C.            Falsas profecias modernas
1.             Horóscopo
2.             Curandeiros e charlatões
D.            A prova de um profeta verdadeiro - Quando um profeta fala qualquer coisa e não suceder, ele não é verdadeiro. A penalidade de um profeta falso era morte - apedrejado. A Bíblia é um livro com 100% sucesso.
E.            Profecias no V. T. cujo cumprimento aconteceu dentro do V.T.
1.             A família de Jeroboão será extinta. 1 Reis 14:5-17, no ano 910 a.C.
a)             Seu filho ficou muito doente. O profeta Aías disse que ia morrer e a família de Jeroboão seria extinta.
b)             O filho morreu. Anos depois, Jeroboão morreu e o outro filho dele, Nadabe se tornou rei. Passou dois anos e ele foi morto por Baasa, ele e toda a família.
2.             O fim da fome, 2 Reis 7:1-18, no ano 850 a.C.
a)             No meio de uma grande fome e sob o ataque do exército da Síria, as mães de Israel comeram seus próprios filhos. A alimentação foi tão rara que uma cabeça de burro foi vendida por uma fortuna e um pouco de esterco de pombo por outra. O profeta de Deus, Eliseu, disse que “amanhã mais ou menos nesta mesma hora, um kilo de farinha vai ser quase de graça”. Naquela noite, o exército da Síria saiu de repente, deixando toneladas de alimentos.
3.             A dinastia e Jéu, 2 Reis 10:30 e 15:12, no ano 830 a.C.
a)             Deus disse a Jéu, o rei de Israel “4 gerações dos seus descendentes serão reis no seu trono”
b)             Jéu ficou 27 anos, seu filho Jeocaz ficou 16 anos, seu filho Jeoás ficou 16 anos, seu filho Jeroboão II ficou 40 anos e seu filho Zacarias ficou 1 ano. Quando Zacarias morreu a coroa saiu da família, exatamente como o profeta tinha dito.
4.             O rei Josias de Judá, 1 Reis 13:2; 2 Reis 23:1-20, no ano 930 a.C.
a)             Um menino ia nascer da família de Davi. O nome dele seria Josias. Ele seria rei e expulsaria os ídolos da terra de Israel e queimaria os ossos dos sacerdotes dos ídolos num certo altar.
b)             282 anos depois, nasceu um menino. Foi lhe dado o nome de Josias. Com 8 anos ele se tornou rei. 310 anos depois da profecia, Josias achou o livro da lei de Deus, leu sobre idolatria e expulsou os ídolos do país. Abriu as sepulturas e queimou os ossos naquele mesmo altar.
5.             Jericó, Josué 6:26, 1 Reis 16:34 no ano 1400 a.C.
a)             Josué destruiu a cidade de Jericó e profetizou que o homem que reconstruísse a cidade seria maldito e que seu filho mais velho morreria ao lançar o fundamento da cidade e seu filho mais moço também morreria ao instalar as portas da cidade.
b)             530 anos depois, Hiel cometeu o erro de reconstruir Jericó. Seu filho mais velho Abirão, morreu com a fundação da cidade e o filho mais moço, Segube, morreu com a instalação das portas.
F.             Profecias no VT cujo cumprimento aconteceu fora do V.T.
1.             Babilônia - Isaías 13:14, 44,45 no ano 720 - 700 a.C.
a)             Os medos vão conquistar Babilônia (Isaías 13:17). Foi cumprido em 539 - 536 a.C..
b)             Ciro vai deixar os judeus voltar para reconstruir a sua cidade Isías 44:28; 45:1 Cumprido em 536 a.C.
c)             Babilônia seria destruída totalmente Isaías 13:19-21 Alexandre Magno acampou perto e nem sabia por se deserto.
d)             Será mange Isaías 14:23.
2.             Egito
a)             Conquistado mas não extinto Ezequiel 29:15-16
b)             Unido com Israel e Assíria em aliança com Deus Isaias 19:24-25 No início da igreja muitos egípcios se converteram.
c)             Menfis será desolada Jeremias 46:19; Ezequiel 30:12 Menfis era a cidade principal no 1º ‘século. Hoje é só ruínas.
d)             Tebes seria queimada, mas depois seria reconstruída Ezequiel 30:14-15; Jeremias 46:25
3.             Tiro Ezequiel 27 no ano 580 a.C.
a)             O rei de Babilônia, Nabucodonosor, vai destruir a cidade.
b)             A cidade será como uma penha descalvada.
c)             Ela servirá para enxugar redes.
d)             As pedras, madeira, e pó da cidade serão jogadas no mar.
e)             3 anos depois da profecia, Nabucodonosor a atacou e depois de 13 anos sitiada, ela caiu. Mas quando ele entrou na cidade o povo tinha fugido para uma ilha. Jogou as pedras, madeira e pó da cidade no mar para fazer um caminho até a ilha. Ele fez do lugar uma penha descalvada, onde, até hoje, pescadores enxugam as redes.
4.             Cinco impérios mundiais Daniel 2
a)             Babilônia: Daniel 2:37
b)             Medo Persa:
c)             Grécia: Daniel 8:21
d)             Roma: Daniel 2:40-43; Lucas 3:1
e)             Cristãos: Daniel 2:44-45; Marcos 1:15; 9:1
5.             Uma das profecias mais importantes e mais extraordinárias Gênesis 12:1-3,7 e 15:1ss.
a)             Abraão seria o pai de uma grande nação.
b)             Abraão ia morrer e seus descendentes iriam sair e herdar a terra de Canaã só na 4º geração.
c)             Abraão seria o pai de uma multidão de nações.
d)             O descendente de Abraão seria uma benção para todas as nações.
e)             Estas promessas parecem incríveis quando pensamos nas dificuldades. Quando foi dito, Abraão já era velho. Tinha 90 anos. Abraão era desconhecido e a única terra que possuiu era aquele onde colocava sua tenda cada noite. Mas o que aconteceu? Ele teve dois filhos e destes filhos vieram os judeus, árabes e várias outras nações. Seus descendentes (Jacó e sua 12 tribos) entraram no Egito. Levi era filho de Jacó, Coate o filho de Levi, Arão era filho de Coate, e o irmão de Arão era Moises. Quatro gerações. Quando entraram em Canaã, para possuir a terra, todas as promessas sobre a terra foram cumpridas (Josué 21:43-45; 23:14-16). E hoje em dia, o descendente deste velho homem é Jesus Cristo, a maior benção que o mundo já recebeu.
6.             O assunto principal da profecia Bíblica é o Messias e seu reino
a)             Gênesis 3:15 - descendente de Eva.
b)             Gênesis 12:1-3 - descendente de Abraão.
c)             Isaías 11:1 descendente de Jessé
d)             Salmo 89:3 descendente de Davi.
e)             Gênesis 49:10 - da tribo de Judá, filho de Jacó ou Israel,
f)              1 Crônicas 17:11-13 - descendente de Davi, rei de Israel,
g)             Miquéias 5:2-4 - nascer em Belém, um homem, o rei dos judeus, eterno,
h)             Daniel 2 - traria paz na época em que Roma governava o mundo
i)               Daniel 9 - viria antes da destruição de Jerusalém por Roma em 70 d.C.
j)               Zacarias 9:9 Entrada em Jerusalém num jumentinho.
k)             Isaias 53 - rejeitado pelos judeus, não resistiu aos sofrimentos, morte e ressurreição, morte ao lado de criminosos, sepultado com os ricos.
l)               Zacarias 11:12 - traído por um amigo por 30 moedas de prata,
m)           Salmo 41:9 Traído por um amigo.
n)             Salmo 22 - crucificado.
o)             Salmo 22:16; Is 53:5 Mãos e pés traspassados.
p)             Salmo 34:20 Os ossos não quebrados na morte.
q)             Salmo 16:9, 10; A ressurreição da morte
7.             As profecias de Jesus
a)             Judas ia traí-lo e ser condenado Mateus 26:24-25
b)             Ele mesmo seria morto e ressuscitado Mateus 20:17-19
c)             Ele ia subir ao céu João 6:61, 62; 7:33, 34
d)             A vinda do espírito Santo Lucas 24:49; Jó 14:16, 27; 16:12, 13
e)             O reino dele ia crescer até cobrir a terra Mateus 13:31, 32
f)              A destruição do templo em Jerusalém Mateus 24:1, 2
Centenas de profecias sobre Jesus Cristo dando detalhes do nascimento, vida e morte. Feitas num prazo de 40000 a 400 anos antes do seu nascimento. E Ele cumpriu tudo ao pé da letra, sem falhar em nada! Como é possível? Com homens é impossível, mas com Deus tudo é possível. Aqui temos em nossas mãos o livro inspirado por Deus. Pode confiar nele porque é a palavra de Deus!

XI.         O PROBLEMA DE SOFRIMENTO E MALDADE
A.            Deus realmente existe? Ele sabe o que está acontecendo na minha vida? Ele guia e controla o mundo; quer dizer, Ele é soberano? A Bíblia responde “SIM” (Em Lucas 12:6-7, por exemplo).
B.            O Humanismo nega que qualquer ajuda ou controle existe mais alto que o próprio homem. Ao homem vai o crédito para as coisas que ele alcança. Mas a Bíblia responde em Salmos 27:1.
C.            Mas como é que um Deus de bondade infinita podia criar um mundo com tanta maldade? Doença? Sofrimento? Tortura? Crueldade? Fome? Guerra? Ações destruidoras da natureza? Como responderemos?
D.            Vamos lembrar pelo menos 2 coisas:
1.             Nosso conhecimento é limitado. Às vezes só entendemos muito depois o acontecimento. Por exemplo, os sofrimentos de José na Bíblia.
2.             Às vezes, nossa idéia de o que é bom está errada. Nem sempre prazer é bom nem dor é mal. O homem não existe para ter prazer tanto mas para glorificar a Deus e se desenvolver para ser como Deus.
E.             Pense em 4 princípios do nosso universo:
1.             O universo funciona por meio de leis. Estas leis funcionam por nosso bem (fogo e chuva), mas às vezes fazem dano também.
2.             O homem tem livre arbítrio. Quando ele erra, a culpa é dele e não de Deus.
3.             Condições imperfeitas têm valor. Elas dão oportunidade para crescimento. Em tristeza e sofrimento desenvolvemos atributos que valem para a eternidade.
4.             A vida humana é uma vida de interdependência. A associação traz gozo, paz e satisfação bem como tristeza.
F.             A resposta ao problema de sofrimento e maldade se encontra no caráter e vida de Jesus. Qual foi a atitude de Jesus para com isso? Pode ser visto ao olhar a atividade principal da sua vida - curar as doenças, fazer boas obras e chamar o povo ao arrependimento do pecado. Ele se dedicou à tarefa de eliminar o sofrimento, a morte e o pecado. A Bíblia chama a morte de “inimigo”. Jesus disse que Ele fez o que Ele viu o Pai fazer. Então, Deus tem a mesma atitude para com o sofrimento e maldade como Jesus. O desejo de Deus é acabar com sofrimento, morte e maldade. Ele tem um plano para fazer isto, mas seu plano não terminou ainda.

XII.      O LIVRO DE GÊNESIS E A TEORIA DA EVOLUÇÃO
A.            A importância do assunto:
1.             De onde você veio pode determinar que você seja, por que está aqui e para onde está indo.
2.             Nós somos o resultado de um acidente da natureza (ou bilhões de acidentes) ou fomos criados na imagem de Deus?
3.             Nós somos sem propósito de existência ou temos razão de viver e um alvo eterno?
4.             Devemos viver como animais ou como filhos de Deus?
5.             Qual a resposta que é mais razoável e cabe melhor a evidência? Acaso ou criação? Acidente evolucionário ou desenho inteligente?
6.             O que existiu primeiro, mente ou matéria? Será que a mente se formou por acaso da matéria ou será que a matéria foi formada por uma mente?
B.            Argumentos Contra a teoria de evolução:
1.             O que a evolução tem que provar e não pode:
a)             Vida se gera de matéria sem vida, espontaneamente.
b)             Formas simples de vida simples podem se tornar em formas de vida complexas, mas:
(1)          Isto jamais foi observado
(2)          Ninguém pode explicar como isso podia acontecer
(3)          A improbabilidade de tal coisa é incrível.
(4)          Outra explicação é mais razoável (criação)
2.             Geração espontânea de vida é inacreditável
a)             Louis Pasteur desaprovou esta teoria
b)             A probabilidade da formação de um aminoácido por acaso é calculado em 1 x 10 levado ao poder de 60. Uma proteína comum tem 12 aminoácidos. Uma célula simples tem 239 moléculas de proteína mais das enzimas. A probabilidade de isso acontecer por acaso ‘
c)             E incalculável.
3.             Vida complexa não se pode formar de vida simples. A molécula de DNA (ADN) é tão complexa. É formado de fios microscópicos que registram instruções equivalentes a 30 jogos da Enciclopédia Britânica - 20 volumes, 1000 páginas por volume, 1500 palavras por página = 30.000.000 palavras. A probabilidade de este código ser alinhado numa ordem exata é 0. Mutações não explicam tão desenvolvimento - seu ritmo é devagar demais e a maioria é degenerativa.
4.             Similaridade em estrutura pode indicar um único desenhista em vez de mudanças evolucionárias.
5.             Os fósseis desaprovam a teoria de evolução. Répteis se transformando em aves e mamíferos? Não há evidência nos fósseis. Os elos perdidos são contados em milhões.

C.            Qual a idade da terra?
1.             Baseada na população da terra - Agora crescendo em 1.6% por ano. Se o número cresceu de 8 para 6.000.000.000 em 4300 anos, seria um crescimento de 0,5% por ano. Se o homem estivesse aqui por apenas 6.000 anos, um crescimento de 0.5% daria uma população agora de 32.000.000.000.000. Imagine um milhão de anos!
2.             Poeira cósmica cai na terra em 13.000.000 toneladas por ano. Se esta quantia caísse por 5.000.000.000 anos, a camada de poeira seria 60 metros de profundidade. A lua tem uma camada de poeira de 0.35cm. Esta poeira tem concentrações altas de níquel. O nível de níquel na crosta da terra e nos mares inicia uma idade de alguns milhares de anos.
3.             O campo magnético da terra está diminuindo pela metade cada 1400 anos. Baseado nisso a idade da terra tem que ser menos de 10.000 anos ou a força do campo magnético teria estourado a terra.
4.             A rotação da terra está diminuindo. Se a terra tivesse 5.000.000.000 anos a força centrífuga teria jogado tudo para o espaço.
5.             O rio Mississipi deposita 300.000.000 metros cúbicos de terra cada ano no Golfo de México. A espessura deste depósito indica uma idade de 4.000 anos.
O sol está se apagando e diminuindo 0.1% cada 100 anos. Assim o sol seria duas vezes seu tamanho 100.000 anos no passado e o sistema solar seria todo queimado. 20.000.000 anos atrás o sol teria estendido além na posição presente da terra.

APÊNDICES:
O QUE CRISTO ACHOU DAS ESCRITURAS?
São de origem divida Mc 7:8-9,13; 12:36; Mateus 15:3
São eternas Mateus 5:17-18; 24:35; Lucas 16:16-17
São inerentes João 10:34, 35
São certas nas profecias Marcos 14:49; João 13:18; 17:12
São dignas de aceitação Mateus 23:23, 35; Lucas 24:44; João 5:46
É história digna de confiança
a criação do homem                         Mateus 19:4
a morte de Abel                             Mateus 23:35
o tempo de Noé                             Mateus 24:37
o dilúvio                                          Lucas 17:27
os dias de Ló                                    Lucas 17:28
Sodoma                                            Lucas 17:29
Moisés                                           Mateus 22:32
circuncisão                                           João 7:22
A Lei de Moisés                                   João 7:19
os dez mandamentos                      Mateus 19:18
a serpente de bronze                            João 3:14
Davi comeu pão                               Mateus 12:3
Solomão                                Mateus 6:29; 12:42
Elias e a fome                                    Lucas 4:25
Eliseu                                                 Lucas 4:27
Jonas                                            Mateus t 12:41

SE DEUS NOS VISITOU EM JESUS CRISTO, NÓS APRENDEMOS:
1.           Que Ele existe!
2.           Que Ele é um. João 10:35; Isaias 44:6; 1 Coríntios 8:5-6
3.           Que Ele é eterno. João 17:5; Filipenses 2:5
4.           Que Ele é onipotente e onisciente. Gênesis 17:1; Êxodo 6:3; Ezequiel 10:5; Apocalipse 1:8
5.           Que Ele se revela melhor num homem.
6.           Que Ele se importa conosco.
7.           Que Ele é pessoal.
8.           A dignidade pode florescer em qualquer ambiente.
9.           A bondade pode florescer em qualquer ambiente.
10.         Ele é amor e ama para sempre.
11.         O universo não esta sem sentido e propósito.
12.         Injustiça, imoralidade e egoísmo são males que têm conseqüências más.

Se Jesus é Deus que nos visitou, então podemos ouvir a respeito de Deus dos seus próprios lábios, João 1:1, 14; 1 João 1:1ss.

BIBLIOGRAFIA
Assim se formou a Bíblia, Diego Arenhoevel, Edições Paulinas
Cristianismo Puro e Simples, C. S. Lewis, ABU
As Grandes Defesas do Cristianismo, Jefferson Magno Costa, Edições CPAD
A Criação Não É um Mito, Edições Paulinas
Cristo e o Sofrimento Humano, Stanley Jones, Imprensa Metodista
Evolução, A Resposta Bíblica Para Jovens, Kenneth Taylor, Editora Mundo Cristão
Mais Que Um Carpinteiro, Josh McDowell, Editora Betânia
A Bíblia Disse a Verdade, Charles Marston, Editora Itatiaia
O Novo Testamento, Sua Origem e Análise, Merrill Tenney, Soc. Religiosa Edições Vida Nova
Havendo Deus Nos Falado, Roderick Melo, Editora Universitária
Razão, Ciência e Fé, J. D. Thomas, Editora Vida Cristã

DEUS - O MATEMÁTICO E SUA RAZÃO DESCOBERTA POR FIBONACCI
Na natureza podemos ver muitos exemplos da inteligência e desenho de Deus na criação. Aqui é um exemplo:
No ano 1202, um estudioso italiano pelo nome de Fibonaccii, estudando os hábitos de procriação de coelhos, descobriu que cresceram de forma progressiva por uma razão constante. Ele, controlando cuidadosamente o ambiente, alimentação, espaço e saúde dos coelhos, notou que o número dos pares dos coelhos no fim de cada mês foi de 1 par 2 pares, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 e 233 pares. Analisando estes números. Fibonaccii reconheceu que cada número era a soma dos dois números anteriores (1 + 2 = 3, 2 + 3 = 5, 3 + 5 = 8 etc.).
Analisando esta série de número hoje, vemos que se dividir qualquer número pelo número maior próximo, o resultado é sempre 0.618034 (a razão se aproxima este número o maior os números). Este número se chama hoje em dia a “razão dourada” e forma a base de muitas coisas na arquitetura e arte. Se fizer um retângulo com os lados conforme esta razão de 0.618034, o resultado é o que se chama de “retângulo agradável”.  (Veja exemplos de baralho, livros e revistas).
Agora, faça um destes retângulos e divida-o em um quadrado e um retângulo.
Note que o novo retângulo também tem a mesma razão 0.61803
Dividindo este em um quadrado e um retângulo, o resultado é o mesmo.
Continue fazendo assim até o tamanho não mais permitir.
Marque o centro de todos os quadrados e ligue-os com uma linha.
O resultado será uma espiral
Esta espiral se chama “Os quadrados giradores de Hambridges”. Qualquer seção da espiral é exatamente 0.618034 o tamanho do resto da espiral. É exatamente neste ponto que Deus é a razão dEle, descoberta por Fibonaccii. Quase todos os organismos vivos e muitas construções não vivas manifestam esta espiral. Veja alguns exemplos:
1.    Os braços das galáxias no espaço curvam em forma de uma espiral com a razão de Fibonaccii, sem exceção.
2.    As caudas dos cometas curvam na razão de Fibonaccii.
3.    As crateras de meteoritos curvam nesta razão.
4.    O surf do mar curva nesta razão.
5.    Os dentes de elefantes curvam na mesma espiral.
6.    O dente do tigre de dente e sabre curva nesta razão.
7.    O chifre d carneiro curva nesta razão.
8.    Conchas de todos os caracóis curvam nesta razão. Até conchas de fósseis como o turitela sempre tem esta mesma curva.
9.    O bico do papagaio curva nesta razão.
10.As raízes dos dentes humanos curvam nesta razão.
11.O ouvido interior de todos os animais curva nesta razão.
12.Escamas do abacaxi e o fruto do pinheiro curvam nesta razão.
13.As pétalas da margarida são ou 34, 55 ou 89 pétalas por flor.
14.O girassol tem espirais de 34 e 55, 21 e 34 ou 55 e 89 sementes. Um gigante tinha 89 e 144, mantendo a razão de 0.618034.
15.As teclas no piano são 5 pretos e 8 brancos conforme a razão. As cordas mais agradáveis sempre têm a razão de 0.618034.
16.Todos os animais microscópicos têm espirais minúsculas nas suas conchas com a mesma razão.
17.Toda bactéria cresce com esta razão.
18.E mais e mais...
Qual a aplicação? Qual a explicação do ateu em encontrar esta razão de Fibonaccii em todo lugar na natureza? A teoria de evolução diria que apareceu como o resultado de um longo processo de mudanças. Será que os animais que tinham esta razão sobreviveram e os outros não? Mas muitos dos exemplos são cósmicos e não orgânicos e não sujeitos a processos de evolução. Também, até entre os organismos vivos, a razão se encontra em protozoa que é considerada a forma mais antiga de vida no planeta.
A conclusão é lógica e simples. Quem criou este universo (vamos chamá-lo de “Deus”) é um matemático. Os antigos declaram “Os céus mostram a glória de Deus e o firmamento revela a obra das tuas mãos”. Nesta época de computadores e tecnologia, só podemos dizer “amém”.
A CÉLULA VIVA
Toda a inteligência humana com todos os computadores e laboratórios e recursos financeiros não tem uma idéia de como construir uma flor, uma bactéria ou um simples vírus. Porque? A vida física é muito complexa. Considere uma simples célula, a base de todos os organismos vivos.
Se pudesse ser reduzido por um fato de 1.000.000.000, você podia olhar para dentro do núcleo de uma célula e ver uma coisa parecida como uma escada. Seria uma escada torta com os degraus de mais ou menos 300cm de altura. Nas células humanas esta escada tem um tamanho de 1.600.000km.
DEUS EXISTE
Hoje em dia é difícil levar as pessoas a pensar em Deus porque estão satisfeitas sem Deus.
Não tem tempo de pensar em Deus. Pensar em Deus incomoda, interrompe uma agenda já cheia.
Agostinho: “Deus quer nos dar algo, mas não pode porque nossas mãos já estão cheias - não há lugar para Ele colocar mais”.
Pensamos em Deus como pára-quedas. Queremos no caso de emergência, mas ao contrário, não queremos pensar nele.
Nosso tempo é nosso e não queremos dividir com nosso Criador. Mas somos religiosos. Buscamos algo além de nossas próprias limitações. Precisamos de algo espiritual.
Logicamente, ou Deus existe ou Deus não existe. Temos que saber a resposta. Senão viveremos a vida sem sentido, valor, propósito. Se Deus não existe, a vida é uma coisa absurda.
Se Deus não existe, então o homem e o universo estão destinados à extinção. Como presos, aguardamos a morte. Mas alguém responde que todos fazem sua marca na história pela sua vida. Mas que importa? No fim, não importa nada. O tempo e esforço que gastamos em estudar, trabalhar, fazendo amizades, - tudo por nada.
Se não há Deus, a vida termina no túmulo e a sua vida e seus valores não fazem diferenças nenhuma. Não há certo e errado. Não há virtude nem maldade.
Se Deus não existe, o homem deve viver por si mesmo. Servir o outro seria tolice.
Se não há Deus, o universo é apenas um acidente, o homem o produto do acaso cego.
Mas se Deus existe, o homem tem significado, responsabilidade e futuro.
Será que podemos saber?
Os autores da Bíblia respondem:
            Salmo 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus”
            Romanos 1:20 Percebemos os atributos divinos de Deus através da sua criação”.



No comments:

Post a Comment